segunda-feira, 23 de setembro de 2013

EM CASCAIS

CAMANÉ NO COLISEU DE LISBOA











 
Em 2013 celebramos a obra ímpar de um nome maior da música portuguesa. Em Abril deste ano chegou “O Melhor | 1995-2013’ de Camané, trabalho que reúne os grandes clássicos da sua carreira desde o lançamento do primeiro álbum de originais de 1995 “Uma Noite De Fados, até ao mais recente “Do Amor E Dos Dias” de 2010.

Finalmente em Novembro, Camané regressa ao Coliseu de Lisboa em nome próprio para celebrar com o seu público, simplesmente, “O Melhor”. Acompanhado deCarlos do Carmo,nome incontornável da música portuguesa,Aldina Duarte, uma das fadistas mais carismáticas dos nossos tempos,Mário Laginha expoente máximo do piano em Portugal e cúmplice de longa dataouAnna Maria Jopek,um dos grandes nomes da World Music, de onde se distinguem colaborações com Pat Metheny, Brandford Marsalis ou Richard Bona, Camané sobe ao palco do Coliseu dia 14 de Novembro

ALF COM NOVO DISCO












 
Coproduzido pela própria banda, Animais Lambendo Feridas traz-nos os ALF com fundos fluorescentes, escrito a cores cinzentas.
 
Aprofundando as suas influências e  trilhando o seu caminho, apresentam temas que se servem do rock  como o motor deste trabalho, e as feridas abertas e  cicatrizes, como a pintura que os acompanham.
 
Lançado sobre a tutela do colectivo MAR Movimento Alternativo Rock é com orgulho que  mostramos e apoiamos o trabalho de uma das suas bandas fundadoras e de um grande disco de rock,
cantado em português.
 
"...certamente das melhores sequências de canções rock do ano para deixar CDs absolutamente sagrados  na estante por mais um pedaço de tempo."  bandcom
 
"With surprising waves in the songs but keeping the  sense and bringing a whole new  experience to each  listener" fyms

MINTA & THE BROOK TROUT EP DIGITAL



















Foi dia 23 de Setembro que a banda editou Out of Washington State. Pode ouvir-se aqui, na íntegra.

Para eles foi um prazer escolher estas músicas, gravá-las ao vivo em casa do generosíssimo amigo Pedro Magalhães e descobrir a capa que o infalível José Feitor inventou para elas, assim que se transformaram nesta espécie de disco.
 
"Mais que um EP ou mini-álbum, OUT OF WASHINGTON STATE é uma estação de serviço.

Uma pausa para esticar as pernas a meio de um percurso ascendente, álbum após álbum.

Gravado ao vivo por Pedro Magalhães em poucos takes e num só dia (05/07/12), aqui ficará documentado o ofício de quem nunca pára de tocar e reler e melhorar o que já está escrito, seja na estrada ou na sala de estar.

Aqui o ofício, em bruto.

Bastam as vozes, guitarra e ukulele. Francisca Cortesão e Mariana Ricardo atiram-se a canções construídas no estado norte-americano cuja capital (Olympia) baptizou o disco-auge de 2012. São versões para originais de Beck, Kimya Dawson, Mirah, Mount Eerie com Julie Doiron e Frederick Squire ou os esquecidos D+. Há ainda uma nova abordagem a "From The Ground" da própria banda e "And A One", original de Mariana Ricardo.

Chega a 23 de Setembro.

Que nesse dia se lavem os lábios com champanhe e se exclame Baixa-Fidelidade para Sempre.

Minta & The Brook Trout são o corpo contra a máquina."
 
PEDRO RAMOS
 

Mundo Cão - “O Jogo do Mundo” (Cobra)


















Este novo disco dos Mundo Cão começa de forma brilhante. A abrir o tema single “Anos de Bailado e Natação”. Uma bela canção com uma magnifica letra de Valter Hugo Mãe. Aliás, um dos pontos fortes deste disco são as palavras. Para além do Valter Hugo Mãe, este registo tem a escrita de José Luís Peixoto e Adolfo Luxúria Canibal.
Como se disse este disco começa muito bem, e a bom ritmo continua até à quarta faixa. Tem portanto um bom arranque. Pena é que não consiga manter sempre a mesma velocidade. Até ao seu final descobrimos ainda mais algumas canções de relevo, mas algumas outras que ficam uns furos abaixo.
Isto não faz deste “O Jogo do Mundo” um mau disco. A única desvantagem é de o não conseguir fazer voar para outros patamares.
Para se ter uma apreciação mais válida deste registo, isso implica da nossa parte audições continuadas. Não é à primeira que se absorve tudo o que esta rodela contém.
Mas vale a pena este nosso esforço, quanto mais não seja porque por aqui poderemos encontrar alguns temas que vão ficar por muito tempo cravados em nós. E são essas pérolas que nos fazem despertar o ouvido e interesse por esta obra. Mesmo que as restantes, não lhes  acompanhem o furor, apesar de como se disse não serem temas para desprezar de forma fácil.

Nuno Ávila

DESTAQUES DA SEMANA

SANTO NO ALTAR

ANOS DE BAILADO E NATAÇÃO - Mundo Cão
("O Jogo do Mundo" - Cobra)

Para ouvir todos os dias desta semana

DISCO RECORDAÇÃO

QUEM CONCEBEU O MUNDO NÃO LIA ROMANCES - Superego
(1998, Murmúrio)

Para ouvir um tema diferente todos os dias desta

domingo, 22 de setembro de 2013

THE RAMBLE RIDERS COM NOVIDADES


















Após a saída de Pedro Teixeira e algum tempo depois, Hugo Sousa foi o escolhido para dar voz ao projecto.

Os THE RAMBLE RIDERS preparam assim a sua estreia nos palcos, bem como a gravação do seu disco de estreia que contará com uma nova alma e uma energia consistente e contagiante. Entretanto estão a ser gravadas pequenas demos do trabalho em progresso.

Com um estilo baseado no Hard-Rock, outros estilos ficarão marcados pelas várias influências dos elementos deste novo projecto.

Os THE RAMBLE RIDERS são uma banda de Rock e formaram-se em 2012 com alguns ex-membros de US&THEM. No fim do mesmo ano Pedro Teixeira sai do projecto por razões pessoais e em Setembro de 2013 chega Hugo Sousa para ocupar o lugar de vago.
 
Membros
Hugo Sousa - Voz
Ricardo Marques - Guitarra
Nuno Franqueira - Guitarra / Vozes
Vasco Pereira - Baixo / Vozes
João Melo - Bateria
 

EM COIMBRA


ESTA SEMANA NO SANTOS DA CASA













Entrevistas:

23 set 19h30 - ARARUR
24 set 19h30 - BEATSHAKE
25 set 19h30 - ROGÉRIO CHARRAZ E FERNANDO TORDO
27 set 19h30 - JP SIMÕES
28 set 19h00 - LA CHANSON NOIRE

Para ouvir nos 107.9fm da Rádio Universidade de Coimbra ou em http://www.ruc.pt/

NO AUDITÓRIO DE ESPINHO














No dia 19 de Outubro, os bracarenses peixe : avião, nome de destaque da nova música portuguesa, editaram recentemente o seu terceiro álbum, e sucessor de Madrugada, de 2010. O novo trabalho representa, em vários aspectos, uma mudança de direcção em relação aos registos anteriores do quinteto. A crueza da sonoridade e a simplificação do conteúdo musical é transversal aos nove temas que compõem o novo trabalho dos peixe : avião. Talvez por isso a banda nunca tenha soado tão directa e nunca tenha conseguido fundir tão eficazmente as diferentes facetas que assumiram ao longo do seu curto mas preenchido percurso, como agora o fazem. Talvez por isso este seja o álbum que melhor os define. Ainda em Outubro, no dia 25, sobe ao palco do Auditório de Espinho a cantora Elisa Rodrigues, dona de uma voz irrepreensível e reconhecida pelos seus pares. Em 2011, lançou Heart Mouth Dialogues, um primeiro CD aclamado pela crítica e público, onde a jovem cantora aborda temas clássicos do jazz como “Cry me a River” ou “Blame it on my youth”, mas também “Dumb” dos Nirvana ou “Roxane”. De 2011 para cá, Elisa Rodrigues já gravou com os ingleses These New Puritans com quem anda em tournée, desde junho passado. No início da Primavera 2013 foi também convidada para integrar a Songs Tour de Rodrigo Leão. Neste concerto será acompanhada ao piano pelo virtuoso Júlio Resende.

Em Novembro, no dia 1, o AdE recebe pela primeira vez um concerto integrado na programação do Misty Fest: Os Poetas. Rodrigo Leão e Gabriel Gomes voltam a encontrar-se num palco cheio de poesia: Autografia é um espectáculo baseado no novo disco do projecto Os Poetas em que os dois veteranos músicos descobrem as melodias que carregam os poemas de algumas das mais importantes vozes da nossa paisagem poética como Mário Cesarinny, Herberto Helder, Luísa Neto Jorge e Adília Lopes. Gabriel Gomes no acordeão e metalofone, Rodrigo Leão nas teclas e metalofone, um violino, um violoncelo e o actor Miguel Borges nas declamações, num espectáculo que se adivinha intenso e mágico, de cruzamento de paisagens poéticas feitas de palavras e paisagens musicais feitas de sons. A combinação perfeita. 
A fechar o mês, no dia 22 de Novembro, Teresa Salgueiro estreia-se no palco do Auditório de Espinho. Em 2012 a cantora lançou o seu primeiro álbum de originais, O Mistério. O seu percurso de 25 anos de dedicação ininterrupta à música culmina agora na criação de uma oficina de composição, cujas peças nascem do encontro da Teresa com os músicos que escolheu. E, pela primeira vez, dedica-se à composição das músicas e escrita das letras de todos os temas, que tratam de uma reflexão sobre a dimensão humana perante o mistério da vida. Esta música foi pensada especificamente para ser reproduzida ao vivo. Em palco é recriado o leque das diversas emoções presentes nos diferentes temas, partilhando com o público a alegria da construção da música e da energia geradas em cada concerto.

Em Dezembro, no dia 13, o Pulsat Percussion Group, grupo de percussão criado em Março de 2012, apresenta um programa que resulta do desafio aos compositores Daniel Bernardes, Igor Silva, João Pacheco, Jorge Prendas e Paulo Perfeito na criação de obras para quarteto de percussão baseadas em temas de músicas tradicionais e populares portuguesas, numa orgia musical contemporânea. É um concerto ousado, que se destaca pelas inúmeras estreias de compositores portugueses, numa verdadeira ode à música portuguesa. A fechar o trimestre, no dia 20 de Dezembro, a Orquestra Clássica de Espinho, com direcção do maestro Pedro Neves, como vem sendo habitual na programação no final do ano, apresenta um programa que celebra a temática do Natal, com um programa a ser revelado em breve.

Para mais informações poderão consultar o site oficial do Auditório de Espinho: http://www.musica-espinho.com 

O CÃO DA MORTE E ÉME EM SETÚBAL









Dois dos mais recentes aplaudidos cantautores da cena musical nacional vão estar ao vivo e a cores na Casa da Cultura, este sábado, dia 28 de Setembro. O Cão da Morte e Éme são dois músicos folk que despontaram da família Cafetra, grupo de jovens hiperactivos que tem dado que falar com uma música de espírito do it yourself, estética lo-fi e, especialmente, muito talento.
 
Folk suburbana, com a palavra e a poesia como força principal - é assim a música de O Cão da Morte, o cantautor da Cafetra que acaba de lançar o seu disco de estreia. Na crítica ao álbum no suplemento Ipsilon, surgem as comparações a Nick Cave e a Leonard Cohen. Mas outras podiam-se fazer sem serem descabidas. A folk de Éme é mais virada para a Americana, da folk de Cash e Dylan, mas também para a de Bill Callahan ou a de Daniel Johnston.

O concerto, em mais uma sessão de Emergências, decorre como habitualmente na sala José Afonso, da Casa da Cultura de Setúbal. As portas abrem a partir das 21h30 e o bilhete custa apenas 3 euros. Venha despedir-se de Setembro com mais uma noite de boa música. 

sábado, 21 de setembro de 2013

PROGRAMA DE 21/09/13

1 - The Weatherman - Fab
2 - Little Friend - Sunken low
3 - Minta & The Brook Trout - Falcom
4 - :Papercutz - Where beasts die
5 - Devil In Me - Beast
6 - For The Glory - Life is carousel

7 - Ararur - Ela
8 - Cristina Branco - Branca aurora
9 - Márcia - Menina (c /Samuel Úria)
10 - Meu Melro - Os extremos
11 - Paulo Ribeiro - Valsa do outono em novembro
12 - Diabo Na Cruz - Luzia

HOJE EM LEIRIA


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

PROGRAMA DE 20/09/13

1 - Sensi - Não dá para fugir (com Rui Veloso)
2 - Rogério Charraz - E contra a dita a gente grita (com José Mário Branco)
3 - Fernando Tordo - Tourada
4 - Mundo Cão - Anos de bailado e natação
5 - For The Glory - Life is a carousel
6 - Devil in Me - Crossroads
7 - Nicotine's Orchestra - Luna loca
8 - Beautify Junkyards - Fuga Nº 2
9 -   Xungaria no Céu - Na cabeça levo a festa (com Selma Uamusse Van Nespen, o Martim e o Tiago)
10 - Pulha Seltzer - Silica
11 - Capitão Capitão - Memórias curtas
12 - Aquaparque - Espelhado no céu

SENSI - "NÃO DÁ PARA FUGIR"

NOISERV - " I WAS TRYING TO SLEEP WHEN EVERYONE WOKE UP"

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

PROGRAMA 19/09/13

1 – Wraygunn – Track you down
2 – d3ö – Too late
3 – New Kind Of Mambo – Sweet lovin’ deal
4 – Black Turbo – Sick love
5 – For The Glory – Life is a carousel
6 – Devil in Me – Right my wrongs 
7 – Imagina – Cumplice cidade
entrevista Imagima
8 – Imagina - O meu momento
9 - Colibri - Eu fui ter contigo meu amor
10 - Um Corpo Estranho - Auto cuação  

A VIDA DOS BURAKA SOM SISTEMA NA TELA











Após dois anos a ser criado, o documentário que transforma em filme a incrível vida e história dos Buraka Som Sistema está quase a chegar. 'Off The Beaten Track' é o documentário que nos leva a mergulhar na vida da banda mais improvável de Lisboa, explorando a inspiradora carreira do grupo, desde os seus primeiros passos até à chegada aos palcos dos festivais internacionas. No entanto este filme não é só sobre música, já que a banda leva os espectadores a conhecer as cidades e as pessoas que ajudaram a criar o som do grupo que redefiniu a world music. Enquanto a estreia está ainda a umas semanas de distância, fiquem com o trailer oficial que podem ver aqui de seguida, ou visitem o site www.offthebeatentrackmovie.com para mais informações.

MEMÓRIA DE PEIXE NO BRASIL















2013 foi um belo ano para os Memória de Peixe.

Em Maio fez um ano da edição do seu primeiro disco que permitiu que tocassem de norte a sul de Portugal, de Bragança a Beja, do Milhões de Festa ao Optimus Primavera Sound.
 
Mas o ano ainda não acabou, e enquanto preparam o segundo disco que sairá em 2014 os Memória vão cruzar o atlântico pela primeira vez. O destino é o Brasil, mais precisamente o festival Coquetel Molotov que acontece na cidade do Recife, um dos mais importantes festivais da nova musica Brasileira, que mistura o talento local, com alguns dos mais importantes artistas internacionais. 
 
A edição deste ano conta com nomes como Perfume Genius, Team Ghost, ou o cada vez mais incontornável Cicero. Pelo festival já passaram nomes como Beirut, Sebastian Tellier, Dinossaur Jr, HEALTH ou os Zombie Zombie, sendo esta a primeira vez que um artista Português toca no festival.
 
Próximos espectáculos:
20 de Setembro: Festival Nova Musica, Lisboa
12 de Outubro, Celos Rock, Barcelos
19 de Outubro, Coquetel Molotov, Brasil
 

AS 3 MARIAS EDITAM NOVO DISCO














O segundo disco das 3 Marias será editado a 30 de Setembro e teve produção de Quico Serrano (Salada de Frutas, Pedro Abrunhosa, Três Tristes Tigres, Plaza).

Bipolar é composto por temas originais da sua autoria e uma interpretação de Libertango de Astor Piazzolla que mereceu elogios por parte de ambas as editoras Curci Edizione / A. Pagani, detentoras dos direitos de autor.
 
O álbum conta ainda com a participação de Alberto Almeida (Cabaret Fortuna) no tema Maryjoana, single de apresentação, que dá o sentido Bipolar ao disco.

O grupo surgiu no Porto em 2008 e baseia-se no tango fusão tocado e cantado maioritariamente em português. Denominado pela crítica como“o novo tango da invicta”, as 3 Marias já se apresentaram ao vivo de norte a sul do país, assim como no estrangeiro, participando em diversos festivais de world music.
 
As 3 Marias são: Cristina Bacelar na voz e na guitarra, Fátima Santos no acordeão e Ianina Khmelik no violino.

 
O concerto de apresentação de Bipolar está marcado para 3 de Outubro na Casa da Música.