sexta-feira, 29 de novembro de 2019

"CIDADE OCULTA", NOVO TELEDISCO D'O GAJO

CIDADE OCULTA" COMEMORA O ENCERRAMENTO DE UM CICLO DE
4 EPs LANÇADOS AO LONGO DE 2019:
ROSSIO [Inverno]
SANTA APOLÓNIA [Primavera]
CAIS DO SODRÉ [Verão]
ALCÂNTARA-TERRA [Outono]
 
CONCERTO DE CELEBRAÇÃO DAS 4 ESTAÇÕES D'O GAJO
FERROVIÁRIO | 7 DEZEMBRO, LISBOA

SESSÃO DUPLA - 19H00 e 22H00

O Gajo, projeto musical de João Morais, lança o novo teledisco para "Cidade Oculta", tema incluído no 3.º EP, "Cais do Sodré" da coleção "As 4 Estações d'O Gajo", mas que antecipa agora o lançamento do 4.º EP "Alcântara-Terra", agendado para dezembro de 2019.

O teledisco "Cidade Oculta" leva o som da Viola Campaniça numa ronda noturna pela cidade de Lisboa. Uma banda sonora para as sombras da cidade luminosa. Segundo o artista "quando o sol se esconde para lá da cidade, há uma nova vida que emerge, um lado negro e oculto que acorda faminto."

O Gajo apresenta um disco divido em 4 EP’s lançados ao longo do ano de 2019 dedicados a quatro estações de comboio de Lisboa: “Rossio”, “Santa Apolónia”, “Cais do Sodré” e “Alcântara-Terra“.
Esta colecção editada pela Rastilho Records em 2019 está a ser lançada em quatro momentos correspondentes a cada estação do ano sendo o o último EP desta coleção, “Alcântara-Terra“, associado ao outono e lançado agora em dezembro de 2019.

Cada EP conta com a participação de convidados especiais como José Anjos (Poesia), Joana Guerra (Violoncelo), Carlos Barretto (Contrabaixo) e Karlos Rotsen (Piano) participando em temas criados especificamente para eles.

No dia 7 de dezembro, celebra-se “As 4 Estações d’O Gajo” no Ferroviário em Lisboa numa noite de cumplicidade, experiências e boa música. Ao Gajo juntam-se os convidados que participaram dos vários EPs e o percussionista João Sousa (ex- Murdering Tripping Blues) para duas sessões muito especiais.

Este concerto terá duas sessões, uma às 19H00 e outra às 22H00, para que ninguém perca este comboio!
 
Este trabalho quadripartido convida o ouvinte a experimentar os múltiplos espaços e colorações emocionais que nascem da plasticidade da Viola Campaniça e do universo criativo d'O Gajo, em todos os seus percursos, narrativas e paisagens sonoras. Quatro partes de um diálogo com uma linha de continuidade criativa, e um corpo de trabalho com diferentes amplitudes semânticas, em que o todo é diferente de cada uma das partes e cada parte é um todo autónomo com o seu próprio significado.

Música instrumental de apetência singular para melodias que evocam uma Portugalidade que remonta a um tempo ainda antes de Portugal ser Portugal, onde habitam referências arábicas e mediterrânicas, vindouras de um passado que todos temos no nosso imaginário pelas referências que até hoje dão vida a muita da nossa cultura moderna e contemporânea, sendo a própria Viola Campaniça, pela sua estrutura, desenho e sonoridade, um flagrante exemplo disso.

Esta colecção apresenta vinte músicas inéditas que serão editadas em quatro momentos do ano de 2019, fazendo corresponder cada um desses momentos a cada uma das 4 estações do ano - Inverno, Primavera, Verão e Outono.

Uma nova linguagem para um instrumento antigo, que na sua melhor tradição renasce pelas mãos d'O Gajo como um escultor de pássaros livres.
 

Sem comentários: