sexta-feira, 20 de março de 2015

M-PEX DE REGRESSO AOS DISCOS









M-PeX é um músico, compositor e produtor que combina a guitarra portuguesa com estéticas sonoras tão díspares como o fado, o dub, o dubstep, o trip-hop ou o drum'n'bass. As suas criações ensaiam modernizar e globalizar este instrumento tradicional da cultura portuguesa, culminando numa arrojada e inovadora confluência musical.

Actua a solo, fazendo-se acompanhar da sua guitarra e do seu computador, realizando igualmente performances em trio, convidando para dividir o palco com  o contrabaixista André Coelho e o DJX-Acto.

M-PeX está de regresso aos discos com Odýsseia

Passado um ano da edição do EP Kardinal (2013), M-PeX está de regresso aos discos com Odýsseia, o seu sexto registo de originais, EP duplo que apresenta a sonoridade da guitarra portuguesa e do contrabaixo, em formato acústico no Prologus (CD 1), a que se juntam as batidas rápidas da música electrónica no Epilogus(CD 2).

M-PeX parte uma vez mais do traço distintivo da sua identidade musical, o som da sua guitarra portuguesa, para trazer até ao público um conjunto de músicas para onde convergem influências diversificadas, com declarada ênfase nas batidas quebradas que se mesclam com rasgos de música épica no Epilogus.

Embora trace a sua sonoridade em nome próprio, à semelhança do seu anterior trabalho, M-PeX surge em Odýsseia acompanhado pelos convidados André Coelho, que com o seu contrabaixo electro-acústico humaniza a secção dos grave e adorna a sonoridade com solos audazes e DJ X-Acto que incorpora laivos da sua ousadia em forma de sintetizadores arrojados e de scratches improváveis.

Inspirado em duas Odisseias, a de Homero e a de Kubrik, este duplo EP foi lançado em 20 de Dezembro em formato digital sob a chancela da Enough Records. Encontra-se disponível para audição e download em http://enoughrecords.scene.org/release/enrmp364, tendo a sua edição física agendada para o final do mêsde Março.

No próximo dia 28, M-PeX partilhará o palco do Faktory Club com o contrabaixista André Coelho e com o DJ X-Acto para interpretarem alguns dos temas deste novo trabalho. A primeira parte contará com a actuação dos Nabucodonosor, terminando a noite ao som das batidas do colectivo Scratchers Anónimos, do DJ e produtor musical inglês de drum'n'bass Etherwooded e outros DJ’snacionais.

21.03.15 | 15:00 | M-PeX ft. André Coelho (d-bass) & DJ X-Acto
@ Escola proDJ| Lisboa

28.03.15 | 23:30 | M-PeX ft. André Coelho (d-bass) & DJ X-Acto
@ Faktory Club| Lx Factory | Lisboa
Nabucodonosor
M-PeX ft. André Coelho (d-bass) & DJ X-Acto
Colectivo Scratchers Anónimos
DJ Etherwood
+Info

Sem comentários: