sexta-feira, 10 de julho de 2020

SONOSCOPIA EXPÕE EM COIMBRA














11 JUL - 06 SET 2020
Disposofónicos: Acumuladores de Objectos Sonantes
Coimbra / Convento São Francisco / 15:00
EXPOSIÇÃO - ENTRADA LIVRE

Inaugura no próximo dia 11 de Julho, a exposição "Disposofónicos: Acumuladores de Objectos Sonantes, incluído na 4ª edição do "Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade", em Coimbra.

Antes de Tudo, o Som.

Distinta da disposofobia, a disposofonia é um neologismo causador de bem-estar civilizacional e um conceito agora anunciado pela Sonoscopia para definir o acto humano compulsivo e imperioso de respigar e de coleccionar inutilidades sonoras, desde as mais inócuas às mais turbulentas, ou mais estouvadas.
Torna-se assim a disposofonia num conjunto de efeitos hápticos capazes de promoverem no ser humano uma ecologia de saberes e de fazeres sonoros. Estes efeitos são causados pela ideia simples de que o mundo já não gira em torno dos inventores de novos sons ou ruídos mas, antes pelo contrário e porque já está muito cansado, passeia muito mais elegantemente em roda da invenção de outras ideias sonoras, de outros pensamentos. É de notar que, embora a prevalência desta condição de viver disposofonicamente seja mais frequente em adultos maturos de ambos os sexos, existentes em todos os continentes, alguns factores a si associados englobam, como características comuns, o nomadismo, a mestiçagem, os transtornos obsessivo-sonoros e uma clara aversão/alergia ao som-mercadoria.

Coorganização: C. M. Coimbra, Convento São Francisco e Jazz ao Centro Clube
Curadoria: Gustavo Costa e Henrique Fernandes
Apoio à curadoria: Alberto Lopes e Patrícia Caveiro
Vídeo: Augusto Lado
Texto: Mário Azevedo
Fotografia: Rui Pinheiro
Produção executiva: Patrícia Caveiro
Produção: Sonoscopia

Sem comentários: