domingo, 21 de julho de 2019

PRÉMIOS MIMO
















4.ª edição do MIMO Festival Amarante realiza-se de 26 a 28 de Julho
Chico da Tina actua dia 27 no Parque Ribeirinho
Russa grava EP com a Valentim de Carvalho

Chico da Tina, diminuitivo de "Francisco da Concertina", é o grande vencedor do Prémio MIMO de Música 2019. Eleito por votação online na última semana, vai apresentar-se ao vivo no MIMO Festival Amarante, dia 27, no Parque Ribeirinho, às 20h00, partilhando o palco com Criolo, Seun Kuti & Egypt 80, Samuel Úria e DJ Ride. Ganha ainda a oportunidade de se juntar ao MIMO Festival no Brasil em Outubro.

“Estamos muito felizes com o sucesso do Prémio MIMO de Música e com o bom momento que a música portuguesa atravessa. Recebemos propostas interessantíssimas e é com satisfação que vemos o Chico da Tina ser eleito o vencedor desta primeira edição. Ele tem uma linguagem particular e ousada. É um grande artista de Viana do Castelo, com muito potencial, espero que este prémio o ajude a catapultar-se, tal como tem vindo a acontecer com os vencedores do Prémio MIMO no Brasil”, afirma Lu Araújo, directora do MIMO Festival.

Chico da Tina é uma proposta meta-irónica de trap que promete não deixar ninguém indiferente. O estilo norte-americano é aqui subvertido ao universo minhoto, seu linguajar e costumes. No entanto, além desta "colagem" estética entre dois polos que à primeira vista poderiam ser opostos, há em Chico da Tina um atrevimento lírico que se pretende afirmar pelo desafio ao politicamente correcto e aos limites da linguagem que ultimamente se têm vindo a estreitar. São desferidas muitas críticas e insultos: alguns gratuitos e boçais que valem só pela sua graça e imagem, e outros talvez adequados e justificados.

Com mais de 150 projectos inscritos, o vencedor do 1.º Prémio MIMO de Músico foi eleito por voto popular na última semana. Os seis finalistas - Amaura, Cordel, Chico da Tina, Llama Virgem, Madrepaz e Russa - somaram mais de 10 mil votos online, superando as melhores expectativas da organização.

Já o Prémio MIMO Revelação será entregue a Russa, rapper que se destacou em 2018 após editar um dos primeiros álbuns de trap consciente em Portugal, “Catarse”. Já este ano, Russa confirmou o seu talento com dois novos projectos: “Mixtape L.S.D.” e o EP “Party Leftovers”, do qual faz parte o single "O Teu Abraço", distinguido com o 1.º prémio no concurso Novos Talentos FNAC 2019 na categoria de música.

Eleita pela Valentim de Carvalho, parceira do Prémio MIMO Revelação, Russa ganha a oportunidade para gravar um EP com seis faixas.

Sem comentários: