quarta-feira, 24 de maio de 2006

NOVAS DE JOANA AMENDOEIRA




“DA ESCANDINAVIA Á FESTA DO FADO”


Com o seu grande sucesso no “Mercat de Musica Viva de Vic” na Catalunha em 2004, Joana Amendoeira foi convidada para participar em alguns dos mais importantes eventos musicais da cena da World Music.

Esta participação, levou-a à Feira Stricly Mundial em Fevereiro de 2005 (Montreal) o que deu origem a uma série de acontecimentos à posteriori, pelo mundo fora. destaca-se a Tour de Novembro passado em Inglaterra que fechou com um espectáculo no “The Spitz” integrado no âmbito do festival “Atlantic Waves”; ou o convite da organização Sueca “Rikskonserter” para uma tour pela Suécia, entre os meses de Abril e Maio deste ano.

Foram catorze espectáculos entre STOCKHOLM e VÄSTERÅS considerados um dos maiores sucessos realizados neste país por uma artista portuguesa. Joana Amendoeira recebeu os melhores elogios da crítica Sueca, confirmados pelas salas esgotadas e pelo convite para mais uma tour já em Novembro deste ano.

Durante esta tour, surgiu a notícia da Hungria, que uma das concorrentes favoritas do concurso equivalente à nossa “Operação Triunfo” interpretou “em português” um dos temas do seu último trabalho discográfico “Ao Vivo EmLisboa”. Com fama crescente neste país Joana Amendoeira que já actuou várias vezes em anos anteriores, regressa em Junho próximo para mais actuações a convite do ICEP.

Entretanto, a artista parte para o Luxemburgo para um concerto ao lado de Argentina Santos e Ana Maria, no dia 27 de Maio e logo de seguida regressa a Inglaterra para actuar num dos festivais mais importantes da Cidade de Manchester “Eurocultured” onde participará também a banda portuguesa “Blasted Mechanism.”Quase sem respirar passa por Espanha e viaja para Budapeste onde actuará na sala Millenaris Park.

Por fim regressa ao seu país para fazer a apresentação do seu espectáculo num dos festivais mais importantes do panorama musical da Canção de Lisboa “Festa do Fado” na Praça de Armas do Castelo de São Jorge em Lisboa, pelas 22.00 horas do dia 17 de Junho, onde convida uma das compositoras e interpretes mais emblemáticas da musica portuguesa “Mafalda Veiga”.

Este espectáculo fecha um ciclo bastante importante para a carreira da artista, desde a sua apresentação no São Luíz Teatro Municipal onde gravou o seu último disco “Ao Vivo em Lisboa”. Ao mesmo tempo será um ponto de partida para uma nova etapa que será a gravação do seu novo disco a ser lançado no próximo Outono e ao que se seguirão novas viagens pelo resto do mundo em prol (como a artista sempre faz questão de mencionar) da divulgação da língua e cultura portuguesa.

Sem comentários: