Criado a partir do desafio lançado pelo Theatro Circo aos músicos bracarenses Joana Gama e Luís Fernandes, “Quest” é o projecto de encontro entre piano e música electrónica que estreia no palco da sala principal a 31 de Janeiro, 21h30.
O cruzamento entre os universos do piano e da música electrónica tem sido explorado por alguns dos mais relevantes criadores, desde as experiências de David Tudor e John Cage ao trabalho recente de Alva Noto/Ryuichi Sakamoto ou William Basinski.
Joana Gama e Luís Fernandes, cujo percurso na área da música erudita e da música electrónica, respectivamente, tem sido pautado por sucesso, decidiram juntar-se para um projecto onde piano é o elemento central para manipulações e subversões electrónicas que fazem de “Quest” um objecto sonoro algures entre a exploração e o encanto.
Partindo sempre do piano, Joana Gama tem estado envolvida em projectos que associam a música a áreas tão diversas como a dança, fotografia, teatro e cinema colaborando com a coreógrafa Tânia Carvalho, o fotógrafo Eduardo Brito, a companhia Esticalimógama ou o realizador João Botelho.
Com “Quest”, a pianista que ao longo da sua formação passou pelo Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, pela Royal Academy of Music de Londres e pela Escola Superior de Lisboa, explora as potencialidades do piano enquanto instrumento acústico«que será tocado de formas mais ou menos convencionais, tendo em mente a experimentação de John Cage, a expressividade de Sakamoto e a melancolia de Satie».
Por sua vez, a componente electrónica assumida por Luís Fernandes, músico e artista sonoro cuja acção se desenvolve em áreas como a composição, performance e curadoria musical, tem como figura central o piano, enquanto objecto de manipulação, numa abordagem a oscilar entre a dureza e a transcendência, o ruído e a contemplação.
Curador musical do Festival Semibreve e elemento fundador da banda peixe:avião, Luís Fernandes é ainda mentor do projecto The Astroboy e membro do duo Palmer Eldritch e colabora regularmente com nomes como La La La Ressonance, Old Jerusalém e Blac Koyote.
Ingressos, a 7 euros, disponíveis em www.theatrocirco.bilheteiraonline.pt, na bilheteira do Theatro Circo, lojas Fnac e estações CTT aderentes.
www.theatrocirco.come no “call center” 253 203 800.
Sem comentários:
Enviar um comentário