quinta-feira, 20 de abril de 2017

JOÃO GIL CELEBRA 40 ANOS DE CANÇÕES

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Ana Bacalhau, Carlão, Carlos do Carmo, Carminho, Jorge Palma, Márcia, Luísa Sobral, Miguel Araújo, Tiago Bettencourt, Pedro Abrunhosa, Raquel Tavares e Rui Veloso, são alguns dos nomes que João Gil convidou para interpretar 28 temas da sua autoria – entre inéditos e canções que fazem parte do imaginário musical de todos os portugueses.

“Saudade”, “125 Azul”, “Loucos de Lisboa”, “Timor”, “Postal dos Correios”, “Solta-se o beijo” ou “Perdidamente”, ganham uma outra vida na voz dos convidados com novos e surpreendentes arranjos pela mão do seu compositor, João Gil.

A realização deste disco foi, também, o argumento perfeito para João Gil voltar a reunir três dos grupos mais emblemáticos da sua carreira: Trovante, Ala dos Namorados e Rio Grande.

O disco duplo denominado “JOÃO GIL POR…” será editado dia 26 de Maio e conta com co-produção de Pedro Vidal, Rúben Alves e do próprio João Gil.

A nova versão “125 Azul”, um dos temas mais emblemáticos do reportório do Trovante, nas vozes de Carlão e Lúcia Moniz, é o tema de apresentação do álbum “JOÃO GIL POR…” que já toca nas rádios portuguesas.

Sobre esta escolha, João Gil sublinha: “quando revisitámos esta canção, que já é de todos, quisemos ser leais à sua essência e, ao mesmo tempo, imprimir-lhe a audácia necessária para se fazer à estrada em pleno 30 anos depois. O Carlão, com a sua voz e interpretação inconfundíveis, soube pousar as palavras com a mestria do tempo; o brilho da voz da Lúcia Moniz não nos deixa esquecer há uma melodia que persiste na memória colectiva.”

Sobre o João Gil

João Gil é um dos nomes mais conhecidos e reconhecidos da música portuguesa. Guitarrista e compositor, iniciou a sua carreira como músico profissional em 1976 quando, em parceria com João Nuno Represas, Luís Represas, Artur Rocha e Manuel Faria, forma o Trovante.

Do Trovante à Filarmónica Gil, passando pela Ala dos Namorados, Rio Grande, Cabeças no Ar, Baile Popular ou, mais recentemente, os Tais Quais, a sua vida é pautada por grandes sucessos que suplantam a notoriedade dos grupos por onde passou e nos quais deixou o seu forte contributo.

Ao longo de mais de 40 anos de música portuguesa, João Gil distingue-se como compositor de algumas das músicas que farão, para sempre, parte da memória colectiva nacional: “Perdidamente”, “Esplanada”, “Solta-se o beijo”, “Postal dos Correios”, entre tantas outras, são exemplos de canções com a assinatura de João Gil que se tornaram verdadeiros fenómenos de popularidade.

Alinhamento:

CD 1

1. 125 AZUL Carlão e Lúcia Moniz
2. FIM DO MUNDO Tatanka
3. NATÁLIA Pedro Abrunhosa
4. POSTAL DOS CORREIOS Luísa Sobral
5. SOLTA-SE O BEIJO Héber Marques
6. NINA Rui Veloso
7. PREÇO DO AMOR Rui Pregal da Cunha
8. SAUDADE Raquel Tavares
9. MÃE LOBA Ala dos Namorados
10. SENTA-TE AÍ Miguel Araújo
11. ESPLANADA Tiago Bettencourt. Participação de Márcia
12. COPO Rio Grande
13. LOUCOS DE LISBOA Vários

CD 2

1. PERDIDAMENTE Carminho
2. DEZEMBRO Jorge Palma
3. XÁCARA DAS BRUXAS DANÇANDO Ana Bacalhau
4. DOIDA CABEÇA A MINHA Nuno Guerreiro
5. ROSA ALBARDEIRA António Zambujo
6. ZORRO Trovante
7. IL PLEURE DANS MON COEUR Carlos do Carmo
8. TIMOR Celina da Piedade e João Gil
9. DEIXA-TE FICAR NA MINHA CASA Filipe Pinto
10. PROVIDÊNCIA CAUTELAR João Pedro Pais
11. MEMÓRIAS DE UM BEIJO Márcia
12. ZÉ PASSARINHO Quim Barreiros, Herman José, Nani Nadais e Júlio Pereira                                                       
13. VIDA João Gil

Faixas Extras (Edição limitada)

14. A RAPARIGA QUE VIVE NAS CANÇÕES João Gil
15. CREDO João Gil
 

Sem comentários: