quarta-feira, 16 de setembro de 2020

PAULO PRAÇA APRESENTA O LIVRO-CD “ONDE”














Paulo Praça lança no próximo dia 17 de Setembro o Livro-CD “Onde” no aniversário do escritor José Régio.

“Onde”, produzido por Eurico Amorim e Paulo Praça, conta com um ensaio fotográfico de Cesário Alves, um vídeo-disco realizado por Paulo Pinto. As letras são de Valter Hugo Mãe, José Régio, Jorge Cruz, Ruy Belo, entre outros, para além de canções com a participação de José Cid e Fausto Bordalo Dias.

Esta edição conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Conde e com o apoio da Antena 1.

“Se o Paulo canta Vila do Conde canta-nos. Estamos incluídos como por natureza irmã, somos uma refracção desse caleidoscópico significado. E regozijamos por alegria e orgulho. Que modo belo de trovar novamente. O que o Paulo faz é jeito de levantar as ruas, fazer praça, criar multidão, porque o seu gesto é exactamente inclusivo e escolhe sempre a celebração. Vão nestas canções as palavras de muitos, mas vai sobretudo a capacidade invulgar que o Paulo tem de as dizer em melodias límpidas, como clássicos imediatos que se oferecem ao ouvido que nunca mais as esquece.

Poderia parecer que a globalização, mormente virtual, haveria de esbater a peculiaridade de cada canto, criando uma cidadania sem pontos cardeais, sem coordenadas para o GPS identitário. Mas não é assim. A maturação das nossas pertenças, essa paixão por sermos de aqui e por aqui nos reconhecermos até por fé, não acaba com a globalização. Muito ao contrário. Haverá de ensinar ao estranho, ao estrangeiro, ao visitante ou ao vizinho, como se descobriram aqui as maiores maravilhas de se ser gente.

Visitam-nos, para a celebração, por exemplo, José Cid e Fausto Bordalo Dias. Abrem as vozes e a história da música portuguesa. O Paulo não tem neles dois conversadores para diálogos cantados, o Paulo, como todos os que agora poderão ouvir, tem neles dois monumentos da arte da música, dois inestimáveis tesouros da nossa mais profunda fascinação. Vila do Conde, e todos os lugares nesse mapa cardíaco, vai de festa. Há festa por dentro de cada pessoa, que é o pleno lugar onde” – Valter Hugo Mãe

Sem comentários: