quinta-feira, 15 de março de 2012

25 ANOS DE PESTE & SIDA















A banda de rock português Peste & Sida comemora este ano os seus 25 anos. Para assinalar o aniversário, vai ser lançada uma biografia do grupo musical e serão realizados dois concertos, em Lisboa e no Porto para apresentação da mesma.

Passou um quarto de século desde o dia em que foi editado o álbum "Veneno", o primeiro dos Peste & Sida. É este período que vai ser retratado em "Peste & Sida - 25 anos de Veneno", uma biografia da autoria de Augusto Figueira e Renato Conteiro, explicou a promotora da banda à Agência Lusa.

A biografia, a editar pela Ulmeiro Editora, reúne dezenas de fotografias e testemunhos de elementos da banda, de outros músicos como João Cabeleira, guitarrista dos Xutos & Pontapés, e figuras da música portuguesa, como o antigo editor Tozé Brito.

O grupo, que é hoje composto por João San Payo (baixo e voz) - o único membro que se mantém desde o início -, João Alves (guitarra) e Sandro Dosha (bateria), tem também programados dois concertos para marcar a data: um a 13 de Abril na República da Música, em Lisboa, e o outro a 21 de Abril no Hard Club, no Porto.

Identidade da banda marcada pela "cultura portuguesa"

O diretor da revista Blitz, Miguel Cadete, assina o prefácio do livro e sublinha que "desde a primeira hora, a identidade dos Peste & Sida esteve sempre marcada por elementos da cultura portuguesa que lhe conferiam a devida originalidade e evitavam transformar o grupo de João San Payo e Luís Varatojo num mero sucedâneo importado das ruas de Londres dos finais dos anos setenta".

Nos últimos 25 anos - com um hiato de quase dez anos pelo meio - passaram pelos Peste & Sida vários músicos, entre eles Nuno Rafael, Sérgio Nascimento e Orlando Cohen, que participam na biografia agora a editar. Juntos tocaram temas icónicos, como "Sol Da Caparica", "Paulinha" ou "Bule Bule".

In: Agência Lusa

http://www.pestenanet.com/
www.myspace.com/pestesida

Sem comentários: