sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

UHF EM ESTÚDIO














Diário de bordo:

" Estúdio 2013 – dia 1
Segunda-feira, 28 de Janeiro

Recta final nas gravações de “A Minha Geração”. Visitámos um novo estúdio em Almada – o Ponto Zurca – para o registo de oito bases de bateria e baixo, seis originais e dois novos arranjos de canções já anteriormente gravadas no Alentejo. Temos agora um total de quinze canções para finalizar – oito ficaram pelo caminho. “A Minha Geração” é o 15.º disco de longa duração dos UHF.

Hoje regressamos ao estúdio JM, também em Almada, reserva imperial do João Martins. Em jeito de diário de bordo iremos mantê-los a par dos trabalhos. Estúdio 2013

Estúdio 2013 – Dia 2
Terça-feira, 29 de Janeiro

Estamos a gravar a cerca de cento e cinquenta metros do ninho de onde saímos atrevidos e decididos em 1979, a sala por cima da cervejaria Canecão, em Cacilhas, fronteira aos defuntos estaleiros da Lisnave, Outro ciclo que se completa.

Agora aqui não há ferrugem, só tecnologia de ponta; ali, na beira-rio que toca o mar da Palha, apenas o silêncio dos volumes abandonados, ornados por tufos de ervas bravias que vigiam alguns cacilheiros em repouso. É um porto, mas foi-se a paisagem portuária na deserção do tempo.

Gravamos, enchemos de pormenores novos as novas canções, mudamos de rumo sonoro e isso é uma alegria renascida depois da sala dos ensaios.

Estúdio 2013 – dia 3
Quarta-feira, 30 de Janeiro

É sempre assim quando experimentamos originais ao vivo, como aconteceu com as canções “A Minha Geração” e “A Saudade É Uma Ressaca” ao longo dos concertos acústicos no segundo semestre de 2012: foram gravadas novas versões e os primeiros takes passaram para a prateleira do ProTools depois das emoções ao vivo 

A produção de um disco novo começa na sala de ensaios, quando se desenham os arranjos e se define o rumo da sonoridade de cada canção e do conjunto final. Agora, no momento final da obra, começamos a tarefa de lhes tirar alguns casacos de malha e outros adornos: ficam mais leves e apetitosas, apesar do nevoeiro que sobe do Tejo a poucos metros do estúdio JM.

Estúdio 2013 – dia 4
Quinta-feira, 31 de Janeiro

Depois do nevoeiro húmido até aos ossos da manhã, uma esplanada ensolarada em Cacilhas para o almoço a três – o João com os dois Antónios. Duas sessões dedicadas às guitarras acústicas e eléctricas e o disco a crescer canção a canção. Anda tudo calado, já ninguém arrisca o prognóstico do que virá a ser o primeiro single: É um dos nossos passatempos desde a sala dos ensaios: esta é que é, diz um, para logo ser desmentido por um prognóstico diferente: nem pensar, ‘a canção’ é a outra.

Deixamos o título de uma terceira canção que integra o alinhamento definitivo: “Já Não Sei Fugir”. E vão três.

Textos publicados diariamente no espaço UHFans do Facebook"

Sem comentários: