quinta-feira, 15 de setembro de 2016

XUTOS ACÚSTICOS













“Se Me Amas” chega às lojas dia 14 de Outubro de 2016
O novo disco acústico é apresentado ao vivo,
29 de Outubro no Coliseu dos Recreios.

Há uma coisa que ninguém pode contestar: os Xutos & Pontapés são os maiores Senadores do Rock nacional.

Aos 37 anos de existência são, provavelmente, a única banda portuguesa verdadeiramente transgeracional, somando aos mais militantes adeptos dos seus primeiros tempos, agora na casa dos 50 e 60, jovens quase com idade para serem seus netos. E isso não acontece por acaso.

Depois souberam-se sempre reinventar, sem nunca porem em causa a sua vincada personalidade, guardando para projectos paralelos e aventuras a solo, os impulsos de exploração de outros universos e assim contribuírem para o enriquecimento do nosso panorama musical, nas últimas décadas, como o testemunham os Resistência ou Palma’s Gang, nos 90, e, mais recentemente, os Ladrões do Tempo ou os Tais Quais.

E finalmente, mesmo tendo uma estrutura altamente profissional que assegura a máxima qualidade em todas as suas aparições, quando hoje tocam para milhares mantêm a mesma atitude, entrega e energia que tinham no início da sua carreira e actuavam em salas difíceis de imaginar para centenas, ou seja, deixam tudo em palco.

E mais uma vez foi tudo isso que fizeram neste concerto que deram no Campo Pequeno, em Dezembro do ano passado, cujo registo em disco e DVD se prepara para chegar às lojas.

“Se Me Amas” é a gravação que torna eterno esse momento excepcional – Um CD com 18 canções do seu vasto repertório de clássicos, que cobrem as diferentes fases da sua história, acompanhado por um DVD onde pudemos ver ou rever os 24 temas do espectáculo.

O tema “Circo de Feras” é o tema de apresentação deste disco. Um clássico dos Xutos & Pontapés, até mesmo da música portuguesa.

Tim, Zé Pedro, João Cabeleira, Kalú e Gui revisitam algumas das suas mais emblemáticas canções, numa abordagem eminentemente acústica, onde se mantém a electricidade mínima, necessária à afirmação da sua matriz Rock.

Como resultado deste dedicado trabalho de revisão da matéria dada, tudo aqui é novo e até surpreendente, como se verifica na grande intensidade dos momentos em que Kalú toma conta do piano, excepto as canções.

Toda esta experiência foi tão gratificante que os Xutos & Pontapés decidiram perpetuar o conceito, levando este mesmo concerto ao Coliseu dos Recreios, no dia 29 de Outubro.

Será, sem dúvida, uma grande oportunidade de testemunhar as canções. Porque é de canções que se fala e porque as canções dos Xutos & Pontapés, são verdadeiro Património Nacional.
 

Sem comentários: