sexta-feira, 17 de junho de 2016

SOL DA CAPARICA












Quando se pensa na maravilhosa relação da língua portuguesa com a música não é possível contornar o enorme contributo oferecido pelo Brasil a esse já tão frutífero namoro. Na verdade é mesmo possível falar num diálogo musical entre Brasil e Portugal que dura já há décadas: influências que se trocam, de Chico e Caetano, de Amália e Carlos do Carmo, diálogo entre géneros, Boss Ac a cantar com Gabriel o Pensador, Marcelo D2 a trocar rimas com Dengaz. Os exemplos são intermináveis.

Este ano, o Brasil volta a encontrar espaço no cartaz d'O Sol da Caparica, com a prestação de O Rappa, projecto que há mais de duas décadas usa uma mistura de rock, reggae e rap para transmitir mensagens carregadas de força. Depois há que contar com a apresentação da Roda de Choro de Lisboa, um dos segredos mais mal guardados da capital, verdadeira instituição de celebração da cultura brasileira. E ainda há o espectáculo com que Cristina Branco e Mário Laginha, voz e piano de referência na música portuguesa, prestam homenagem a Chico Buarque, sem dúvida um dos maiores expoentes nessa arte de casar o português com a música

RODA DE CHORO DE LISBOA: BALANÇO DOCE

Nuno Gamboa (Violão de 7 cordas), Eduardo Miranda (Bandolim), Carlos Lopes (Acordeão), Alexandre Santos (Percussão) e João Pedro Santos (Clarinete) são os chorões que compõem este coletivo e que prometem uma extravagante viagem sonora, desde o corridinho ao fado, até à música de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e muitos outros.

CHICO BUARQUE POR CRISTINA BRANCO E MÁRIO LAGINHA: VÉNIA SENTIDA

Cristina Branco e Mário Laginha são dois dos mais respeitados nomes do vasto universo da música portuguesa, donos de duas carreiras muito distintas, mas que primam ambas pela qualidade extrema tendo o condão de conseguirem ambas equilibrar os mais efusivos aplausos da crítica e, por outro lado, o mais consistente respeito do grande público traduzido em discos vendidos e concertos esgotados.

Sem comentários: