terça-feira, 21 de dezembro de 2010

DRILL PARA SACAR



E pronto, acabou-se. A viagem chega ao fim. O Free Ride acabou. Já lá estão 12 temas, como prometido.
O objectivo era partilhar um ano de criatividade dos Drill convosco, pensar e gravar um tema por mês (a banda pensou mais que 12), e oferecê-lo gratuitamente. Procuraram pôr-se à prova, espicaçar a inspiração, obrigando-se a criar; nem sempre foi fácil e alguns temas surgiram no limite do tempo mas a banda está muito contentes com as músicas que fizeram e ganhando assim um alinhamento de temas para os concertos muito forte.
Por outro lado os Drill procuraram perceber e adaptar-se à nova concepção de difusão e partilha da música. Receberam algumas criticas pelo método que foi usado, o download livre, mas por outro lado os estudos continuam a indicar que a venda de discos continua a baixar para valores que pouco justificam a sua produção. Repararam também que a própria industria se contradiz, revelando o desnorte que vivemos: quase todos os sites, blogues e rádios internacionais pedem links para mp3, chegam mesmo a dizer que os Cd's não serão considerados, evitando os custos e tempo dos correios e evitando a acumulação de plástico, mas quase toda a imprensa nacional reclama um CD, neste caso, não considerando a banda se o disco não estiver lá. O mesmo se passa com as editoras e agencias, eventualmente porque precisam do Cd de promoção para enviar para a imprensa (?!) Mas a finalidade do CD parece terminar aí.
A nova geração (e grande parte das outras) não compra música, ouve principalmente música em streaming e raramente ouve um tema até ao fim. A banda quis que o Free Ride ficasse no meio caminho entre esta loucura sem tempo da internet: daí um tema por mês, para que o ouvinte tenha tempo para cada tema, e para que todos os 12 temas não se esgotem num mês; e o Cd: este formato é grátis de circulação livre mas compilado é um álbum!

Para que se esclareça, a banda adora gravar e produzir discos (possivelmente voltaram a fazê-lo), têm centenas de discos em casa, encomendam discos com meses de antecedência. O Free Ride foi uma tentativa de perceber novos métodos e chegar às pessoas.

A ultima é Bird in Cage.
http://drill.bandcamp.com/track/bird-in-a-cage
O download é livre até 31 de Janeiro de 2011 e neste momento só há 300 downloads possíveis, seja de que tema for.

www.myspace.com/drillsound
www.youtube.com/thrilldrill
www.twitter.com/drillsound
www.ilike.com/artist/Drill

Sem comentários: