segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

PROGRAMA DE 29/02/16

















1 - Senza - Praia da independência
entrevista Senza
2 - Senza - Poeteira (ao vivo no estúdio)
3 - Tiago Sousa - Bibliografia
4 - António Pinho Vargas - Vilas morenas
5 - Anaquim - Sou imune ao teu charme
6 - Marta Dias - O vendedor
7 - Diabo na Cruz - Saias
8 - Peste & Sida - Cantiga da rua
9 - Xutos & Pontapés - Remar, remar (ao vivo no Rock Rendez Vous)
10 - Carlão - Na batalha

BIRUTA CONVIDA

ANAQUIM COM DISCO A ROMPER

Com mais de 185.000 visualizações no Facebook, 1600 partilhas e 2000 gostos, o videocplip de "Sou Imune Ao Teu Charme", representa o tão ansiado primeiro encontro dos novos temas dos Anaquim com os seus fãs, que responderam à banda com grande entusiasmo.

"UM DIA DESTES", o novo álbum dos Anaquim, conta com algumas participações especiais de entre as quais se destacam os duetos com Jorge Palma e Luísa Sobral.

Com data de edição prevista para o dia 4 de Março, "UM DIA DESTES", que é um disco Antena 1, está disponível em pré-venda exclusiva FNAC e vem acompanhado com uma oferta especial durante o período de pré-venda, o anterior trabalho da banda: o álbum "Desnecessariamente Complicado".

"UM DIA DESTES", que já está também disponível no iTunes é um disco com 12 temas originais:

1. Sou Imune Ao Teu Charme
2. Apontar É Feio (ft. Jorge Palma)
3. É Improvável
4. Rádio Na Varanda
5. Há Sempre Qualquer Coisa (ft. Luísa Sobral)
6. De Vez Em Quando
7. Cabeça De Vento
8. Caros Amigos
9. Afinal Feliz
10. A Estrada
11. Anda Por Aí Um Bicho
12. Tenho O Amor Guardado Numa Caixa

Resultado de um longo e meticuloso trabalho levado a cabo por José Rebola (voz e guitarras), Pedro Ferreira (teclados), Luís Duarte (guitarra), Filipe Ferreira (baixo) e João Santiago (bateria), "UM DIA DESTES", produzido por Toni Lourenço e José Rebola e cuja mistura e masterização é assinada por Mário Barreiros, conta ainda com algumas surpresas no que respeita a convidados, para além de Jorge Palma e Luísa Sobral, fazem parte do elenco de convidados, Quiné Teles, Daniel Tapadinhas e Gabriel Gomes.

Seis anos volvidos depois do sucesso de "As Vidas dos Outros" e após dois álbuns editados, os Anaquim estão de regresso com um disco maduro, que vem consolidar ainda mais a posição da banda no panorama musical português. Dar novos caminhos à sua sonoridade característica, continuando a explorar a diversidade da palavra escrita em português em tom irónico e certeiro, é o compromisso da banda liderada por José Rebola em "UM DIA DESTES".
 

MUNDO SECRETO COM NOVIDADES




















https://www.facebook.com/mundosecreto

Os Mundo Secreto estreiam a 6 de Março nas redes sociais o vídeoclip do seu mais recente single “Cocktail Molotov” retirado do seu último disco “Néons & Lasers” editado em 2015. “Cocktail Molotov” foi o tema escolhido pelos Mundo Secreto para encerrar a última etapa do seu último disco e que celebra, com todos os seus fãs, os melhores momentos vividos ao vivo.

A música e letra são uma retrospectiva da sua carreira, e o vídeo uma compilação de alguns dos seus concertos que presta tributo a todos os que marcaram presença nos seus espetáculosneste último ano. Esta é uma mistura que dizem explosiva e que espelha o que são os Mundo Secreto, só assim faria sentido despedirem-se de um álbum que tanto os marcou.

O tema “Cocktail Molotov” é o quarto e último single do terceiro álbum de originais da banda, sucessor de “Mundo Secreto” e “Soa o alarme”, marcado pela sua alma renovada onde os beats estão de mãos dadas com instrumentos analógicos, o rap se mistura com melodias, gerando diferentes energias e flows singulares em cada canção.

Os Mundo Secreto contam ainda em breve anunciar aquela que será a sua mais recente Tour 2016. Neste momento, a banda encontra-se em estúdio a preparar o seu próximo disco e ao longo deste ano desvendará ainda algumas novidades.
 
Sobre os Mundo Secreto
 
Os Mundo Secreto formaram-se em Leça da Palmeira em 1999 e são, em Portugal, um dos poucos grupos de hip hop com instrumentistas e onde é mais evidente a mistura de outras influências musicais como o funk e até mesmo o rock. A pertinência social de algumas das suas

letras, abordando aspectos do quotidiano, contrasta com o estilo ligeiro e descomprometido de outras canções da banda, nas quais se enaltece o valor da amizade e o divertimento entre amigos.

Com mais de 400 concertos realizados, o sucesso radiofónico e a consequente exposição mediática potenciaram a oportunidade de actuarem com dois dos mais importantes artistas pop internacionais: as Pussycat Dolls (Pavilhão Atlântico) e Rihanna (Coliseu de Lisboa). Formados por Miguel Moreira, Diogo Moreira e Durval Nunes nas vozes, Duarte “Sistema” Dias nos teclados, Nuno Melo na guitarra e João Rebelo na bateria, os Mundo Secreto consolidaram a sua presença na música portuguesa, desde o primeiro disco, com temas que se transformaram em verdadeiros êxitos.

FARRA FANFARRA APRESENTAM CLIP

Sopros, percussão e um mestre-de-cerimónias numa loucura sem Fronteiras.Música, humor e circo numa mistura explosiva para momentos cheios de ritmo e diversão.

Tudo isto é FARRA FANFARRA!

Em 2016 celebra 10 anos de atividade.

Sábado, 2 Abril, a Farra Fanfarra faz a festa no Santiago Alquimista, em Lisboa, e apresenta o novo disco“Jump Around”.

Originário de Lisboa, este grupo é composto por músicos dos quatro cantos do Mundo. É um colectivo sempre em crescimento ao qual pertencem já cerca de 50 músicos e animadores, de mais de 10 nacionalidades diferentes, empenhados em espalhar a euforia da música acústica em todos os contextos e inimagináveis situações.

A formação da banda varia entre: bombos, caixas, timbales, pratos, tubas, trombones, vidros e tochas, saxofones altos, tenores, barítonos, sopranos, trompetes, clarinetes e megafones. Farra Fanfarra é especialista na euforia colectiva e na transmissão de ritmos contagiantes e energias positivas. A música convida à dança com ritmos de ska, música balcânica, swing e música revolucionária italiana.

Capazes de levar a força e alegria da música a todos os contextos e situações, os Farra Fanfarra celebram em 2016 dez anos de rua, pequenos e grandes palcos, carrinhas, festivais, rodas gigantes, descapotáveis, desfiles e comemorações. A força do ritmo partilha o palco com variados números de circo, tornando cada actuação dos Farra Fanfarra num acontecimento único e imprevisível. Bombos, caixas, timbales, pratos, tubas e trombones, congas e tochas, trompetes, clarinetes, megafones e escovas de dentes, saxofones altos e tenores, capacetes, e barítonos, constituem a parafernália instrumental da banda. Funk, Jazz, Disco, Punk, Latin e ritmos Balcânicos são as armas a usar a bem da festa. Tudo é possível, menos alguém ficar parado ou indiferente!

Links
https://www.facebook.com/Farra-Fanfarra-348188255369
https://www.youtube.com/watch?v=5MUaBMMspQY  
https://bacalhoeiro.bandcamp.com/track/09-farra-fanfarra
https://www.youtube.com/watch?v=1VxYIt6gPd0
 

O MERGULHO DE FILHO DA MÃE














O novo disco de Rui Carvalho tem edição prevista para o dia 7 de Março.

É com "Mergulho" que Filho da Mãe, esse nome que já dispensa apresentações, volta aos nossos ouvidos depois de "Cabeça" (2013), onde se consagrou como um dos guitarristas mais exímios que já escutámos. À primeira audição, "Mergulho" é um autêntico campo de batalha entre várias forças igualmente possantes que colidem e dão corpo a uma tempestade algo bucólica e imprevisível. Tudo isto deve-se não só ao homem por detrás da guitarra, mas também ao sítio onde o disco se alinhou: no Mosteiro de Rendufe, em Amares.

A sua pré-estreia, antes de chegar às várias plataformas de stream a 7 de Março e às lojas numa edição conjunta Lovers & Lollypops e Cultura FNAC a 14, dá-se pelas mãos da Antena 3, a partir de hoje (29). Depois, "Mergulho" invade os palcos do Porto e de Lisboa, apropriando-se de outros não tão naturais como o Mosteiro de Rendufe, para um autêntico regresso às origens. As actuações contam com a presença de convidados especiais como Cláudia Guerreiro (Linda Martini, Asneira), João Nogueira (Cruzes Credo, Riding Pânico) e João Brandão (produtor do disco).

11/03 Claustros da Igreja de São Domingos, Viana do Castelo
18/03 Teatro Maria Matos, Lisboa (c/ Cláudia Guerreiro, João Nogueira e João Brandão)
19/03 TREMOR, Ponta Delgada, Açores
21/04 Helena Sá e Costa, Porto (c/ Cláudia Guerreiro, João Nogueira e João Brandão)
22/04 Mosteiro de Rendufe, Amares

Convém acrescentar, ainda, que, na mais pura das coincidências, a residência artística de Filho da Mãe se deparou com a do realizador de "Alto do Minho", Miguel Filgueiras. Dessa causalidade sairá, em breve, um retrato visual da concepção de "Mergulho".

O PRIMEIRO CLIP DOS RETIMBRAR



Retimbrar, soa mesmo muito bem. De nome e de conteúdo. Porque é um projecto brioso e eficaz, terrivelmente eficaz. Ambicioso também. E esta é uma palavra que em Portugal se presta a um vasto feixe de equívocos. Porque é por vezes mal vista, a ambição. Confunde-se com arrivismo, ânsia e ganância de reconhecimento, falta de critério e de real talento.

Aqui, é tudo ao contrário. A verdadeira ambição é a do rigor e da excelência.

Devemos sempre aspirar a isso, sabendo sempre que ficaremos aquém do que nos propusermos. Daí o continuarmos e aperfeiçoarmos toda a matéria. A excelência não é coisa fácil nem talvez possível. Mas vai-se sempre à procura dela, muito trabalho, trabalhando.

Retimbrar é a conversão do ritmo na matéria. Os ritmos marcam tudo, desde as batidas do coração ao sopro dos pulmões (e como ambos mudam, com as ânsias e os repousos!).

E é também encontrar o timbre certo para a energia e emoção das melodias populares. Fonte perene e transformada, quando se olha a sério para ela.

Com origens certamente diversas, eruditos ou não dos seus instrumentos, o feixe de músicos que se juntaram neste projecto remete para o centro da nossa terra e para a largura do mundo. E fá-lo com o prazer à solta, o prazer que se agarra e se solta e manda em tudo.

Prazer de bater e fazer ecoar um instrumento, à espera de saber quem o vai ouvir e quem vai estremecer.
 
Sérgio Godinho

Eis que nos chega o vídeoclip do tema bandeira do Voa Pé, o álbum de estreia dos Retimbrar. Realizado pela dupla Dawn Pictures, o vídeo mostra-nos a banda no seu natural espaço de trabalho, onde foram criadas e desenvolvidas todas as músicas do disco. Por todo o cenário são visíveis os instrumentos e objectos que os Retimbrar utilizam para criar, muitos deles construídos por alguns dos seus elementos. Assim são os Retimbrar.

LISBOA DANCE FESTIVAL








 
Será já nos próximos dias 4 e 5 de Março que o Lisboa Dance Festival tomará conta de 4 salas dentro da Lx Factory e ainda, em regime “after hours”, do Clube Ministerium, no Terreiro do Paço. Presentes estarão mais de 60 artistas nacionais e internacionais, com 16 editoras portuguesas de vários quadrantes da música electrónica a apresentarem showcases especiais que sublinham o momento particularmente vibrante que se vive. Ao todo, o Lisboa Dance Festival oferece mais de 36 horas de música divididos por dois dias que prometem ficar na memória de todos.
 
Com nomes de primeira linha do universo da Electrónica como Sven Vath, Motor City Drum Ensemble, Move D, Vakula, Âme, DJ Ride ou Magazino, o Lisboa Dance Festival posiciona-se para ser um evento de referência no mapa musical nacional e internacional. Na génese deste projeto está também um desejo de ajudar a promover a fértil cena electrónica nacional, facto conseguido não apenas com a programação de showcases de 16 dos mais ativos selos portugueses, mas também com um assinalável número de acreditações concedidas a jornalistas internacionais que se
deslocarão a Lisboa propositadamente para a cobertura deste evento.
 
O Lisboa Dance Festival assenta em três pilares fundamentais: uma forte programação musical, mas também a zona Market – onde estarão representadas várias marcas de referência no universo da electrónica: escolas, marcas e lojas de equipamento, lojas de discos – e a programação Talks – que oferecerá a alguns dos principais protagonistas deste movimento a oportunidade de apresentar e discutir ideias estruturantes.
 
No dia 4 as portas abrirão às 16:30 com o espaço Market, e os primeiros DJ sets arrancarão às 17:30 nas salas XL e Zoot. No dia 5, a abertura de portas acontecerá mais cedo, a partir das 14 horas, com a programação Talks a arrancar no espaço Act For All a partir das 15 horas. Em ambos os dias uma programação extra estenderá a acção musical até às 9 da manhã no Clube Ministerium, do Terreiro do Paço.
Bilhetes:
Passe 2 dias até 3 de março – 40 €
Passe 2 dias dias 4 & 5 de março – 50€
Bilheteira: http://www.lisboadancefestival.com/bilhetes.HTML
 
HORÁRIO BILHETEIRA NO LOCAL
Dia 4
Bilheteiras: 16h30 - 02h00
Dia 5
Bilheteiras – 14h00 – 02h00
COMO CHEGAR
http://www.lisboadancefestival.com/como-chegar.HTML

PROMOÇÃO CP
A 4 e 5 de Março todos os caminhos vão dar ao Lisboa Dance Festival. Em parceria com a Cool_train CP mediante a apresentação do passe do festival as viagens nas 4 linhas CP Zona de Lisboa podem ser feitas por 2€ ida e volta.

DESTAQUES DA SEMANA

SANTO NO ALTAR

BIBLIOGRAFIA  - Tiago Sousa
("Um piano nas barricadas")

Para ouvir todos os dias desta semana

DISCO RECORDAÇÃO

A LUZ E A ESCURIDÃO - António Pinho Vargas
(1996, EMI - Valentim de Carvalho)

Para ouvir um tema diferente todos os dias desta semana

domingo, 28 de fevereiro de 2016

13 FADOS 09/2016 (28FEV)

Dois temas novos e um novo número um

Sairam:
PERFECTLY FINE - Vaarwell
CHULA DA ALVORADA - Marafona

Aproximam-se
SAL MÃO - Pista com Benjamim
ELLIPSE - Sequin
EROSÃO - Rita Braga


13 (--) 01 THIS IS HEAVEN - White Haus
12 (11) 06 DIA DE FOLGA - Ana Moura
11 (07) 13 PELA BOCA - PAUS 
10 (10) 05 I CAN'T HANDLE THE SUMMER - Minta & The Brook Trout
09 (09) 12 LAGOSTAS - Salto
08 (--) 01 EVA - Grutera 
07 (08) 02 ESTRELA E ACABADA - Filho da Mãe e Ricardo Martins 
06 (06) 02 CORZINHA DE VERÃO - Deolinda
05 (05) 04 NEW MESSIAH - Golden Slumbers
04 (02) 08 DILI - Sean Riley & The Slowriders
03 (01) 03 PARTNERS IN CRIME - Birds Are Indie
02 (04) 18 HEAT - Glockenwise
01 (03) 03 MIRAGEM - Peixe : Avião
Birds Are Indie caem para terceiros e os Peixe : Avião sobem à liderança


Entre todos os votantes temos dois premiados
FRANCISCO MARQUES
MARIA RIBEIRO
que serão contactados para o email de onde enviaram as votações

Votem, enviando 5 temas de bandas/artistas diferentes
para
santosdacasa(a)ruc.pt
e podem ganhar prémios

Nova tabela (10/2016) a 05MAR

ESTA SEMANA NO SANTOS DA CASA




















Entrevistas e  não só:

16.02.29 19h00 - SENZA
16.03.01 19h00 - MADAME LUCI (ao vivo)
16.03.02 19h00 - DEAU + PAULO SOUSA

Para ouvir nos 107.9fm da Rádio Universidade de Coimbra ou em emissao.ruc.fm

FLOR DE SAL APRESENTAM DISCO















Os Flor de Sal são Ana Figueiras na voz e flautas de bisel e Zé Francisco na voz, guitarra acústica e bandolim.

O primeiro disco dos Flor de Sal contém dez temas originais e cinco versões, anuncia a esperança de um novo recomeço. Eles trazem-nos uma música cintilante como os cristais da flor do sal colhidos diariamente durante o Verão nas salinas do sotavento algarvio. Flor de Sal têm como músicos convidados Rui Afonso nas percussões tradicionais portuguesas e do Norte de África e Nuno Faria no contrabaixo, que juntos, marcam os ritmos exóticos e dançantes do Magreb e do Médio Oriente, complementados ainda pelas paisagens planantes da guitarra elétrica de Johan «Zilverzurf» Zachrisson.

03 Março | Teatro Figuras | Faro
21:30H
Bilhetes: 7€

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Qer Dier + Galgo - Aqui Base Tango (Coimbra) - 27/02/16














Qer Dier
Rock. Sónico.
Aqui e ali algum psicadelismo.
A vir à cabeça o som dos Spacemen 3.
Trio com grande atitude e postura.
Distorção quase a fazer sangrar ouvidos.
Ao quarto concerto, a mostrarem já um grande valor.
Gente vinda de outras bandas e  a saber bem o que fazer.
A seguir com muita atenção.














Galgo
Só deu para ver o inicio. A RU( esperava por nós para mais um Santos da Casa.
O que vimos agradou.
Rock, distorcido e dançável. Com um toque psicadélico.
Por vezes fez lenbrar uns PAUS. Nada de mal.
Os Galgo, mesmo assim não perdem a sua identidade.
A rever assim que possivel, pois deixaram boas referências.

Texto & Fotos Nuno Ávila

PROGRAMA DE 27/02/16

1 - Destroyers Of All - Hate through violence
2 - The Temple - Nation on fire
3 - Dollar Llama - Grand union
4 - The CityZens - Salvation
5 - Evols - On the road
6 - Glockenwise - Heat
7 - U-Clic - Robot’n’roll
8 - White Haus - This is heaven
9 - Lodo - Pele
10 - Máquina Del Amor - Bounce embora, parte I
11 - Francisco Sales - Friends
12 - Homem Em Catarse - Teremos sempre Paris
13 - Coclea - Love

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

YOUNG FOES LANÇAM SINGLE DE ESTREIA









O início de 2016 apresenta uma novidade surpreendente a nível da música de dança: um projeto completamente inovador que aposta na fusão de sonoridades e géneros e tem como objetivo levar esta fusão aos palcos nacionais.

Young Foes é o novo projeto de Diogo Lima, que conta com a participação dos músicos André Santos, que acompanhou Diogo em outros projetos e uma série de convidados musicais que vão surgir ao longo do trajeto de Young Foes.

Com uma vasta carreira no mundo da música, Diogo Lima, apresenta finalmente a sua verdadeira essência, apostando num primeiro single forte que vai conquistar as pistas de dança e as rádios nacionais.

“Broken Heart” é o primeiro registo de Young Foes.

No final de abril, Young Foes vai revelar a sua outra vertente de espetáculo, que vai surpreender até os mais céticos: entre a irreverência dos anos noventa e a efervescência do novo milénio, Young Foes quebra barreiras e nasce da simbiose imperfeita entre dois mundos.

Desprovido de ego, o som retro-contemporâneo de Young Foes é um tónico de conciliação entre culturas e fusão de géneros, aproximando novos públicos e criando novas tendências.

Na bagagem traz temas originais inéditos e várias remisturas de outros produtores e artistas de diversos espectros musicais. Tudo condensado num espetáculo único que vai percorrer o país de norte a sul.
 

PROGRAMA DE 26/02/16

1 - Senza - Praia da independência
2 - Cachupa Psicadélica - Oie bote
3 - Dino D'Stantiago - Dentu bô
4 - Dalla Marta - Tambores
5 - Sequin - Ellipse
6 - Roger Plexico & Ace - Bem a estar bem
7 - Madame Luci - Embuste
8 - U-Clic - Satellite club
9 - White Haus - This is heaven
10 - Cais Sodré Funk Connection - Like no other
11 - There Must Be A Place - Surrender
12 - Filho da Mãe e Ricardo Martins - Tritão
13 - Tó Trips - Makumba das foncas
14 - The Black Mamba - Soul people ft. Silk & Orlanda Guilande

NO SABOTAGE EM MARÇO






Qui. 03 Mar. 22h30
BICHOS + MACEDO + NUNCHUCK DJ SET
Entrada: 5€ com oferta de 1 imperial.

Sex. 04 Mar. 22h00
Infected Records & Sabotage Club apresentam:
SUSPEITOS DO COSTUME (Apresentação do álbum) c/ convidados JOÃO MORAIS (Gazua), RUI CORREIA (Grankapo) / Jackie D.) e COVAS (Viralata) + LAZY GENERATION + LOOKING FOR IT + DAVID POLIDO DJ SET
Entrada: 6€ com oferta de 1 imperial ou 10€ com oferta de 1 imperial e do álbum.

Qui. 10 Mar. 22h30
AFFAIR + LONELY HEARTS + DAVID POLIDO DJ SET
Entrada: 5€ com oferta de 1 imperial.

Sex. 11 Mar. 22h30
Infected Records & Sabotage Club apresentam:
FOR THE GLORY + GRANKAPO + F.P.M. + PEDRO CHAU DJ SET
Entrada: 6€ com oferta de 1 imperial.
 
Sáb. 12 Mar. 22h30
“KALEIDOSCOPE #09 – TRIP ON A PSYCH NIGHT”:
SOLAR CORONA (Concerto) + MR. MITSUHIRATO + INDIAN YEPA + A BOY NAMED SUE (DJs) + LENA HURÁCAN (VJ)
Entrada: 5€ (durante o concerto), 2€ (depois do concerto).

Sex. 18 Mar. 22h30
“SABOTAGE MUVI CALLING #03”:
LOTUS FEVER (Apresentação do álbum) + BEATS & NEWS VS JOHNNY MONSTROIANNI VS BRUNO MARTINS DJ SET
Entrada: 5€ com oferta de 1 imperial (durante o concerto). 3€ (depois do concerto).

Sáb. 19 Mar. 22h30
URSO BARDO (Apresentação do álbum) + BURGUESES FAMINTOS + DAVID POLIDO DJ SET
Entrada: 5€ com oferta de 1 imperial ou 10€ com oferta de 1 imperial e do álbum.

Qui. 24 Mar. 22h30
GRANADA + URGE + DAVID POLIDO DJ SET
Entrada: 5€ com oferta de 1 imperial.

Sex. 25 Mar. 22h30
800 GONDOMAR + NOOJ + DAVID POLIDO DJ SET
Entrada: 5€ com oferta de 1 imperial.

Sáb. 26 Mar. 22h30
Altamont Baile Rock apresenta:
ZANIBAR ALIENS + DJs ALTAMONT
Entrada: 5€ com oferta de 1 imperial (durante o concerto), 3€ (depois do concerto).
Qui. 31 Mar. 22h30
THE TWIST CONNECTION + DAVID POLIDO DJ SET
Entrada: 5€ com oferta de 1 imperial.

CONCERTO MARIZ





















28 FEVEREIRO
Concerto
Porto / Sonoscopia / 17:30
Entrada Livre

LIVE STREAM: Stress.fm

MATRIZ é uma proposta de criação e programação artística num contexto de rádio digital, que pretende lançar novos desafios e paradigmas na prática deste meio. Tem como propósito desenvolver um software colaborativo que permita gerir múltiplas ligações de áudio e as suas relações através da internet, possibilitando a criação de diferentes geografias e novos espaços de relacionamento entre artistas e auditório. É um ponto de partida para pesquisar potencialidades da expressão criativa em rede e para conceber estratégias de descentralização e de colaboração interdisciplinar. A música, é neste contexto, a prática artística escolhida para a experimentação e a aplicação do software MATRIZ, procurando a articulação entre músicos em rede e a criação de diversas combinações e interacções entre os vários lugares de apresentação e o espaço de escuta na internet. Todos os acontecimentos serão emitidos em live stream pela Stress.fm.

Gustavo Costa - Laptop acústico, objectos amplificados
Henrique Fernandes - Laptop acústico, objectos amplificados
João Bastos - Circuit bending
João Sofio - Circuit bending
Nuno Torres - Sax alto
Ricardo Jacinto - Violoncelo, electrónica
Rodolfo Pimenta - Circuit bending
Tiago Fróis - Circuit bending
Filipe Quaresma - Locução

evento
matriz
www.stress.fm
www.sonoscopia.pt

JIMMY P COM NOVIDADES




















JIMMY P anuncia segundo single “Não Tás a Ver” do novo disco “Essência” que será editado dia 1 de Abril

Concerto de apresentação dia 8 de Abril no Hard Club, Porto

“Não Tás a Ver” será o segundo single retirado de “Essência” e chega às rádios nacionais a 7 de Março, dia em que estreia também o novo vídeo. O aguardado terceiro longa duração de Jimmy P será editado dia 1 de Abril e o primeiro concerto de apresentação está agendado para uma semana depois, a 8 de Abril, no Hard Club, no Porto. A primeira parte está a cargo de JÊPÊ e Fábia Maia.

Figura central da nova geração da música portuguesa, Jimmy P representa o que de melhor se faz na música urbana actual, espaço largo para onde faz confluir uma fusão perfeita entre o Rap, o Reggae e o R&B. O poder da rima, bem como a prevalência da palavra longe de estereótipos misóginos e lugares comuns, nunca deixará de ser central no seu trabalho que, mais do que nunca, atinge em “Essência” uma sofisticação melódica que já se adivinhava nos discos anteriores e que está reservada apenas aos clássicos.

Com milhares de seguidores no facebook, instagram, twitter, youtube, snapchat e vídeos com mais de três milhões de visualizações, Jimmy P é um caso sério de popularidade.
 

MARAFONA NAS FNAC'S


















MARÇO

Alfragide – dia 5 – 17h00 (sábado)

Colombo – dia 11 – 18h30 (sexta-feira)

V. Gama – Dia 11 – 21h30 (sexta-feira)

Cascais – Dia 12 – 17h00 (sábado)

Oeiras – Dia 12 – 21h30 (sábado)

Almada – Dia 13 – 17h00 (domingo)

Chiado – Dia 18 – 18h30 (sexta-feira)


Viseu - Dia 26 - 16h00 (sábado)

Coimbra - Dia 26 - 21h30 (sábado)

Leiria - Dia 27 - 17h00 (Domingo)


Abril - Porto

NorteShopping - Dia 16 - 17h00 (Sábado)

GaiaShopping - Dia 16 - 22h00 (Sábado)

Marshopping - Dia 17 - 17h00 (Domingo)
A MARAFONA anuncia e afirma o seu “ESTÁ DITO”.

Após a edição do EP “TIA MISÉRIA”, considerado entre os melhores da world music portuguesa de 2014, em menos de um ano e meio depois segue-se o lançamentodo primeiro álbum previsto para 4 de Março de 2016 nas lojas.
 
“ESTÁ DITO” é um disco ambivalente, que se estende entre o passado e o presente, que se afirma como uma chegada e uma partida.Antes de ouvir o disco temos de nos preparar para uma viagem singular, de canção para canção, com o desafio de desenlear da abordagem vibrante da MARAFONA a inspiração na raíz popular portuguesa, tomando o gosto aos pós do corridinho, da chula, do vira, da cantiga de embalar, do fado, da canção de coimbra, da mazurca, da marcha, da alvorada transmontana e da valsa. 

Em verdade, este é um disco de canções-retrato seja de personagens vilanescas, do amor Bocagiano, da Marafona de Monsanto a descobrir as faustuosas marchas deLisboa, das histórias do dia-a-dia e do que mais inquieta.
 
A MARAFONA, é um quinteto que une um coro de vozes à voz grave e intensa de Artur Serra, assim como cruza os instrumentos de cordas e percussões da tradiçãoportuguesa como as trancanholas, o cavaquinho, a guitarra portuguesa ou a viola campaniça de Gonçalo Almeida, os bombos e o adufe de Ian Carlo Mendoza, a instrumentos mais clássicos como o contrabaixo de Cláudio Cruz e a viola de Daniel Sousa.
 
A premissa destes músicos é a de criar e recriar, fazer canções originais com pontos de partida mas sem atilhos, abraçar a llinguagem popular e a linguagem contemporânea resultando na sonoridade que apelidam de “MP3 a válvulas”.
 
"ESTÁ DITO” é um disco com a chancela da Editora PontoZurca (Aline Frazão, Melech Mechaya, entre outros), produzido por Sérgio Milhano e pela MARAFONA, masterizado nos estúdios Uwe Teichert’ s Mastering Studio (BEL) (Yann Tiersen, dEUS, Placebo, entre outros). Conta ainda nas ilustrações com o trabalho de Catarina Sobral e com a participação especial de Ana Bacalhau (Deolinda) e da Mitó (Naifa) na canção “A improvável toponímia da Marcha Popular, assim como de Luís Peixoto (Júlio Pereira, Sebastião Antunes Trio), no tema “Traz Paz”, com a sanfona.

As canções são originais de Artur Serra e de Daniel Sousa, encontrando um tema da autoria de Pedro da Silva Martins (“Chovesse do Tinto”– música&letra) e outro de José Oliveira (“Corridinho das Comadres”– música, com letra de Artur Serra).

Biografia
 
Esta boneca de trapos, a MARAFONA, nasceu em Janeiro de 2014 juntando quatro músicos e um cantautor. Sob o seu signo cruzam-se as velhas memórias com a cultura moderna, numa reflexão critica sobre a música portuguesa. 
O ponto de partida é a portugalidade mas depois surgem as influências de cada músico ampliando o espectro da sua sonoridade à World Music.

Em Junho de 2014 realiza a edição de autor do EP ”Tia Miséria”, apontado pela crítica como um dos melhores da world music desse ano. As suas canções chegam não só a rádios portuguesas como a rádios espanholas, nestas últimas por casualidade.
Desde essa data, no espaço de um ano e meio, começa o périplo pelos cafés-concerto, os pequenos festivais de música portuguesa, passa para os auditórios e alcança festivais como a Festa do Avante ou o Sons do Atlântico, onde a par do fadista Camané representam Portugal entre outras bandas internacionais.
Em  Novembro de 2015 fecham a porta à itinerânca para se dedicaram exclusivamente à realização do primeiro álbum da banda, o “ESTÁ DITO”.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

PROGRAMA DE 25/02/16

1 - Galgo - Dromomania
2 - Galgo - Monte real
3 - Galgo - Trauma de lagartixa
4 - Youthless - Attention
5 - Slimmy - Left in the dust
6 - Johan Rodrigues - Here we go
7 - Alma Mater Society - Under the gun
8 - White Haus - This is heaven
9 - U-Clic - Like
10 - Sam Alone & The Gravediggers - Believers and renegades
11 - At Freddy's House - The story of a rag doll
12 - Barry White Gone Wrong - The day (com António Zambujo)
13 - Carlão - A minha cena
14 - Slow J - Cristalina
15 - Deau - Diz-me só (com Bezegol)

JULIO RESENDE AO VIVO




















Júlio Resende convida Kátia Guerreiro para arranque da digressão de 2016 de “Fado & Further”

Depois do lançamento do disco “Fado & Further” que conta com a participação da cantora espanhola Sílvia Pérez Cruz, o pianista prepara nova digressão de concertos que estreará no próximo dia 8 de Março. “Júlio Resende – Fado & Further” apresentar-se-á neste dia Internacional da Mulher no Cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo com uma estreia: a parceria musical com a grande fadista Kátia Guerreiro, convidada especial deste concerto.

Em Abril o pianista rumará a Paris onde será o artista convidado para o concerto de inauguração da Salles Fernando Pessoa et Vieira da Silva de la Maison du Portugal. De regresso a Portugal passará ainda por concertos em Lousada e Rio de Mouro.

A digressão internacional continuará a partir do mês de Junho para uma série de concertos pelo continente americano que incluirá uma passagem pelos Estados Unidos. As datas desta digressão serão anunciadas em breve.

Recorde-se que “Fado & Further” editado em Novembro de 2015, é um disco gravado ao vivo, sem as protecções do estúdio, durante os concertos da tournée que Júlio Resende realizou entre 2014 e 2015 sobre o projecto “Amália por Júlio Resende”, classificado com CHOC DISC 5 estrelas pela prestigiada revista francesa CLASSICA.

O DISCO DE RETIMBRAR

Depois de 6 anos a acumular experiências diversas, os Retimbrar editam o seu primeiro disco Voa Pé que traz consigo os ecos dos bombos na rua e a emoção das canções partilhadas nos palcos e fora deles. Voa Pé é uma edição de autor com o apoio da Casa da Música, da Cultura Fnac e da Revolução d'Alegria Associação.

Neste disco, os Retimbrar são Afonso Passos, André Nunes, André Rodrigues, Andrés Tarabbia 'Pancho', António Serginho, Francisco 'Killo' Beirão, João Grilo, Miguel Arruda, Nuno Xandinho, Rita Sá, Rui Ferreira 'Caps', Rui Rodrigues, Sara Yasmine e Tiago Soares. Os convidados do disco são Alexandre Meirinhos, António Augusto Aguiar 'Togú', Catarina Valadas, Nicô Tricot e Renato Monteiro. A captação, produção, mistura e masterização ficaram a cargo do Nuno Mendes.

Os Retimbrar são um colectivo musical do Porto com um trabalho de exploração de ritmos, canções e instrumentos tradicionais portugueses, que resulta num reportório misto de originais e reinterpretações. É fundamental para o grupo o desígnio de conhecer e dar a conhecer a herança popular e cultural portuguesa.

Nos Retimbrar o que se faz é música para todos! Atuam com liberdade para que o prazer se renove e a tradição não envelheça.

O grupo foi fundado em 2008 por Andres ‘Pancho’ Tarabbia, percussionista uruguaio radicado em Portugal, a quem se juntou António Serginho que entretanto co-assumiu a coordenação e a liderança do grupo. Entre 2010 e 2012, a Casa da Música acolheu os Retimbrar nos projetos do Serviço Educativo.

A experiência adquirida nos diferentes contextos em que têm estado ativos, permitiu-lhes encontrar diferentes performances ajustáveis à natureza de cada momento, da rua ao palco, da oficina ao concerto. Os Retimbrar pretendem agora lançar-se a novos desafios, apelar ao contínuo desenvolvimento da cultura musical popular e criar uma escola ao serviço da comunidade.


NO SABOTAGE


















Qui. 25 Fev. 22h30
FESTA GALGO: GALGO + JASMIM + CASPER CLAUSEN DJ SET

Prestes a entrar nos estúdios HAUS para gravar o segundo EP, os Galgo sobem ao palco do Sabotage, hoje, quinta-feira, 25 de Fevereiro, para tocar o primeiro EP5 e apresentar novos temas. A Festa Galgo conta ainda com a revelação Jasmim, na primeira parte, e com o DJ Set de Casper Clausen, a fechar a noite.

Galgo: Single "Trauma da Lagartixa" | Bandcamp | Soundcloud | Facebook | in Fest Magazine
Jasmim: Bandcamp | Facebook
Evento
Entrada: 5€ com oferta de 1 imperial.

Sex. 26 Fev. 22h30
LOW TORQUE + ELEPHANT RIDERS (ES) + STONE COLD LIPS + DAVID POLIDO DJ SET

Noite de rock-sempr'abrir com os portugueses Low Torque e Stone Cold Lips e com os espanhóis Elephant Riders. DJ Set de David Polido.
 
Evento
Entrada: 5€.

Sáb. 27 Fev. 22h30
CELLARIUS NOISY MACHINAE & ANDROMEDA XXX + LOPES & PEREIRA DJ SET

Cellarius Noisy Machinae é um colectivo de criadores e ponto de ancoragem, entre-ajuda e colaboração entre vários artistas, com anteriores experiências na música (em bandas como Ezra Pound e a Loucura, Santa Maria, Gasolina em Teu Ventre!, Pop Dell’Arte ou The Great Lesbian Show), literatura e artes visuais. “Frankenstein Revisited" é o seu primeiro trabalho ao vivo e apresenta-se como uma aventura sob a forma de um espectáculo de música, vídeo, poesia, instalação cénica e performance medievodadaísta, a que chamam de “guitartrónica, noisy-videos & slogan-poems”. O espectáculo é uma viagem onírica construída a partir de uma reflexão sobre os “mitos” em torno a figura de Frankenstein. As ambiguidades e os paradoxos de uma pulsão romântica e do delírio da criação ex nihilo alienados ou ampliados pelo uso da tecnologia são ponto de partida para esta aventura sonora, visual e cénica que procura re-des-encantar e re-explorar o que há de “frankenstein” no nosso mundo.

Cellarius Noisy Machinae: Site | Facebook
Evento
Entrada: 5€ com oferta de 1 imperial.

Dom. 28 Fev. 17h
SHAPE + BACKFLIP + LINEBACKER

Matiné hardcore com Shape, Backflip e Linebacker. O mesmo é dizer: este domingo não é dia de sofá.

Shape: Bandcamp | Facebook
Backflip: Bandcamp | Facebook
Linebacker: Bandcamp | Facebook

THE RAMBLERS AO VIVO















O Mary Spot Vintage em Matosinhos e o Doo Bop em Espinho recebem, no próximo fim de semana, The Ramblers, que continuam na estrada desde Outubro.

A tour de promoção de "Wet Floor" continua. Depois de, na passada semana, a banda ter actuado no IV Festival de Blues do Porto, a digressão passa agora por dois espaços de eleição de música ao vivo em Matosinhos (dia 26) e Espinho (dia 27).

ANAQUIM - " SOU IMUNE AO TEU CHARME"

CAIS SODRÉ FUNK CONNECTION AO VIVO


















Soul, Sweat & Cut the Crap
Amanhã* Titanic sur Mer * 23H * entrada entre 10 e 12€

O título do novíssimo álbum dos Cais Sodré Funk Connection, Soul, Sweat & Cut the Crap, diz-nos praticamente tudo o que importa saber sobre a música que fazem: vem da alma, exige energia e entrega, e é honesta e directa. Sem truques, sem artifícios, sem efeitos especiais ou enquadramentos artificiais de modas vazias.

Este é já o segundo álbum dos Cais Sodré Funk Connection depois da auspiciosa estreia assinada com You Are Somebody que o próprio grupo lançou em 2012. A estreia discográfica data de um par de anos antes, com o single “Lose It” que foi concebido com a participação de Rickey Calloway. E em todos estes anos, o colectivo foi polindo o verdadeiro diamante que revelaram ser desde a primeira hora: com incontáveis gotas de suor largadas em palco, com pérolas como “Summer Days of Fun” a conquistarem espaço nos nossos ouvidos, corações e ancas e até com o improvável hit que resultou do cruzamento com esse original soul boy que é Paulo de Carvalho no enorme “Mãe Negra”.

O som dos Cais Sodré Funk Connection é, obviamente, canalizado através dos grandes: de James Brown e Aretha Franklin, de Marvin Gaye e Eatta James, reis e raínhas que ainda hoje são referências incontestadas onde quer que se valorize o poder da alma acima do ruído das luzes.

Com Soul, Sweat & Cut the Crap este colectivo de irmãos e irmãs soul prova que se pode crescer e tornar ainda mais perfeito o que já era de uma beleza irrepreensível: os metais soam mais coesos, mais sofisticados, os ritmos mais sensuais, as melodias mais luminosas. Os temas – que em termos de autoria resultam quase sempre da combinação dos talentos musicais e poéticos de Tiago Santos, João Gomes e João Cabrita – são poderosas evocações de uma tradição, mas realizados a partir do presente, como se o tempo fosse uma mera ilusão: “Take it Like a Man”, “Soul Lady”, “Ridin’ a Funkin’ Bike” ou “Like No Other” e “Do The Math” são bombas de açúcar para os nossos ouvidos, ímans irresistíveis para os nossos pés e enchem-nos de sorrisos. São lições de groove, precisas e fluídas ao mesmo tempo. Como só a soul sabe ser.

João Gomes, Francisco Rebelo, Tiago Santos, João Cabrita, José Raminhos, Miguel Marques e Rui Alves são os inexcedíveis instrumentistas de serviço, poços de bom gosto em que sabe bem mergulhar. À frente, a classe pura de Silk e Tamin que injectam alma em cada tema como se o Cais Sodré fosse ali algures ao lado de Memphis, um sítio obrigatório para passar a caminho dos estúdios da Stax.

Soul, Sweat & Cut the Crap sai em 2016, mas podia ter saído em 1966, 1978, 1995 ou 3140. Não importa: música assim não se prende ao tempo, só à alma de quem a ela se entrega.

NA CASA INDEPENDENTE










Sexta - 26 Fev
23h - Golden Slumbers (concerto) + Benjamim (Dj Set)

As Golden Slumbers são Cat e Margarida Falcão, exímias em harmonias vocais, duo que desde 2013 bebe inspiração no legado folk e hoje nos apresenta excelentes canções num balanço entre temas mais introspectivos e outros mais festivos que nos põem a dançar. As manas Falcão apresentam o seu primeiro longa duração “New Messiah” (NOS discos), depois de um bem recebido EP de estreia, “I Found the Key” e de uma nomeação para a categoria de Artista Revelação nos Portugal Festival Awards 2015. Gravaram o disco em Outubro de 2015 no Alvito com o músico Benjamim (Luís Nunes) que assumiu o papel de produtor do disco e que vem terminar esta noite em beleza com um Dj set em que tudo pode acontecer.

THE DIRTY COAL TRAIN COM NOVO VINIL




















Finalmente, e depois de alguns discos e um sem número de concertos em Portugal, Europa e América do sul, que foram fazendo dos Dirty Coal Trainuma das bandas de rock mais interessantes do país, resolvemos trazê-los para o exército da Groovie Records. Com concertos explosivos, performances energéticas como poucas bandas se podem orgulhar por esse mundo fora,chega agora o novo disco, Super Scum. Com tour em alguns países europeus,presença no já afamado GO-WILD na Holanda e a abrir para os fantásticos The Morlocks em Espanha.

A conferir toda a capacidade dos Dirty Coal Train neste Super Scum numa caverna perto de si.

LP PRONTO A ENTREGA NO INICIO DE MARÇO 2016

FACEBOOK:https://www.facebook.com/thedirtycoaltrain/?fref=ts

NEXT TOUR DATES:

4 MARÇO: PACIFIC PARC - AMSTERDAM
5 MARÇO: THE GO-WILD FESTIVAL - EINDHOVEN
10 MARÇO: + THE CAVEMEN - BARCELONA
12 MARÇO: PISÃO BREAKS - BAJOUCA - LEIRIA
18 MARÇO: + THEE O.B.S.- POUCA TERRA - BARREIRO
19 MARÇO: + THEE O.B.S. - BOA MORTE - VISEU

DATAS PARA A PRIMAVERA E NOVA TOUR NA AMÉRICA DO SUL A ANÚNCIAR EM BREVE.
 

A JIGSAW EM TOUR

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

PROGRAMA DE 24/02/16

1 - Deolinda - Corzinha de verão
entrevista Zé Pedro Leitão (Deolinda)
2 - Deolinda - Nunca é tarde
3 - White Haus - This is heaven
4 - U-Clic - Ici in Disneyland
5 - Los Negros - Comei-vos uns aos outros
6 - Bruta - Mortal
7 - Emmy Curl - Like the rain
8 - Suna Mantra - Ganesha sharanam
9 - Daily Misconceptions - Little grains of rice running away from a plate in fear of the chopsticks
10 - Filho da Mãe - Um dedo a menos
11 - Aires - Fantasma I

GNRATION FAZ 3 ANOS














Concertos, dj sets, exposições, instalações e oficinas para os mais novos, entre outras atividades, preenchem programa do gnration open day que assinala os três anos do espaço de referência cultural nortenho.

Situado na capital de distrito mais jovem do país e uma das mais jovens da Europa, o projeto resultante da Braga 2012: Capital Europeia da Juventude assinala três anos de existência com as portas abertas e um leque variado de iniciativas culturais. A 30 de abril, o espaço que se tornou um polo de referência cultural no país oferecerá ao público concertos das bandas portuguesas Sensible Soccers, Glockenwise, PZ e Filho da Mãe.

O gnration open day arrancará logo pela manhã com atividades de serviço educativo, como workshops, oficinas e duas sessões da Melopeias, um espetáculo de música dirigido a crianças. Exposições, instalações e projeções de documentários estarão patentes ao longo de todo o dia. O evento terminará com dj sets a cargo de elementos dos Sensible Soccers e da Rádio Universitária do Minho, que também estará presente e transmitirá uma emissão especial a partir do local.

Nos últimos dois anos, e sob alçada artística do programador Luís Fernandes, o programa cultural do gnration tem marcado diferença a norte do país com uma aposta vincada na música contemporânea e nas artes digitais, colocando Braga no mapa cultural nacional e internacional com concertos, residências artísticas, exposições, instalações, serviço educativo e espetáculo de comunidade.

Artistas de referência e reconhecimento global como Panda Bear, Lee Ranaldo ou Bonnie ‘Prince’ Billy estão entre as dezenas que se apresentaram no edifício da Praça Conde de Agrolongo, antigo Campo da Vinha. Só em 2015, em números referentes a um ano de programação, passaram pelo gnration cerca de 11 mil pessoas, provenientes de vários pontos do país e também da Galiza, valores de assistência repartidos por mais de 70 eventos que incluíram um total superior a meia centena de artistas nacionais e internacionais. No que toca ao serviço educativo, uma aposta em crescendo na programação, cerca de 1500 jovens participaram em diversas atividades de cariz pedagógico. Ainda no mesmo ano, o espaço albergou pelo segundo ano consecutivo o festival de música eletrónicaSEMIBREVE e a estreia na cidade do Festival Para Gente Sentada.

Para além da forte componente cultural, o gnration engloba ainda nas suas instalações a incubadora de empresas Startup Braga e a Loja Europa Jovem, um espaço pioneiro no apoio à mobilidade jovem europeia.

Em 2016, o gnration irá ainda arrancar com uma parceria entre o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia (INL) e o Município de Braga, que proporcionará uma aproximação entre nanotecnologia e arte através de um programa que colocará artistas junto de cientistas, aproximando estas duas áreas numa iniciativa de vanguarda.

Para os próximos meses o gnration tem já anunciado três artistas da vanguarda da música eletrónica atual. Ben Frost (a 18 de março), Kode9 (a 24 de março, inserido na gnration club night) e Tim Hecker (a 9 de maio) apresentam-se em Braga em noites distintas, evidenciado um programa de referência excecional na música contemporânea. A 11 e 12 de março terá lugar Flux, um espetáculo comunidade sobre luz e música, desenvolvido em parceria com o Agrupamento de Escolas Sá de Miranda / Escola Básica de Palmeira e com coprodução gnration e Digitópia / Casa da Música.

10 ANOS DE FENTHER









Depois de Jorge da Rocha com o seu contrabaixo e da presença arrepiante de Filipe Miranda com o seu mundo The Partisan Seed, chegou a vez de receber Rui Taipa.

Vai ser uma tarde de prefeito bem estar entre o convívio, e espaço e o artista.

Acontece tudo no próximo Sábado dia 5 de Março exatamente às 16h. no Bar-Galeria Espiga, em pleno coração portuense.

Rui Taipa nasce no Porto há 22 anos numa família com tios músicos, mãe professora de música e avós actores amadores. Não havia volta a dar, ia dar artista.

Acompanhado pela harmónica desde os 7 anos de idade e pela guitarra desde os 15, Taipa integrou variados projectos ao longo dos anos, como um grupo de percussão reciclada ou uma Big Band de Jazz, na qual ainda é a voz protagonista.

Foi apalpando terreno por esses palcos fora e ganhando a tão importante experiência de “estrada”, ao tocar em bares e pequenos palcos...

Começando a compor temas originais, é desafiado para participar num concurso de bandas em 2012.

Onze bandas e um melro. O melro ganhou. A partir desse dia começou a colaborar com o Stone Sound Studio na gravação do seu primeiro E.P. “Meia Dúzia de Histórias”, lançado em 2014.

No mesmo ano de 2012 surge a ideia de criar uma banda de suporte e surgem os Taipa + The Blackbirds, um formato para palcos maiores.

Rui Taipa, além de viver a música pela paixão do palco, também ama a educação. O seu percurso académico enveredou pela Educação Musical, encontrando-se neste momento também a leccionar crianças do 1º e 2º ciclos.

LUÍS PUCARINHO AO VIVO

CAIXA RIBEIRA 16








Novas confirmações:

ANTÓNIO CHAÍNHO com PAULO DE CARVALHO e MAFALDA ARNAUTH
JORGE FERNANDO
SARA CORREIA

3 e 4 de junho Ribeira do Porto

www.caixaribeira.pt | www.facebook.com/caixaribeira

Palco Caixa, Palácio da Bolsa – Pátio das Nações e Salão Árabe, Mercado Ferreira Borges – Hard Club 1 e 2, Igreja de São Francisco, Palco Festival – Escadarias da Igreja de São Francisco, Fado à Janela, Casa do Infante, Cave no Cais da Estiva, Antiga Junta de Freguesia de São Nicolau.

Em 2016 o Caixa Ribeira regressa ao Porto com um luxuoso cartaz. Os nomes que hoje se anunciam serão certamente razões suficientes para que os dias 3 e 4 de Junho fiquem definitivamente marcados na agenda: António Chainho com Paulo Carvalho e Mafalda Arnauth, Jorge Fernando e Sara Correia.

O Mestre António Chaínho dispensa apresentações. A história deste alentejano de S. Francisco da Serra, Santiago do Cacém, confunde-se com a do Fado. Apresentou-se pela primeira vez em público aos 13 anos. Pouco depois dos 20 (nos anos 60) estreia-se na casa de fados Severa, percorrendo outras como O Faia, O Folclore ou Picadeiro. Tocou com nomes como Maria Teresa de Noronha, Lucília do Carmo, Carlos do Carmo, Francisco José, Tony de Matos, entre outros. Virtuoso guitarrista e compositor, celebrou no ano que passou 50 anos de carreira e para tal apresentou o novo espetáculo “Cumplicidades” que é também o nome do último registo. A edição conta com a participação de Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Paulo de Carvalho, Ana Bacalhau (dos Deolinda), Sara Tavares, Fernando Ribeiro (dos Moonspell), o fadista Hélder Moutinho, o cantor angolano Paulo Flores e a brasileira Vanessa da Mata, que dá voz ao tema “Aprender a sorrir”. No Caixa Ribeira, no dia 3 de Junho será acompanhado por convidados de luxo, Paulo de Carvalho e Mafalda Arnauth.

Jorge Fernando foi recentemente condecorado como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. É um nome central do Fado, como produtor, músico e compositor. Tem unido várias gerações do Fado, colaborando com o seu génio e talento. Foi guitarrista e compositor de Amália Rodrigues, com quem dividiu estúdios e palcos por mais de duas décadas, seguindo caminho a solo e como um dos melhores produtores e autores do repertório nacional de Fado que tem ajudado a definir os rumos de uma nova linhagem, escrevendo êxitos e produzindo discos para artistas como Camané e Ana Moura, entre muitos outros. O seu último trabalho “Chamam-lhe Fado”, é esteticamente diversificado, resultando numa sonoridade em que a música tradicional se funde com o gospel, o hip-hop ou a soul music. Dia 4 de Junho vai também ele passar pelo Caixa Ribeira.

Sara Correia é muito jovem mas tem corrido o país para cantar e encantar, merecendo sempre grandes elogios. Presença constante no Páteo de Alfama e na Casa De Linhares, canta muitas vezes com artistas conceituados como Jorge Fernando ou Maria da Nazaré. Aos 13 anos, foi vencedora da Grande Noite do Fado e virá à Ribeira do Porto, no dia 4 de Junho para mostrar todo o talento que tem caracterizado o seu percurso.

Já Confirmados

Aldina Duarte; António Chainho com Paulo de Carvalho e Mafalda Arnauth; António Zambujo; Gonçalo Salgueiro; Joana Amendoeira; Jorge Fernando; José Manuel Neto; Pedro Moutinho; Raquel Tavares; Rodrigo & Florência; Sara Correia; Simone de Oliveira; Kiko

O bilhete único para os dois dias já está à venda na Blueticket, no Palácio da Bolsa e nos restantes locais habituais. Tem o preço de 28€, passando a 35€ nos dias do Festival, sendo que os clientes da Caixa têm desconto de 10% nos bilhetes adquiridos com cartão da Caixa no Palácio da Bolsa.

Informação de Bilhetes

Preço do Bilhete
Preço único: 28€
Preço nos dias do Festival: 35€
Troca obrigatória por pulseira pelo próprio nas bilheteiras do Festival / Palácio da Bolsa.

Locais de Venda
www.blueticket.pt - Call Center 707 780 000, lojas FNAC, lojas Worten, El Corte Inglês (Lisboa e V. N. Gaia), Centros Comerciais Dolce Vita (Amadora, Porto, Vila Real, Ovar, Coimbra e Funchal), CC MMM, CC Mundicenter, Casino Lisboa, Galeria Comercial Campo Pequeno, ABEP, Estações de Correios, www.ctt.pt, lojas Media Markt, Turismo de Lisboa, www.ticketline.pt - Reservas e informações 1820 (24 horas), Get a Fest

Espanha: Ticketea | Reino Unido: Festicket | Alemanha: Ticketmaster

WHY PORTUGAL


















AMAEI promove sessões de esclarecimento da plataforma
WHY Portugal

25 fevereiro - Centro de Inovação da Mouraria, Lisboa - 17:00

ENTRADA GRATUITA

Portugal será o país de destaque na edição de 2017 da maior conferência profissional de música e showcase festival da Europa: o Eurosonic Noorderslag.

Ao longo do ano de 2016, a AMAEI - Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes, curadora da plataforma WHY Portugal, vai desenvolver uma série de sessões de esclarecimento para profissionais da área da música.

A próxima sessão acontece no dia 25 de fevereiro em Lisboa, pelas 17:00 no Centro de Inovação da Mouraria. Conta com a presença de representantes das entidades que colaboram na plataforma WHY Portugal - AMAEI e Antena 3 bem como Aporfest e MMF Portugal - e pretende reunir editoras, agentes, managers, músicos, e vários profissionais integrados no cluster da música em Portugal.

Nesta sessão será explicada a origem da plataforma WHY Portugal e a razão da sua existência, a sua missão, o significado do destaque que será dado a Portugal enquanto "country focus" no Eurosonic 2017 e a importância de agregar nesta plataforma todos os subsetores da música, atribuindo força e representatividade à delegação portuguesa presente no Eurosonic em 2017.

Atualmente, estima-se que Portugal conta com mais de 4800 artistas de todas as estéticas musicais, mais de 180 editoras de música, mais de 30 agências e produtoras, mais de 215 festivais de música, cerca de 2 milhões de festivaleiros, 80 estúdios de gravação e 20 milhões de Euros em comércio de fonogramas.

Considerando estes números, a plataforma WHY Portugal tem como objetivo agregar artistas e profissionais da indústria da música portuguesa numa base de dados o mais completa possível, seguindo a lógica de plataforma de music exchange, fomentando contactos B2B bem como apresentando os artistas nacionais e as equipas profissionais que os representam ao Comité de Programação do Festival que, num momento mais próximo do evento, irá divulgar os artistas portugueses convidados a integrar a programação especial do Eurosonic dedicada a Portugal.

Em 2017, a programação do Eurosonic irá integrar entre 20 a 25 projetos e artistas portugueses que terão a oportunidade de apresentar o seu trabalho perante uma audiência de mais de 4.000 representantes do mercado da música internacional, nomeadamente booking agencies, programadores de festivais, e outros profissionais de importância primária na internacionalização de carreiras artísticas.
 
Mais informações:

25 fevereiro - Centro de Inovação da Mouraria, Lisboa
Travessa dos Lagares,1, Lisboa
17:00 | Entrada Gratuita

Sobre a plataforma WHY Portugal:

WHY Portugal | http://www.whyportugal.org

AMAEI – Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes | http://www.amaei.org

Antena 3 | http://antena3.rtp.pt

Sobre o Eurosonic:
O Eurosonic Noorderslag acontece na cidade holandesa de Groningen e celebrou a sua 30ª edição este ano. Conta com mais de 3.900 profissionais da indústria da música, mais de 340 showcases de artistas holandeses e internacionais e 175 painéis e conferências. É o ponto de partida para o debate e principal rede de contactos para a indústria da música internacional focado na música europeia, digressões, festivais, música ao vivo e media.

INNER BLAST COM NOVIDADES














Os gothic metallers Inner Blast lançaram um lyric video para o tema “Insane”, o primeiro single a ser retirado do álbum de estreia dos lisboetas, “Prophecy”.

“Prophecy” será lançado no dia 15 de Abril através da nacional Nordavind Records e as pré-encomendas podem ser efectuadas desde já através desta ligação:
https://nordavindrecords.bandcamp.com/album/prophecy

O custo do álbum é de €8 com portes grátis para todo o mundo!

O lyric video de “Insane” pode ser visualizado abaixo:


NOISERV EM FRANÇA














25 de Fevereiro - GALLERY W - 19h30 - Paris (Quinta-feira)
26 de Fevereiro - CHATO'DO - 20h30 - Blois (Sexta-feira)
27 de Fevereiro - GéNéRiQ FESTIVAL [Planetário] - 15h00 - Belfort (Sábado)
27 de Fevereiro - GéNéRiQ FESTIVAL [Planetário]  - 17h00 - Belfort (Sábado)
28 de Fevereiro - GéNéRiQ FESTIVAL [Museu de Arte Sacra] - 15h00 - Dijon (Domingo)

FERA - "CANÇÃO DO MUNDO"

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

PROGRAMA DE 23/02/16

1 - Cais Sodré Funk Connection - Like no other
2 - Cais Sodré Funk Connection - Do the mat
entrevista João Cabrita (Cais Sodré Funk Connection) 
3 - Cais Sodré Funk Connection - I'm done
4 - Ricardo Toscano 4tet - Everytime we say goodbye (live at Hot Clube)
entrevista Ricardo Toscano (na foto)
5 - Ricardo Toscano 4tet - Black narcissus (live at AngraJazz)
6 - U-Clic - Xhuttle
7 - White Haus - This is heaven
8 - Lotus Fever - Together
9 - The Weatherman - Calling all monkeys


NOVO DISCO DE COSTÓDIO CASTELO












Gravado com uma guitarra portuguesa única no mundo, o guitarrista Custódio Castelo lança o seu novo álbum, Maturus.

 A guitarra recebeu o nome de Siamesa, foi construída por Óscar Cardoso e une as guitarras de Lisboa e Coimbra numa mesma caixa de ressonância.

Sendo o terceiro álbum de originais, esta nova edição assume-se plena de maturidade onde a dignidade do guitarrista, compositor e produtor ao longo de 25 anos de carreira se fazem notar.

 Depois de Tempus e In Ventus, Custódio Castelo completa a trilogia com este magnífico Maturus.

O seu quarteto constituído por Carlos Menezes no contrabaixo, Carlos Leitão na guitarra clássica e Rui Gonçalves na bateria e percussões,

 Inspirados na planície do local do Estúdio onde este disco foi gravado, reuniram convidados especiais: Jorge Fernando, José Filomeno Raimundo, Antonio Santos, Pedro Ladeira, Miguel Carvalhinho, Domingos Galésio e Rão Kyao, criam texturas cromáticas que vão desde o erudito ao popular, onde uma inédita homenagem ao Cante Alentejano, agora considerado Património Imaterial da Humanidade se destaca.

 No suave ondular das cearas, escutando o sussurro do vento esta produção musical atingiu elevados níveis de inspiração permitindo que o talento dos intervenientes, num acto de perfeita fusão, resultasse de modo único como é fácil de concluir quando se escuta este disco.

Abrangente, aberto, de espírito livre e com a segurança de um longo percurso já percorrido, Custódio Castelo liberta-se totalmente e alarga o espectro musical até ao horizonte, temperado por passagens e transições harmoniosas pelo jazz, pelo fado e pela fusão de estilos e géneros musicais .

BAZUUCA APRESENTA

BEAUTIFY JUNKYARDS E ERICA BUETTNER EM TOUR
















MUSICBOX | LISBOA - 25 de Fevereiro - 22h00
MAUS HÁBITOS | PORTO - 04 de Março - 21h30
PORTA ONZE | MONÇÃO - 05 de Março - 23h00
CASA DAS ARTES | COIMBRA - 06 de Março - 17h00

O encontro entre os Beautify Junkyards e Erica Buettner deu-se durante a gravação do seu álbum de estreia. Após descobrirem a cantora folk americana radicada em Portugal, endereçaram-lhe um convite para participar em duas músicas do álbum, o resultado foi mágico e desde então que existia o desejo de programar uma tour conjunta. O momento agora é ideal, o álbum “The Beast shouted Love” dos Beautify Junkyards, alvo de calorosa recepção na imprensa nacional e também no estrangeiro, figurou nas principais listas de melhores álbuns do ano, destacando-se a revista Blitz (4º álbum nacional de 2015) e revistas estrangeiras como a americana Goldmine, a inglesa Terrascope. Quanto a Erica Buettner, tem um novo álbum pronto a ser editado e vai mostrar pela primeira vez ao vivo algumas das músicas que o compõem, músicas ainda assentes nas raízes da folk, mas que explora outras latitudes com a participação de diversos músicos convidados.

BEAUTIFY JUNKYARDS

Em Maio de 2015 os Beautify Junkyards editaram o seu 2º álbum pela NOS Discos “The Beast Shouted Love”, inteiramente composto por músicas originais.

 Em Setembro de 2015 edição internacional pela editora inglesa Mega Dodo, com distribuição para toda a Europa e Estados Unidos. O álbum tem sido aclamado pela imprensa estrangeira especializada e tem tido “airplay” em rádios como a BBC Radio 6 e a americana KEXP.

No final de 2015 o seu álbum figurou em inúmeras listas de melhores álbuns do ano, destacando-se a revista BLITZ (4º melhor álbum nacional de 2015) e publicações estrangeiras como a revista americana Goldmine e a inglesa Terrascope.

 A banda tem realizado concertos promocionais por todo o país e tem igualmente participado em festivais de relevo como o Adidas Urban festival, NOS Alive, o Jameson Urban Routes, o NOS Clubbing (na Casa da Música) e mais recentemente o Reverence Festival, o Porto D´Bandada e o Vodafone MEXEFEST.

ERICA BUETTNER

Fortemente influenciada pelos trilhos da folk, onde figuram nomes como Simon and Garfunkel, Nick Drake e Vashti Bunyan, Erica Buettner passou os últimos anos a viajar entre os Estados Unidos da América, França e Portugal onde se estabeleceu e encontrou novas inspirações, de José Afonso a António Variações.

 A cantora está em fase de conclusão da produção do disco que sucederá ao aclamado “True Love and Water” e que conta com Frankie Chavez (guitarra eléctrica) e Helena Espvall (violoncelo).