domingo, 30 de setembro de 2018

AS GUITARRAS DE MALINO

MALINO são uma dupla de guitarristas portugueses, oriunda de Beja, que se caracteriza por uma dinâmica musical muito forte, cheia de melodias e ritmos contagiantes, utilizando apenas Guitarras Acústicas acompanhadas por instrumentos de percussão. Os MALINO serpenteiam melodias e ritmos de forma ímpar sempre acompanhados de uma secção rítmica também ela acústica. O constante lançamento de singles, videos online e as surpreendentes actuações ao vivo têm sido alvo das melhores criticas.

A sonoridade World Music de MALINO remete-nos para o mais variado tipo de espectáculos, sejam eles ao ar livre, ou em recintos fechados, como tem acontecido de uma ou outra forma por todos os festivais, salas de espectáculos, bares e certames por onde a banda tem actuado.
 

SAMBA SEM FRONTEIRAS LANÇA PRIMEIRO DISCO














O grupo de samba luso-brasileiro Samba Sem Fronteiras, fundado há 6 anos e radicado no Porto, lança a 30 de Setembro o seu 1º disco de originais, com o mesmo nome, "Samba Sem Fronteiras".

Nos últimos anos o grupo tem percorrido o país com centenas de concertos e conquistado o público. 2018 é ano de consolidação do seu trabalho de originais, com a gravação dos 10 temas do disco nos Estúdios Sá da Bandeira, de entre os quais se destacam o primeiro single - "Gentrificasamba", apresentado em Maio, e o segundo single, disponível dia 30 de Setembro, "Na Palma".

O disco é editado em formato CD e vinil, estando igualmente disponível em plataformas digitais como o youtube.

Sobre a capa:
"Seguindo a sequência iniciada com os primeiros EP's da banda, a foto é mais uma da série que homenageia os que fizeram o caminho inverso de nós: imigrantes portugueses no Brasil (pelas lentes do fotógrafo Guido Argel). Para o disco, escolhemos a Dona Lurdes.

Dona Lurdes é natural da aldeia das Assureiras, Trás-os-Montes. Chegou no Rio de Janeiro em 1983. Lá, no bairro da Tijuca, abriu o "Bar da Lurdinha", onde trabalha até hoje."^

NOVO TEMA DE TIAGO ROCHA




















Numa altura em que o Verão revela que veio para ficar, Tiago Rocha brinda-nos com a sua segunda música, um reggae com cheirinho a caipirinhas à beira mar, pés descalços na areia e uma vista para um pôr-do-Sol arrancado dum postal!

Influenciado pelas energias quentes e positivas do reggae, Tiago Rocha oferece-nos a sua segunda música e desta vez não vem sozinho! Acompanhado pelo seu amigo de longa data, David Arroz, a música "Viajar Na Minha Mente" é um hino à felicidade e ao encontro pessoal daquilo que cada um de nós procura nesta vida!

Munidos de boas vibrações, duma mensagem positiva e claro, duma música que por si só já nos faz viajar pela galáxia das emoções, Tiago e David vêm mostrar que "Viajar Na Minha Mente", tal como o Verão, também veio para ficar!
Para ouvir "Viajar Na Minha Mente feat. David Arroz":
www.tiagorocha.pt/viajarnaminhamente
 
Streams / downloads (Spotify, iTunes/Apple Music, Google Play)
http://smarturl.it/tiagorochapt

sábado, 29 de setembro de 2018

PROGRAMA DE 29/09/18
















1 - Tatanka - De alma despida
entrevista Tatanka
2 - Tatanka - Rádio (ao vivo no estúdio)
3 - Márcia - Tempestade
4 - Clã - Gueixa
5 - Ciro Cruz - Sinergy
6 - Ian - Spring or desire (com Tweety)
7 - Ikonoklasta - Meio demónio
8 - Nu - Vultos de luz
9 - União das Tribos - Ninguém nos pode parar
10 - Ciclo Preparatório - Caravela
11 - Banho Maria - Mais um fado no fado
12 - Madrepaz - Bonanza

Fogo Fogo - Salão Brazil (Coimbra) - 28/09/18














Fogo no palco + Fogo no público =  Fogo Fogo
Não vale a pena chamar os bombeiros. Nós queremos é festa!
Queremos ritmos quentes. Queremos abanar a anca.
Desejamos muito funaná.
Recriações misturadas com originais.
Um naipe de músicos que conhecemos de outras paragens.
Gente com uma qualidade muito superior.
E tudo isto junto dá festa garantida.
Por isso é certinho: concerto nos melhores do ano.
Fogo, que isto foi mesmo bom. Ou melhor, Fogo Fogo!














Texto & Fotos Nuno Ávila





sexta-feira, 28 de setembro de 2018

PROGRAMA DE 28/09/18

1 - Inês Pimenta - Sem pressa
2 - Luísa Amaro - Canção da primavera
3 - Grand Pulsar - Meia lua
4 - Cristina Branco - Aula de natação
5 - Caio - Benedita
6 - Palankalama - Zero passos
7 - Caco - Polaroid
8 - Clã - Curioso clã
9 - Márcia - Tempestade
10 - Sease - Onda
11 - Fogo Fogo - Nha Cutelo
entrevista Fogo Fogo
12 - Fogo Fogo - Oh minina


PLASTIC PEOPLE COM NOVIDADES















"Visions" é o primeiro capítulo da história dos Plastic People que remonta a 2015 quando André Frutuoso e João Gonçalo começam a trabalhar juntos, lançando as bases do que viriam a ser as primeiras demos da banda. A estreia acontece, em Maio de 2016, como Human Fiction, desvendando já uma sonoridade pós-punk, rock e alternativa nas suas composições. Após várias formações, e já com João Tiago (Loto, Balla) nos sintetizadores, teclados e voz, a banda adopta o nome Plastic People para um concerto de apresentação, em Alcobaça, em Dezembro desse ano.

No início de 2017, decidem participar no concurso de bandas EDP Live Bands, vencendo a edição desse ano. Sobem ao palco Heineken do festival NOS Alive’17, em Lisboa, e viajam até Madrid para tocar no festival Madcool.

No final desse Verão, iniciam a pré-produção de “Visions”, instalando o seu estúdio no antigo Clinic (o mítico club que durante a primeira década do milénio voltou a colocar Alcobaça no mapa com concertos de artistas e DJs nacionais e internacionais). André, João Gonçalo e JT finalizam a maquete com os temas do álbum de estreia e avançam para as gravações no início de Março de 2018. Os Plastic People juntam-se a Nuno Roque (produtor que trabalhou com bandas como Capitão Fausto, Keep Razors Sharp, Sérgio Godinho ou Mercado Negro). Os métodos de captação do produtor, utilizando microfones e pré-amplificadores dos anos 60 e 70, os efeitos nas guitarras vindos dos pedais das mesmas décadas e dos amplificadores a válvulas, os teclados e sintetizadores analógicos vintage, tudo se conjuga e se combina em volta da sonoridade pós-punk e alternativa dos Plastic People. A produção é da própria banda e de Nuno Roque, a mistura é do produtor lisboeta e a masterização ficou a cargo de Mário Barreiros.

"Visions" está à venda a partir de hoje, 28 de Setembro, e é uma edição Sony Music.

"Visions” é um álbum que fala do quotidiano de pessoas que levam a vida ao limite, no amor como nas suas vivências, às vezes excessivas. As ilusões, as expectativas goradas e, muitas vezes, a dificuldade em lidar com uma visão romântica da vida transformam-se nas histórias das músicas de “Visions”. As vivências de André, João Gonçalo e João Tiago em Alcobaça – uma pequena cidade do Oeste com muito para contar – moldam as suas personalidades e as suas visões, bem explícitas neste disco. "Visions” surge dessas emoções como um verdadeiro romance punk.

PLASTIC PEOPLE AO VIVO
05.10 Musicbox Lisboa (bilhetes)
12.10 Clinic | Alcobaça ESGOTADO
13.10 Clinic | Alcobaça (bilhetes)
  

GRAND PULSAR COM NOVO SINGLE




















Improvável duo de guitarra acústica e bateria, com canções cantadas a duas vozes, em Português, os Grand Pulsar apresentam um formato moderno com um toque alternativo que prima pelas emoções das melodias e da mensagem que transmitem. Em 2015, Diogo Brandão e Alexandre Reis criaram os Grand Pulsar. Rapidamente criam temas originais que lhes permitiram fazer a estreia ao vivo em Outubro desse mesmo ano no Teatro Loucomotiva. Em janeiro de 2016 publicam a versão ao vivo do tema “Meia Lua” extraído do concerto de estreia.

Em 2017 participa no programa Masterclass da rádio Antena 1 em parceria com a SPA com o mentor João Gil, onde lhe é reconhecido o seu talento e valor como autor e compositor. Entretanto é lançado o single “Por Agora, Só Depois” que integra a playlist da Antena 1 e TSF. O videoclipe é distinguido num artigo da RTP que valoriza o espírito criativo da banda e a sua originalidade.

“Meia Lua” é o novo single da banda. É uma canção poderosa que fala do tempo, de como ele demora infinitamente quando estamos incompletos e como é efémero quando vivemos intensamente. Fala da urgência de estarmos bem com quem nos faz bem.
 

MAZGANI CELEBRA PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DE "THE POET'S DEATH" EM DUETO COM NADINE KHOURI




















Na semana em que celebra o primeiro aniversário do seu último disco, MAZGANI presenteia-nos com uma reinterpretação do tema THE FAINTEST LIGHT em dueto com a artista britânica NADINE KHOURI. A cantora vai juntar-se a Mazgani em palco para um espectáculo especial no dia 2 de Fevereiro no Teatro Aveirense.

"Para além da grande admiração que tenho pelo trabalho da Nadine, seja pela sua refinada escrita de canções ou pela sua belíssima voz, temos em comum o facto de termos ambos gravado discos com o John Parish. O John é reconhecido, evidentemente, pelo seu extraordinário trabalho como produtor e guitarrista, pelas suas colaborações com a PJ Harvey ou com os Eels, mas ele é também um ser humano de uma rara bondade e generosidade, o que faz com que os seus amigos se tornem amigos também.

Deu-se o acaso de eu e a Nadine tocarmos em Londres na mesma semana e, depois de assistirmos aos concertos de um e outro, falámos imediatamente sobre a possibilidade de uma futura colaboração.

Agora, quase um ano depois, a Nadine ofereceu a sua voz de negro veludo à minha canção, para minha grande honra e alegria." - Shahryar Mazgani

O videoclipe desta versão da última faixa do último disco de Mazgani é da autoria de Joana Linda, assim como a capa do single.

"Em The Faintest Light, Mazgani caminha sozinho pelas ruas de Alvalade, um dos bairros mais representativos da arquitetura moderna em Lisboa. Evocando uma estética associada aos anos 70 e aos filmes de Jonas Mekas, o movimento próprio da cidade contrasta com a solidão do protagonista e acentua a melancolia própria de um dia de Inverno, iluminado pelos últimos raios de sol de um frio fim de tarde." - Joana Linda

Este foi um ano extraordinário na carreira de Mazgani, que percorreu o país em concerto para muitas salas cheias e esgotadas.


Próximos espectáculos:

28 de Setembro, Heineken Convida com Sean Riley, Musicbox, Lisboa
5 de Outubro, Teatro Mascarenhas Gregório, Silves
13 de Outubro, convidado de The Poppers Indiegente Live, Lisboa
31 de Outubro, Teatro Pax Júlia, Beja
2 de Fevereiro, Teatro Aveirense com Nadine Khouri

Mais info:
www.facebook.com/pg/mazgani

MURMUR EM DIGITAL




















EDIÇÃO 28 SETEMBRO | RIO INVISIVEL

Mur Mur junta a atriz e cantora Sandra Celas, Alexandre Cortez (Rádio Macau, Palma’s Gang, Lisbon Poetry Orchestra), Filipe Valentim (Rádio Macau, Viviane), o guitarrista Tiago Inuit (Rota do Sul, Fausto) e o baterista Luís Barros (Alek Rein, Filipe Sambado,). O resultado são canções pop urbanas que compõem o primeiro álbum da banda, Rio Invisível com edição digital a 28 de Setembro de 2018, dia em que banda apresenta o vídeoclip do primeiro single “Lisboa”, com letra de Ondjaki.

Este primeiro trabalho foi pré-apresentado recentemente na Igreja de Santo António, no coração de Lisboa, numa sessão intimista e numa formação especial, que permitiu realçar as evidentes e distintivas qualidades de um trabalho que privilegia a língua portuguesa e que dentro de uma linguagem próxima do universo pop/rock- bebe as suas influências não só na música portuguesa contemporânea, mas também em géneros musicais diversificados que vão da eletrónica ao jazz.

Mur Mur são canções que abordam temas que vão de um certo intimismo a um lado objetivamente mais urbano e de cariz social. São nitidamente canções de cidade onde nas entrelinhas se sente um lado de miscigenação e de cruzamento de linguagens que são, também, um retrato de Lisboa e da alma portuguesa.

O primeiro álbum de originais, Rio Invisível, foi produzido por Miguel Sá Pessoa cuja atividade profissional foi essencialmente desenvolvida nos EUA onde produziu New Kids on The Block; Jordan Knight; Mark e Donnie Wahlberg; Mai Kuraki (Japão); Lyle Mays (Pat Metheny Group); Luciana Souza e Nando Lauria, entre muitos outros, e como compositor e produtor trabalhou para a Disney (filme), Sony Music, Island Records e Atlantic Records.

MurMur:
Sandra Celas – Voz e composição
Alex Cortez – Baixo e composição
Filipe Valentim – Teclados e composição
Tiago Inuit – Guitarra e composição
Luís Barros – Bateria (convidado)
 

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

PROGRAMA DE 27/09/18

1 - Benjamim / Barnaby Keen - Madrugada
entrevista Luis Nunes e António Vasconcelos Dias (Benjamim)
2 - Benjamim / Barnaby Keen - Disparar
3 - Márcia - Tempestade
4 - Clã - O sorriso de Gioconda
5 - Alcool Club - Honesto
entrevista Praso e Montana (Alcool Club)
6 - Alcool Club - Equilibrio
7 - quartoquarto - cravos e credos
8 - Selma Uamusse - Baila Maria


O GAJO AO VIVO




















29 Setembro - Museu da lousa - Valongo
11 Outubro - Museu de Arte Sacra - Mértola
15 Outubro - Teatro a Barraca (com poesia)

PERCURSOS SONOROS




















Com a imagem renovada, o festival volta à cidade e com traz com ele histórias, memórias e boa música portuguesa.

 A Incentivo Positivo, em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e com o Conselho Municipal da Juventude, apresenta a terceira edição do Percursos Sonoros. Será no dia 6 de outubro, a partir das 21:30, que as ruas oliveirenses irão voltar a encher-se de música para dar vida a espaços emblemáticos, cuja história se encontra esquecida. “Nesta edição não haverá repetição de locais da edição anterior, e como tem vindo a acontecer, a escolha dos espaços dos concertos passou por uma criteriosa seleção para que o percurso seja confortável e interessante para o público presente.” - refere Ana Sofia Oliveira, coordenadora do festival. Alguns locais encontram-se “reservados” para acolher os concertos onde iremos levar a boa música portuguesa. Outras das confirmações, neste caso a nível musical, Captain Boy estará na Linha do Vouga no arranque às 21:30, depois a dupla de Viseu, Galo Cant’Às Duas que vão marcar presença nos Jardins dos Alegrias, os NU actuarão na Igreja e os The Lemon Lovers que vão atuar no Antigo Quartel dos Bombeiros de Oliveira de Azeméis. As novidades finais vão ainda surgir, mantendo as linhas de uma nova imagem, mais fresca e profissional, exigida pelo exponencial crescimento do festival.

 O Percursos Sonoros acontece desde 2016. É um dos projetos de dinamização cultural e patrimonial da Incentivo Positivo, uma associação juvenil de empreendedorismo e inovação. O festival consiste na realização de concertos intimistas em locais emblemáticos de Oliveira de Azeméis, alguns deles ainda populares, enquanto a maioria terá os holofotes direcionados para si apenas durante este dia. O motivo da escolha de cada local será visível durante os espetáculos para que o público sinta o peso histórico do local onde se encontra. Os espaços escolhidos têm comum o facto de serem locais improváveis para a realização de concertos. Por espaços como o Hotel Dighton, a Casa Museu Regional, o antigo Cinema Gemini, o antigo colégio e o Millenium BCP, arquitetado por Siza Vieira, já passaram nomes como Gobi Bear, Sequin, Homem em Catarse, The Miami Flu, Surma e First Breath After Coma, entre outros. O evento apresenta um constante crescimento de edição para edição, tanto em termos quantitativos como qualitativos, tendo um dos concertos da edição anterior contado com uma assistência de 200 pessoas.

A iniciativa visa a ampliação da programação cultural do município destinada ao público jovem, a divulgação de bandas emergentes, assim como a descoberta do património cultural da cidade. Destaca-se de outros eventos por não se centrar apenas na música, mas por fomentar a promoção de jovens talentos e a democratização cultural, promovendo o património local e sensibilizando a população para a sua salvaguarda, o que garante a consolidação da identidade oliveirense e contribui para o desenvolvimento da consciência de cidadania.

Objetiva-se que o evento se realize anualmente, diversificando-se o percurso e promovendo outros locais emblemáticos e novas bandas emergentes.

https://www.facebook.com/PercursosSonoros/
https://www.facebook.com/incentivopositivo/

NOVO SINGLE PARA THE BLACK MAMBA




















The Black Mamba apresentam novo single e videoclip: “Believe”. Depois de “Stronger”, a primeira amostra daquele que será o terceiro disco de originais da banda, “Believe” antecede agora este disco com edição marcada para 19 de Outubro.

“Believe” é um dos temas mais importantes de sempre para a banda, que ganhou ênfase e um significado especial graças a um videoclip com imagens inéditas de um documentário produzido para a organização não-governamental HELPO. O documentário chama-se “Koshukuru” e mostra imagens que retratam a condição da educação no norte de Moçambique, na região de Nampula, e o trabalho desta associação em prol da mesma.

The Black Mamba associaram-se a este documentário ao perceberem desde o primeiro minuto a ligação entre a letra de “Believe” e a mensagem de esperança que transmite com a intenção deste trabalho. “Believe” é sobre alguém que tem tudo o que é suposto ter para ser feliz mas que se sente vazio, em oposição à realidade destas crianças retratadas com uma vontade enorme de aprender e que valorizam esse ato como o mais importante da sua vida.

Depois de um ano repleto de concertos de norte a sul do país, com presença em vários festivais, como Meo Marés Vivas, Festa do Avante e uma estreia esgotada no Coliseu de Lisboa, The Black Mamba preparam-se para mais um ano com muitas novidades.

Mais info - HELPO: https://www.helpo.pt/

Redes sociais - The Black Mamba:

Facebook: https://www.facebook.com/TheBlackMambaMusic/
Instagram: https://www.instagram.com/theblackmambamusic/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCC4UsTWLo6TtMHWnGZ2I0-g

CICLO PREPARATÓRIO COM NOVO SINGLE




















Ciclo Preparatório apresenta novo single, "Caravela". Já disponível no YouTube e a partir de amanhã nas habituais plataformas digitais.

Depois de "Melhores Dias Hão-de Vir" e "Cidade Adormecida", lançadas em Junho, esta é a terceira música a ser divulgada do novo disco do grupo, que tem edição prevista para o dia 26 de Outubro e conta com o apoio da Fundação GDA.

"Caravela" (Setembro, 2018)
Letra e Música: Sebastião Macedo
Gravação: Bernardo Barata
Produção: Sebastião Macedo
Mistura: Hugo Valverde
Masterização: Nuno Monteiro (Torpedo Estúdios)
Fotografia: Nuno Guerreiro de Sousa

O Ciclo Preparatório surgiu em 2012 e é formado por João Graça, José Pape, Sebastião Macedo, Francisco Macedo, Benedita Pinto Gonçalves e Constança Pinto Gonçalves, aos quais se junta Bernardo Peixoto em palco. O álbum de estreia, "As Viúvas não temem a Morte", foi editado em 2013 pela NOS Discos e inclui os sucessos "Lena Del Rey" e "A Volta ao Mundo com a Lena D'Água".
 

LUÍSA APRESENTA NOVO DISCO


















A compositora Luísa Amaro apresenta o seu novo CD, "Mar Magalhães”, na sexta-feira no Museu do Oriente, com um grupo de músicos que inclui o ex-ministro das Finanças António Bagão Félix.

O CD é inspirado na viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães, há 500 anos, e inclui composições de Luísa Amaro, Manuel de Falla e Heitor Villa-Lobos, entre outros compositores.

Na apresentação, às 21:00, no auditório do Museu do Oriente, em Alcântara-Mar, Lisboa, além de Luísa Amaro (guitarra portuguesa) e Bagão Félix (percussões), participam os músicos Gonçalo Lopes (clarinete), Paulo Sérgio (piano), Heloísa Monteiro (guitarra clássica), João Mota (cavaquinho) e Leonor Padinha (voz), com os quais a guitarrista gravou o CD.

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

PROGRAMA DE 26/09/18

1 - Mazarin - Bossa
2 - Bardino - Heroísmo
3 - Quadra - Pulsar
4 - Maquina del Amor - Mau
5 - Galo Cant´Às Duas - Marcha dos que voam
6 - Orlando Cohen - Sombras
7 - Márcia - Tempestade
8 - Clã - Fahrenheit
9 - The Walks - Let us finish what we started
10 - Basset Hounds - Condor
11 - Huggs - Cocaine 
12 - Fugly - Take you home tonight
13 - The Twist Connection - Dancin' in the dark #2

O DISCO DE ESTREIA DE MARIA EMÍLIA




















A voz de Maria Emília é fresca e límpida, luminosa. Canta o fado como quem respira e sente-se em “Casa”. Em tom castiço, revelou-se nas mais prestigiadas casas de fado e edita em Outubro o disco de estreia na Valentim de Carvalho.

O CD "Casa de Fado" chega às lojas a 26 de Outubro, e estará também disponível nas plataformas digitais. No single de apresentação, com a produção e o acompanhamento à guitarra de Carlos Manuel Proença e as palavras de Cátia Oliveira, Maria Emília demonstra o seu amor ao fado e às casas de fado onde nasceu para a música, cresceu e se fez fadista.


Concerto de apresentação do disco:
30 de Novembro no Tivoli BBVA [link para evento oficial]
Os bilhetes já estão à venda [link para bilheteira]


Maria Emília nas redes sociais:
Spotify | Apple Music e iTunes | Youtube | Facebook | Instagram
 

LUÍS REPRESAS APRESENTA NOVO DISCO

CARLÃO EM ALMADA















Na 1a semana, "Entretenimento?" entra diretamente para #5 do top de vendas nacional e #1 do top de vendas digital.

No próximo dia 29 de setembro, sábado, Carlão regressa a casa para apresentar o novo disco de originais "Entretenimento?" ao vivo no Teatro Municipal Joaquim Benite em Almada.

Este concerto tem um formato mais intimista uma vez que a sala permite uma maior aproximação e envolvimento com o público. Um formato raro para uma atuação de Carlão que torna este espetáculo num momento único de conexão com o público.

Para além da banda que normalmente o acompanha ao vivo, Carlão traz ao Teatro Municipal Joaquim Benite três convidados muito especiais e que também eles contribuíram para o disco "Entretenimento?": Manel Cruz, Edi Ventura e Nelson Correia.

O novo disco, que é apresentado neste concerto em Almada, conta com 12 temas originais, entre eles, os singles “Agulha no Palheiro”, “Viver Pra Sempre” e os mais recentes "Contigo” e “#Demasia”.

Na primeira semana de vendas, "Entretenimento?" entrou diretamente para #5 do top de vendas de discos nacionais (físico + digital) e para #1 do top de vendas digitais

MAIS UM FADO DOS BANHO MARIA




















"Mais Um Fado no Fado" representa para os Banho Maria uma saudosa gratidão a uma voz do fado vadio a quem devem a inspiração do rearranjo deste tema.

O sentimento de perda está bem patente na expressão musical deste fado, de tal forma que se confunde o sentimento original de amor profundo, com a imensa saudade de quem parte muito antes do tempo.

O contributo do quarteto feminino de cordas, Pizzicato, é a base da tonalidade desta versão produzida por Nuno Roque.

Disponível em formato digital a 12 de Outubro.

O NOVO DISCO DE RICARDO AZEVEDO




















Ricardo Azevedo vai editar aquele que será o seu quarto disco de originais a solo "Kaizen" - Gravado entre o Reino Unido e Portugal, conta com a produção de Saul Davies (James), iONE e Vítor Silva e tem edição marcada a 26 de Outubro.

O autor do "Pequeno T2" volta ao inglês e às suas raízes nos Ez Special e transforma o seu som na nossa língua materna.

Fiquem com o primeiro single do álbum "A Tua Chama"


A música "A tua Chama" vai numa nova direção sonora, mais dançável e alegre.

As relações são como uma chama, que tanto podem ser fugazes ou então de promessas de amor eterno.
O tema retrata a procura de uma chama maior, que ilumina as noites mais escuras.

O novo disco "Kaizen" faz uma ponte musical entre um passado e um piscar de olho ao futuro.

terça-feira, 25 de setembro de 2018

PROGRAMA DE 25/09/18

1 - 47 de Fevereiro – La favorita
2 – Linda Martini – Quase se fez uma casa
3 – PAUS - Faca cega
4 – Ermo – Vem nadar ao mar que enterra
5 – Baleia Baleia Baleia – Quero ser um ecrã
6 – Palas – Saltar à corda
7 – Clã – Sopro do coração
8 – Márcia – Tempestade
9 - Señoritas – Enlouqueci
10 – Lavoisier – Vira
11 – Haëma – Peixe voador
12 - Senza – Goa
13 – Ela Vaz – Canção do mar
14 – Aldina Duarte – Conto de fadas
15 – Cristina Branco – Este corpo
 

CIRO CRUZ COM NOVO DISCO




















O baixista e produtor Ciro Cruz lança o quinto álbum de temas originais, “Volume 5 Sinergy”.

O primeiro single é o tema “Sinergy” que vem com muito groove e foi gravado com muita energia pelo seu quarteto.

Outro dos temas preferidos do baixista Ciro Cruz é “Shine In the Sky”, uma homenagem ao amigo Angélico Vieira.

Do alinhamento fazem ainda parte “Praia da Tocha”, “Tróia”, “ Baião da Bilé”, “Brazilian Party”, “Jazz Station” e “Milwaukee Blues”.
“Vol. 5 Sinergy” é como um bom livro com boas histórias transformadas em música.

Disponível em formato digital a 12 de Outubro.

:PAPERCUTZ PELA EUROPA

+351 FADO EM ESTREIA NO CASA ALFAMA












“+351 FADO” é o indicativo da cumplicidade musical, de raiz tão portuguesa, que existe entre João Monge e João Gil desde o momento em que se conheceram. Neste projecto, que nasce do desafio do Santa Casa Alfama, João Monge e João Gil fazem uma síntese das suas composições conjuntas com raízes no fado.
 
“Desde há muito que eu e o João Monge fazemos uma das parcerias mais duradouras. Conhecemo-nos em plenos anos 70 e, desde os primórdios do Trovante até hoje, criámos universos distintos e diferentes entre si, histórias e personagens que habitam e têm vida própria nas nossas canções.”

Ana Margarida e Duarte dão voz aos temas de “+351 FADO”, ao qual se juntam Miroca Paris na percussão, João Gil na guitarra acústica, José Conde no clarinete e Pedro Amendoeira na guitarra portuguesa. É com esta formação que “+351 FADO” promete trazer uma nova sonoridade à canção de Portugal, recuperando fados originalmente compostos para grupos como “Do Sol à Lua”, “Ala dos Namorados”, “Fados de Amor e Pecado” ou “Quinteto Lisboa”.

O entusiasmo dos autores é notório: “chegamos a 2018 e eis que surge o convite do Santa Casa Alfama. Voltam a brilhar os nossos olhos, agarramos a oportunidade, aproveitamos o lance, convidamos dois excelentes intérpretes e procuramos uma nova sonoridade. E cá estamos de novo com o desejo de juntar as peças deste nosso pequeno mundo do Fado. Fácil de entender e fácil de ligar Portugal ao Mundo: + 351 Fado”.

Constituição do Grupo
Ana Margarida – voz
Duarte – voz
Miroca Paris - percussão
João Gil – guitarra acústica
José Conde – clarinete
Pedro Amendoeira – guitarra portuguesa

NO SALÃO BRAZIL









Qui, 27 Set, 22h00
Alcool Club em Coimbra!
Depois de “Club 120”, “Rap Proibido” é o segundo trabalho de originais do coletivo de Sines.
Com atuações ao vivo que têm feito aumentar a base de seguidores, setembro será um mês
para fazer crescer os sócios do clube. Além da apresentação no Salão, tomam de assalto
Lisboa (Music Box) e Porto (Casa da Música).
Bilhetes: 10€ (bilhetes disponíveis na BOL e lojas parceiras)

Sex, 28 Set, 22h00
FOGO FOGO

Como o vulcão da Ilha do Fogo ainda recentemente tragicamente provou, há forças nas entranhas da terra cujo avassalador poder ainda desconhecemos e que não são possíveis de prever ou antecipar. O mesmo acontece na música. Apesar de hoje em dia se pensar que a música já não contém mistérios e que já não há nenhum recanto da memória por explorar, a verdade é que de vez em quando ainda surge uma erupção inesperada. Felizmente, no caso da música a única coisa que eventualmente pode
ficar arrasada com tais fenómenos é a inércia. Caso claro: Fogo Fogo, o projecto de Francisco Rebelo (baixo), João Gomes (teclas), Márcio Silva (bateria) e Danilo Lopes e David Pessoa (vozes/guitarra) que regularmente tem explodido com incontrolável energia a pista de dança da Casa Independente, verdadeira instituição cultural a funcionar no Largo do Intendente, ao serviço de uma nova Lisboa.

A Lisboa que vê nascer estes Fogo Fogo é vibrante e especial: é uma Lisboa onde cabe toda a África, sobretudo a que fala português, tanto a do futuro, como a do passado. Uma Lisboa onde ainda é possível descobrir peças de colecção em vinil dos Tubarões e todas as obscuras pérolas de edição de autor que a diáspora de Cabo Verde gravou nos anos 80 e 90 no estúdio Musicorde de Campo de Ourique e que o mundo nunca ouviu. Essa é a Lisboa que, qual vulcão, expeliu os Fogo Fogo.
Bilhetes: 8€, 7€ (BOL e lojas parceiras)

Sáb, 29 Set, 22h00
TATANKA

Em paralelo com os Black Mamba, Pedro Tatanka tem apresentado em concerto o seu projeto a solo, tendo mesmo um disco na calha, que sairá muito em breve. De resto, já se conhecem alguns temas, todos cantados em português, como "Alfaiate", "De alma despida" e "Estrela".

Bilhete: 10€, 8€ (BOL e lojas parceiras)

IAN COM NOVO SINGLE




















NOVO SINGLE "SPRING OR DESIRE"

Festival Gente Sentada | GNRation - 17 Novembro

IAN é Ianina Khmelik, violinista russa, nascida e criada em Moscovo.
Reside em Portugal há mais de uma década, é cantautora e violinista na Orquestra Sinfónica do Porto.

IAN (o projeto) caracteriza-se pela fusão de elementos pop, trip-hop e eletrónica com uma forte presença de instrumentos clássicos como piano acústico e violino, frutos da experiência clássica de Ianina.

A artista foi recentemente confirmada no Festival Gente Sentada para o dia 17 de novembro, onde apresenta o novo EP ao vivo, encabeçado pelo single “Spring or desire”.

Sobre o novo EP:
Seguir em frente.
Este é o mote da segunda investida do projeto IAN, espelhado nos temas que ilustram o novo EP.

"Spring or Desire" (o single de trabalho e fio condutor) anuncia, tal como a estacão, um redescobrir de sentimentos e vontades e do prazer de arriscar a vida em pleno. O rapper americano Tweezy (que a artista conheceu casualmente em Nova York) colabora e reforça a ideia.

"Stop stop never" vinca a estética eletrónica dominante no projeto com ainda mais fervor. É um anunciar de intenções, um grito pessoal que não pede desculpa pelo atrevimento de afirmar que desistir nunca é opção face às adversidades.

"No name" fala sobre os outros, sobre nós, sobre caminhos que, embora se cruzem, nem sempre convergem. O violino é aqui, tal como na vida de IAN, o seu cúmplice de eleição.

É ele, de resto, que a acompanha profissionalmente, todos os dias, na Orquestra da Casa da Música do Porto, enquanto ela continua, em paralelo, a apresentar o seu primeiro desafio em nome próprio. Depois da edição do primeiro EP, e de ter aberto nos Coliseus de Lisboa e Porto os concertos dos The Gift, actuou recentemente no Clube Sixteen Tons, em Moscovo, e no Museu Erarta de São Petersburgo, duas referências máximas da cultura do país.

Por cá, subiu no passado Julho ao palco da inovação para celebrar os 15 anos do festival MIMO e prepara já novos contactos com o público durante o último trimestre de 2018.

Até lá, a música marca-lhe o rumo, orientado pela dinâmica entre ação e reação, num percurso onde nunca nada foi estático.

É essa, de resto, a constante na trajetória de Ianina Khmelik (IAN): achar que “o resto está sempre por fazer” e que com resiliência se garantem vitórias.

Em suma, o acreditar que o caminho … é sempre em frente.

Chegou a Portugal com 15 anos. Sozinha com o seu violino, que a acompanha desde os seus 4 anos de idade. A primeira digressão pelo mundo fora na Orquestra Virtuosos de Gnessin, com apenas 8 anos, levou-a um pouco por todo o mundo. Desde cedo se percebeu que o seu talento para a música era inato.

Hoje é o 1.º violino na Orquestra da Casa da Música do Porto. Todas as semanas na Sala Suggia interpreta os clássicos e os contemporâneos de forma exímia. A vida de IAN nasce depois das pautas e da música dita clássica. O rigor e a estética fazem também o resto do seu caminho.

O verão de 2018 marcou o início desta sua nova e sua grande aventura.
 

CATI FREITAS AO VIVO









site oficial | facebook | instagram | youtube | spotify

27 SET - 21h30
Braga - Theatro Circo
A cantora apresenta em casa os temas do novo disco "Estrangeira", com edição prevista para Outubro
INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO "ESTRANGEIRA"

15 artistas interpretam em tela as 11 canções do disco com o mesmo nome
 

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

PROGRAMA DE 24/09/18

1 - Rodrigo Serrão - Cantar da emigração
2 - Llama Virgem - Neuropa
3 - Fogo Fogo - Oh minina
4 - Tatanka - De alma despida
5 - Alcool Club - Honesto
6 - Benjamim / Barnaby Keen - Terra firme
7 - Rogério Charraz - Dá-me um sinal (ao vivo)
8 - Márcia - Tempestade
9 - Clã - H2omem
10 - Maria - I can feel your green vibes
11 - Lour - Honey
12 - Beni Mizrahi - Soulversation
13 - Sardinhas com Bigodes - Troca o par
14 - Maro - Páro quando ouço o teu nome

CAVE STORY EM TOUR

Cave Story, o trio das Caldas da Rainha que se tornou um quarteto durante a tour de lançamento do seu primeiro LP ‘West’ (2016), voltam às edições. O segundo longa duração tem o título ‘Punk Academics’

Depois do primeiro single ‘Special Diners’, tema preciso e enérgico que explora a economia de uma canção, o segundo single a faixa título ‘Punk Academics’ é um momento de perdurável entusiasmo. Oito minutos que se dividem em todas as dinâmicas que fazem parte desse novo disco. O novo single que se vem juntar a ‘Special Diners’ e à faixa título ‘Punk Academics’ faz a pergunta final que dá o mote para o disco e para a fantasia dos Cave Story. Quais são os limites de viver neste escapismo?
‘Offered Forms of Escape’ surge a meio do disco como que a questionar se alguma parte da academia punk dos Cave Story se materializou.

Ao longo do disco percorremos as lições do DIY, do punk, do hardcore. Aqui tornadas um objecto. Estudo de caso sobre a influência sem preconceito, da libertação física dos Black Flag, ludicidade dos Minutemen, ou a contemplação que nunca se perde de vista dos Television. Our Band Could be Your Life, Your Band Sucks, Perfect Youth, I Dreamed I Was a Very Clean Tramp, tudo isto manuais que se podem requisitar na biblioteca desta academia.

‘Punk Academics’ foi gravado pelos Cave Story numa pequena casa no Oeste. Nasceu da materialização simbólica da Punk Rock Academy de que nos falou Atom& His Package no disco A Society of People Named Elihu. Desta feita com curadoria dos Cave Story.

As primeiras datas de apresentação ao vivo de “Punk Academics” acontecem dia 28 de Setembro no Maus Hábitos, no Porto, concerto integrado no circuito Super Nova, que percorrerá o país (ver em baixo), e dia 29 de Setembro na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa. A tour nacional continua em Outubro e Dezembro. Em Novembro a banda estará em tourné Europeia.

O disco estará disponível em LP, CD e nas plataformas digitais a partir de 28 Setembro. Edição Lovers & Lollypops.

28/9 Maus Hábitos – Porto
29/9 Galeria Zé dos Bois - Lisboa
13/10 Arco 8 - São Miguel, Ponta Delgada
20/10 Club Vila Real – Vila Real
10/11 Carmo 81 - Viseu
11/11 Madrid - Fun House
14/11 Capbreton - Le Circus
15/11 Limoges - El Doggo
16/11 Lyon - Le Farmer
20/11 Warsaw - Chmury Klub
22/11 Basel - OFF bar
23/11 Locarno - MonoBar
1/12 Salão Brazil - Coimbra
8/12 Stereogun - Leiria
 

GNR COM NOVIDADE A 1 DE OUTUBRO














Três anos depois do álbum "Caixa Negra", os GNR voltam aos originais com "QUEM?". Composto por Tóli César Machado e Rui Reininho, a dupla que nos últimos trinta anos tem alimentado criativamente os GNR, “QUEM?” foi produzido por Tiago Novo, a.k.a. New Max.

Com estreia marcada para 1 de Outubro, Dia Mundial da Música, "QUEM?" é uma canção pop, de melodia sofisticada e letra inspirada, que nos transporta numa viagem pelos universos paralelos de Rui Reininho. "QUEM?: GNR! É uma afirmação para quem não duvida que este percurso musical se fez de ondas de rádio, montanhas russas de estradas e centenas de palcos por esses mundos fora e círculos fechados nos discos, vídeos e CDs e hoje também em streaming”, explica o vocalista e letrista da banda.

O videoclip de “QUEM?”, realizado por Marco Oliveira, conta com a participação da actriz Mikaela Lupu e da própria banda. Rui Reininho, Jorge Romão e Tóli César Machado elegeram a cidade do Porto como cenário deste novo registo.

A uma semana da estreia, partilhamos um pequeno excerto de “QUEM?”.

JOANA ESPADINHA COM DISCO A ROMPER











Joana Espadinha primeiro levou-nos a dançar e depois fez-nos pensar. E bem. Em dois singles - "Leva-me a dançar" e "Pensa bem" - mostrou ao que vinha. É uma cantora, autora, executante. É música de corpo inteiro. Faz canções que nos agarram, activam a circulação de emoções e a vibração dos músculos, desde logo o coração, e tanto nos convidam a menear as ancas como nos abanam.

O seu disco de estreia na Valentim de Carvalho chega às lojas na Sexta-feira, dia 28 de Setembro. “O material tem sempre razão” é uma viagem de exploração, descoberta e afirmação, tanto em termos musicais como líricos. Se na música há a produção de Luís Nunes, mais conhecido como Benjamim, em parceria criativa a desenvolver as ideias musicais de Joana Espadinha, já as letras revelam várias perspectivas e histórias de amor e de vida, uma narrativa típica do “coming of age” constituída por canções intemporais e nas quais nos reconhecemos.

Em plena contagem decrescente para o lançamento, Joana Espadinha oferece-nos um tema em exclusivo nas plataformas digitais.

"Jogo das cadeiras"
é faixa de abertura do disco e já pode ser ouvida online

Ouvir "Jogo das Cadeiras", tema exclusivo no digital:
Apple Music | Spotify | iTunes | Deezer | Google Play | Todas as plataformas

CONCERTOS DE APRESENTAÇÃO DO DISCO
CONCERTO + CD €10.99

Porto | 26 Setembro | Passos Manuel
Início do espectáculo: 22h | Bilheteira: https://goo.gl/qq71bb

Lisboa | 27 Setembro | Teatro do Bairro
Início do espectáculo: 22h | Bilheteira: https://goo.gl/Edoby7

MENTA COM TEMAS NOVOS




















Os MENTA nascem no verão de 2015, na voz e guitarra de Ricardo Catela e com João Ângelo no baixo.

Uma harmonia em duo que rapidamente cresce para o formato banda. Daqui surgem os primeiros arranjos originais, inspirados em referências e origens dos seus membros demarcadamente distintas, que vão do Punk/Rock/Pop ao Jazz.

A ideia é simples: fazer das suas músicas uma banda sonora da vida de quem as escuta, ou em alternativa, que as liberte e faça simplesmente sentir o ritmo e dançar.

Com a maturação das suas ideias, começam a subir ao palco e a trazer para as experiências ao vivo uma identidade musical mais assumida, sem nunca perder a essência de explorar diferentes registos musicais que os caraterizam e nos quais se inspiram.

Se tivessem de confessar um traço característico seria, provavelmente, a vontade de ser um coletivo artístico que encontra a sonoridade perfeita do dia adia de quem os escuta, e que oferece aos seus ouvintes uma essência em que se revejam e encaixem parte dos seus dias ou das suas vidas

Um pop repleto de sintetizadores, com guitarras que acusam um passado pop/rock e melodias vocais que traçam o caminho para um estilo diferente. Uma essência com traços jazzísticos aqui e ali, pinceladas soul que combinam com os ritmos mais groovy e fazem o corpo balancear.

Relançam em formato digital a 28 de Setembro o single de estreia "Um Dia Não São Dias” e, na mesma data, dão a conhecer o seu segundo single “Amor Com Amor Se Paga” – temas que farão parte de um EP a lançar em 2019.
 

BANDIDA AO VIVO




















DIA 12 OUTUBRO | CINETEATRO D. JOÃO V

Raivas, dores, doçuras e contradições numa voz que junta ao fado, e ao jazz, a garra do timbre mestiço para afirmar o ser mulher. Marta Dias e Carlos Barreto Xavier criaram canções em Português feitas com ternura, atrevimento e ousadia. Ah, Bandida.
 
No dia 12 de Outubro, tudo o que as canções “bandidas” encerram dentro de si, ganha aquela emoção única e especial que voz de Marta Dias assume acompanhada ao piano de Carlos Barreto Xavier. Uma noite singular e com certeza inesquecível, no Cineteatro D. João V, às 21h30.
 

sábado, 22 de setembro de 2018

PROGRAMA DE 22/09/18

1 - April Marmara - New home
2 - Monday - Change
3 - L Mantra - Indian girl
4 - Nádia Schilling - Bad as me
5 - Bluish - Mess
6- Raquel Ralha & Pedro Renato - Levitate me
7 - Governo - Meio bicho e fogo
8 - Mundo Cão - As mulheres que muito amamos sem regresso nem lamento

9 - Gypos - 3 sundays in a week
Entrevista Gypos + Iguana Garcia
10 - Iguana Garcia - Leida selva




FESTIVAL APURA EM COIMBRA












“APURA o teu underground” é o nome do recém-nascido conceito que surge na forma de festival de arte independente, com lugar no coração de Coimbra. O Festival APURA decorrerá nos dias 25, 26 e 27 de Setembro, dias em que serão apresentadas variadas performances e exposições, com entradas gratuitas, com o intuito não só de apurar o underground do plano cultural conimbricense e não só mas principalmente de criar uma plataforma para artistas de diferentes áreas procederem à exposição e divulgação dos seus trabalhos. Apurando o sentido histórico da cultura académica, o projeto abraça parceiros como a República Bota-Abaixo e a República da Praça, cenários de dois dos três dias de festival, e, entre outros apoios de relevância para a revitalização da zona histórica conimbricense, destacam-se os bares RS, Bigorna e Cabido; para apurar o paladar, será notória a presença da também parceira, Praxis – Cerveja de Coimbra. “APURA o teu underground” abraça do mesmo modo parcerias com entidades como a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) e a incontornável figura máxima dos estudantes, a Associação Académica de Coimbra (AAC), parceira que disponibilizará os seus Jardins como cenário do dia de encerramento do festival.

Dia 25/9 – República Bota-Abaixo
17h: Banda de Segunda
18h: Soul Freedom
22h: Bairro Novo
23h: Motim
24h:DJ Alex o T-Rex

Dia 26/9 – República da Praça (falta discriminar os artistas)
14h: Abertura das exposições + DJ Myro
16h: Brunch Electronic (Diogo Almeida e Silva + The Quiet Man (18h))
17h: Live Painting
23h: Frederico Nunes (saxofone)
23h30: “Poema Corpo”-CITAC (teatro)
01h: DJ AT-Y + convidado

Dia 27/9 – Jardins da AAC (faltam os DJ’s)
18h: Diogo Almeida e Silva
20h: Salvador D’Alice
21h: Gator, The Alligator
22h: Paradigma
23h: Lazy Eye Society

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

PROGRAMA DE 21/09/18

1 - Danças Ocultas - Azáfama
2 - D'Alva - P'ódio
3 - Conjunto!Evite - O lead é que decide
4 - Sara Tavares - Ginga
5 - Aline Frazão - Sumaúma
6 - Cristina Branco - Eu
7 - Mafalda Veiga e Jorge Palma - Os imortais
8 - Governo - Inauguração do mundo
9 - Mundo Cão - As mulheres que muito amamos sem regresso nem lamento
10 - Diabo na Cruz - Forte
11 - João da Ilha - Advinhar o futuro
12 - Julio Resende - Lisbonhood
13 - JP Simões - Alvoroço

DISCO DE MIGUEL XAVIER




















APRESENTAÇÃO DO DISCO DE MIGUEL XAVIER
01 DE OUTUBRO | 21H00 |
MOSTEIRO DE S. BENTO DA VITÓRIA


Miguel Xavier nasceu em 1995, em Guimarães. O Fado chegou à sua vida muito cedo, pela mão da avó paterna que lhe decorou a infância com as gravações das referências maiores do universo fadista.

Aos 14 anos canta pela primeira vez acompanhado “à guitarra e à viola”. Em 2017 apresenta-se na Sala2 da Casa da Música, num concerto a solo integrado no ciclo “Novos Valores do Fado“. No mesmo ano participa no Festival Caixa Alfama, com uma apresentação em nome próprio no Palco Tofa, na Sociedade Boa União, em Alfama.
Escolheu o Dia Mundial da Música para apresentar pela primeira vez os fados do seu disco de estreia (02 de Novembro) , num concerto intitulado "Em Fio Breve o Coração - Uma Noite de Fado em Fado" com encenação de Nuno Carinhas onde ouviremos Alexandre O’neilll ou Manuela de Freitas, Mário Laginha ou Luís Figueiredo, numa simbiose perfeita materializada na voz e no fado deste jovem que só podia ser fadista.
Direcção Musical - Miguel Amaral
Direcção Cénica - Nuno Carinhas
Uma Produção do Teatro Nacional de S. João
Bilhetes já à venda

Miguel Xavier (voz)
Miguel Amaral (guitarra portuguesa)
André Teixeira (viola)
Filipe Teixeira (contrabaixo)

BILHETES JÁ À VENDA

NOVO VÍDEO DE NÁDIA SCHILLING














“Bad As Me” é o terceiro single retirado de “Above the Trees”, o disco de estreia a solo de Nádia Schilling que fez parte de diversas listas de melhores discos de 2017 e promessas para 2018.

A letra, de tom intimista e carácter confessional, fala-nos da necessidade de recomeçar, uma e outra vez, enquanto o instrumental se vai revelando numa balada lenta e em crescente tensão, como um prenúncio de tempestade.

Acompanhadas por uma secção rítmica obsessiva, camadas de voz de influência shoegaze/dream pop, as guitarras ao estilo “surf-rock cósmico” transportam-nos até ao topo de um vulcão prestes a entrar em erupção.

Este tema conta com a participação especial de Mário Delgado (guitarrista que colaborou com nomes como Lena D’Água, Maria João, Mário Laginha, Cristina Branco, Carlos Barreto, Luísa Sobral, entre muitos outros).

“Bad As Me” fará ainda parte da compilação Novos Talentos FNAC 2018, com curadoria de Henrique Amaro, com data de lançamento para o mesmo dia.

PRÓXIMOS CONCERTOS
22 DE SETEMBRO - Centro Cultural e de Congressos, Caldas da Rainha
3 DE NOVEMBRO - Stereogun, Leiria


PONGO - "BAIA"

MÚSICA PORTUGUESA NA AUSTRIA

















Grandfather's House - Holy Nothing - Mister Teaser - Noirserv - :Papercutz - Rodrigo Leão - Surma - The Miami Flu - Vaarwell - We Bless This Mess

27 a 29 de setembro - Viena, Áustria
O Waves Vienna 2018, primeiro festival de showcases da cidade de Viena - Áustria que se realiza já na próxima semana, de 27 a 29 de setembro, recebe Portugal como país de destaque [country focus] e convida 10 artistas nacionais para a programação deste ano: Grandfather's House, Holy Nothing, Mister Teaser, Noiserv, :Papercutz, Rodrigo Leão, Surma, The Miami Flu, Vaarwell e We Bless This Mess.

Esta é maior comitiva de artistas portugueses presente num festival da especialidade, apenas ultrapassada pela representação nacional no Eurosonic Noordeslag 2017, também em ano de country focus.

Este ano, o tema do Waves Vienna é “East Meets West” e, nesse sentido, o evento destaca dois países como convidados especiais - Eslováquia e Portugal. Desta forma, os principais destaques do evento serão dedicados a conteúdos destes dois países tanto no que diz respeito à programação de showcases e espetáculos ao vivo como em relação à programação profissional do evento. Também na conferência - Waves Vienna Music Conference - grande parte da programação será dedicada aos mercados da música na Eslováquia e em Portugal assim como à atualidade em termos de indústria da música, nomeadamente, no âmbito da sua produção e música ao vivo.

Além dos artistas portugueses anunciados no cartaz do Waves Vienna 2018, estão já confirmadas as presenças de profissionais da indústria nacional em diversas conferências dedicadas à música nacional e a sua exportação.

As conferências focam-se em diversos temas, por exemplo no dia 28 de setembro pelas 11H30 a Sala de Conferências 1 recebe "A cena musical em Portugal", com moderação de Nuno Saraiva da WHY Portugal e convidados como Rui Miguel Abreu do Rimas e Batidas, Miguel Carretas da Audiogest, António Cunha da UGURU, Pedro Nascimento da Turbina e AMAEI, Pedro Oliveira da Fundação GDA e Luís Soares do Rock in Rio.

Ainda no dia 28 de setembro há um "Speed Meeting" completamente dedicado à presença portuguesa no Waves Vienna, onde profissionais da indústria musical europeia e mundial podem conhecer 8 profissionais da indústria portuguesa: Antonio Cunha (Uguru), Hugo Ferreira (Omnichord), Pedro Nascimento (AMAEI / Turbina), Bruno Rocha, João Santos (Lusitanian Publishing), Sérgio Silva (Sincronia dos Sons), Luis Soares (Rock in Rio) e Pedro Valente (Azáfama).

No dia 29 de setembro a WHY Portugal organiza uma sessão de apresentação do ecossistema musical português num ambiente relaxado num espaço apelidado de "Lisboa Lounge".

O festival Waves Vienna está integrado na rede INES - Innovation Network of European Showcases, rede europeia que contribui para um estreitamento de relações no âmbito da circulação de artistas e profissionais da indústria da música.
 
Calendário de atuações portuguesas no Waves Vienna 2018:

Vaarwell - 27 SET | WUK Beisl, 20H30
 Rodrigo Leão - 27 SET | WUK Halle, 22H30

Noiserv - 28 SET | Ottakringer Stage, 19H00
Surma - 28 SET | Aula, 19H15
Holy Nothing - 28 SET | Ottakringer Stage, 22H45

The Miami Flu - 29 SET | WUK Beisl, 19H15
Grandfather's House - 29 SET | Aula, 20H00
:Papercutz - 29 SET | WUK Beisl, 20H30
We Bless This Mess - 29 SET | Clash, 21H15
 Mister Teaser - 29 SET | Tanzbar Palme, 00H00

Calendário de conferências portuguesas no Waves Vienna 2018:

The Music Scene in Portugal
28 SET | Conference Room 1 | 11H30

Speed Meeting: Meet the Portuguese
28 SET | Nuu Gallery | 13H30

Pop Up Session: Nuno Saraiva, WHY Portugal
28 SET | Conference Room 2 | 14H45

WHY Portugal @ Lisboa Lounge
29 SET | Lisboa Lounge | 15H15

Toda a programação aqui.

DÁLVA COM NOVO SINGLE














Depois do single Verdade sem Consequência editado em Maio, num registo que apanhou todos desprevenidos, e que ocupou meses a fio o 1º lugar em tops de rádios como a Antena 3 ou Radar, chega P’Ódio, uma canção que ironicamente começa com a frase “…não aspiro a esse pódio” .
Musicalmente bem mais próxima do universo sonoro de D’Alva, revela imediatamente alguma maturação musical, quer na produção quer na interpretação, e numa escrita bem ao jeito de #LLS: directa, aparentemente descontraída e regada a q.b. de ironia.

"P'Ódio aborda a ansiedade que advém de nos expormos à crítica e escrutínio, e de como deve ser a nossa relação para com quem apenas "fala muito e não faz nada". É um "vive e deixa viver", mas algo que se estende para além da música e para o quotidiano e as presentes dinâmicas e interacções sociais." explica Ben Monteiro.

Se para muita gente D’Alva é sinónimo de descontracção e leveza, o videoclipe que acompanha este single revela a intensidade com que Alex D’Alva Teixeira, Ben Monteiro e restantes membros que os acompanham se entregam aos espectáculos e ao público. A realização/produção é mais uma vez totalmente D.I.Y. pela mão de Ben Monteiro, num registo acima de tudo documental, e que mostra uma verdade que em certa medida só os D’Alva verdadeiramente conheciam de si mesmos: bem para além do hype, dos discos, das canções, dos memes, dos likes, das visualizações, os D’Alva são compreendidos ao vivo. Se em estúdio pela mão da produção de Ben Monteiro a elasticidade com que saltam de género é inigualável, o mesmo acontece ao vivo pela mão do front-man puro que é Alex D'Alva Teixeira. É impossível falsear a energia frenética, entrega e maneira como grupo e público se tornam um, seja num coreto, num clube, num auditório ou num palco de festivais de grandes dimensões - o resultado é invariavelmente o mesmo, ninguém fica indiferente como aliás retrata o vídeo.

Os D’Alva querem-se (re)definir pelo que são, com "mais acção e menos conversa", e P’Ódio é mais um capitulo que nos introduz aos seus MAUS ÊXITOS.
foto de Cristiana Morais

MAUS ÊXITOS é o nome do segundo esforço de estúdio do duo que fez mexer a Pop independente nacional. O título encerra em si uma dualidade peculiar reflectida nas canções, e quem sabe reveladora do que o duo experimentou nestes últimos quatro anos. No bom, no mau, e em tudo o que há pelo meio, Alex D’Alva Teixeira e Ben Monteiro encontraram as espectativas e o medo de falhar. Largaram-nas, abraçaram-no, e encontraram-se num disco (ainda) sónicamente Pop, pessoal e honesto, onde procuraram canções que falem por si, mais que a produção ou outros quaisquer “fireworks”.

Para a capa de Maus Êxitos a Direcção de Arte ficou a cargo de Bráulio Amado, o criativo Português sediado em Nova Iorque que tem dado que falar pelo trabalho desenvolvido para artistas como Frank Ocean, Beck ou Roisin Murphy entre outros. Foi-lhe dada total liberdade criativa e o resultado é uma composição fotográfica representativa da sua interpretação de cada uma das canções que integram este longa duração. A fotografia ficou a cargo de Cristiana Morais que, à distância, concretizou a visão de Braulio.
 

CONJUNTO!EVITE NOS NOVOS TALENTOS FNAC














SINGLE “O LEAD É QUE DECIDE” EM ESTREIA EXCLUSIVA

21 de Setembro, 2018 – Conjunto!Evite revelam a canção “O Lead é que Decide”, que sairá no novo disco que será editado no final de 2018. O single é editado em primeira mão na edição de 2018 dos Novos Talentos FNAC. A colectânea que no passado revelou artistas como Deolinda, Rita Red Shoes, Capitão Fausto e Isaura, está a partir de hoje disponível nas lojas FNAC.

“O Lead é que Decide” pode ser ouvido AQUI.

O tema estará disponível no canal de Youtube e no site da banda para escuta e download a parti de 24 de Setembro.

Conjunto!Evite são uma banda de Rock Progadélico, conhecidos pelos temas “Ondas e Marés” e “Controla a Paranóia”. Sobre o tema e o novo disco, a banda revela que a canção “foi apresentada num ensaio e nunca mais saiu de cima da mesa. Uma drum machine, sintetizadores colocados em tempos diferentes com arranjos estranhos e melodias fortes.”

PRÓXIMOS CONCERTOS

18 OUT – Anjos70, Lisboa
20 OUT – Festival Aciprestes, Linda-a-velha
02 NOV – Espaço A, Freamunde
03 NOV – Contemplarte, Guimarães
23 NOV – TBA
Mais informações: www.conjuntoevite.com