terça-feira, 20 de maio de 2008

VIRGEM SUTA





A banda Virgem Suta surgiu em 2001, inicialmente como um projecto destinado a participar no Festival de Música Acústica – Desligaia – realizado no Hard Club, em Vila Nova de Gaia. Nesse Festival, Jorge Benvinda, na voz e guitarra e Nuno Figueiredo, na guitarra, arrecadaram o segundo lugar, bem como o prémio revelação, tendo dado continuidade ao projecto, convertendo-o em banda. Esta fase, que nunca deixou de ser produtiva em termos da criação de originais, coincidiu uma série de problemas, com entrada e saída de elementos, e consequente redefinição de objectivos, tendo culminado com o retorno às origens; Nuno e Jorge mais um computador começaram a pré-produzir a Virgem Suta, o que culminou num largo conjunto de canções, das quais foram escolhidas três para constituírem o cartão de visita da banda.

A presente edição de autor destina-se essencialmente à apresentação e promoção da banda, sendo também um adiantamento do álbum de estreia, com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2009. Pretende-se também que o EP seja um veículo para actuações fora da região do Alentejo, onde esperam obter acolhimento semelhante ao dos últimos espectáculos (sempre casa cheia!).

Com um estilo assente na pop/rock, sem se desligar das raízes da música portuguesa, a banda lançou a 15 de Maio o EP – Big Bang – composto por três temas gravados por Luís Beco no Estúdio Portal do Som, em Cuba.

À voz singular de Jorge Benvinda juntam-se as guitarras e metalofone de Nuno Figueiredo, o baixo de Hélder Morais, as teclas e acordeão de César Silveira, as guitarras de Alexandre Catarino e a bateria de Luís Pires, culminando numa sonoridade que embora transporte o ouvinte para algumas referências lusas, tem vincada uma matriz muito própria, tornando-a única.

Com design de Marco Taylor, o EP está à venda na Galeria do Desassossego (Beja), na Livraria Páginas à Margem (Beja), e no Myspace da banda (www.myspace.com/virgemsuta), onde, para além de informação sobre os Virgem Suta, estão disponíveis os temas para escuta.

Sem comentários: