quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

RARA AO VIVO














O concerto dos RARA acontece no próximo dia 18 janeiro pelas 21h45 no Auditório Carlos Paredes, em Benfica.

(Uma Banda) RARA

Hoje queremos falar-lhe de uma banda rara. De uma banda que, por sua vontade, se chama RARA. E de quais os motivos para ser assim tão rara... Para já, e como começo de conversa, os RARA não se inscrevem – não querem inscrever-se – numa corrente, num género, num estilo ou numa tribo qualquer.

A sua música é uma viagem constante, e rara, por variadíssimas paisagens sonoras, embora sem nunca perder a sua consistência e a coerência que os músicos dos RARA – Andreia Carreiras (voz),Pedro Sereno (baixo), Bruno Coelho (bateria), Diogo Soares (teclas) e Sérgio Borges (guitarra) - lhe transmitem em cada momento.

Sempre livre, verdadeira, orgânica e espontânea, a música dos RARA pode ser, por facilidade, incluída no enorme caldeirão do rock alternativo, mas mesmo esta tentativa de definição está longe do que se ouve em cada uma e, muito menos, na totalidade das suas canções: uma constante aventura sonora em que várias vertentes do rock (do ácido e progressivo ao punk ou ao metal) encontram também a portugalidade do fado, o jazz, várias correntes electrónicas ou a música erudita e ambiental.
Totalmente cantadas em português, as canções dos RARA contam com poemas de Andreia; poemas que falam quer de questões do universo mais pessoal da cantora quer do quotidiano, o difícil quotidiano que a todos nos rodeia. E inscrevem-se facilmente numa nova, e pujante, realidade musical portuguesa em que o quebrar de fronteiras, estilísticas ou outras, faz dela a nossa música do presente... e de um novo futuro (ainda) por inventar.

Sem comentários: