quarta-feira, 2 de setembro de 2020

SONOSCOPIA APRESENTA















Sublumia / Disposofónicos: Acumuladores de Objectos Sonantes / Atlas Instrumentos Utópicos: Autómatos Musicais / Quarto Mundo / Grupo Operário do Ruído / eRikm / Echoplastos: Lisboa Soa / Gestos Invisíveis: Richard Barrett, Drumming & Gustavo Costa 

Setembro! Após um interregno de longos meses nas nossas comunicações, Setembro traz a Sonoscopia de volta ao activo neste novo cenário pandémico. Começamos já no próximo fim-de-semana, no dia 5, com o encerramento da exposição “Disposofónicos: Acumuladores de Objectos Sonantes” no evento Dar a Ouvir, no Convento de São Francisco em Coimbra, onde em tom de finalização destes meses dedicados à experimentação sonora, Henrique Fernandes, João Ricardo e Jorge Quintela apresentarão ao vivo Sublumia; esta criação é também objecto de uma nova edição intitulada “Liquid Aesthesia”, numa belíssima cassete da editora checa Skupina que pode ser escutada e adquirida através do Bandcamp! Já no Porto, a 10 de Setembro Gustavo Costa tocará a solo nos Jardins do Palácio de Cristal, como parte do programa da Feira do Livro. No dia 12 passamos para o GNRation, em Braga, onde irá decorrer o workshop “Atlas de Instrumentos Utópicos: Autómatos Musicais”. Regressamos depois ao Porto, desta vez com o Grupo Operário do Ruído, um projecto integrado no Cultura em Expansão da CMP, que se realiza de 18 de Setembro a 5 de Dezembro, e que está aberto à participação de pessoas de todas as idades com vista à criação colaborativa de música com instrumentos musicais insólitos. Ainda no âmbito do Cultura em Expansão, no dia 19 acontecerá no Auditório da Associação de Moradores da Bouça o concerto de eRikm, improvisador e compositor francês conhecido pelo seu trabalho em torno do gira-discos. No dia 18, também no Porto, será possível ouvir os discos da Sonoscopia em altíssima fidelidade, numa sessão de escuta no Quarto Mundo. Por fim, encerraremos o mês fora de portas com duas novas estreias: a primeira acontece no festival Lisboa Soa, com “Echoplastos”, uma instalação sonora de Henrique Fernandes e Tiago Ângelo centrada na ressonância moldada por plásticos, materiais sintéticos, tóxicos e poluentes, que contará também com uma performance ao vivo no dia 26 de Setembro, no Mercado de Santa Clara. A segunda é “Gestos Invisíveis” e terá lugar a 25 de Setembro, no Circular Festival em Vila do Conde; trata-se de uma colaboração entre o compositor galês Richard Barrett, o Drumming - Grupo de Percussão (João Dias e Miquel Bernat) e Gustavo Costa focada na relação entre o gesto físico de um instrumentista e a sua materialização sonora através de um instrumento musical. Assim, Setembro será um mês preenchido, e que esperamos definitivo no regresso às actividades, e às nossas comunicações!

05 SET 2020
Sublumia
Coimbra / Convento São Francisco / 18:00
CONCERTO
 
ATÉ 06 SET 2020
Disposofónicos: Acumuladores de Objectos Sonantes
Coimbra / Convento São Francisco EXPOSIÇÃO - ENTRADA LIVRE

10 SET 2020
Gustavo Costa
Porto / Feira do Livro - Jardins Palácio de Cristal / 19:00
CONCERTO 

12 SET 2020
Atlas Instrumentos Utópicos: Autómatos Musicais
Braga / GNRation - BMA Lab / 14:30
WORKSHOP

18 SET 2020
Sonoscopia: Sessão de Escuta
Porto / Quarto Mundo / 21:00
SESSÂO DE ESCUTA

18 SET - 05 DEZ 2020
Atlas de Instrumentos Utópicos:
Grupo Operário do Ruído
Porto / Auditório da Associação de Moradores da Bouça
INSCRIÇÕES ABERTAS

19 SET 2020 eRikm: Cultura em Expansão
Porto / Associação de Moradores do Bairro da Bouça / 21:30
CONCERTO

24 - 27 SET 2020 | ESTREIA
Echoplastos: Lisboa Soa
Lisboa / Mercado de Santa Clara
INSTALAÇÃO SONORA / PERFOMANCE

25 SET 2020 | ESTREIA
Gestos Invisíveis: Richard Barrett, Drumming & Gustavo Costa
Circular Festival
Vila do Conde / Teatro Municipal / 22:45
CONCERTO

24 - 25 OUT 2020
Gustavo Costa: Semibreve
Braga / Mosteiro de Tibães
FESTIVAL

19 - 22 NOV 2020 Atlas Instrumentos Utópicos / Phobos, Orquestra Robótica Disfuncional
Loulé / Cineteatro Louletano / Som Riscado
FESTIVAL

A Sonoscopia é uma associação para a criação, produção e promoção de projectos artísticos e educativos, centrada nas áreas da música experimental, na pesquisa sonora e nos seus cruzamentos transdisciplinares. Desde a sua criação, em 2011, produziu mais de 700 eventos, criações artísticas, actividades pedagógicas e publicações. Esteve presente em cerca de 20 países europeus, bem como em geografias tão distantes quanto os Estados Unidos, a Colômbia, o Chile, o Líbano, o Japão, a Tunísia ou os Emirados Árabes Unidos. Das suas criações destacam-se os projectos Phonambient, INsono, Phobos - Orquestra Robótica Disfuncional e Phonopticon. Em Portugal, a Sonoscopia é parceira de entidades como a Fábrica das Artes/CCB, o Teatro Nacional São João, a Fundação de Serralves, o Cine‑Teatro Louletano, o GNRation e o Teatro de Ferro. Dispõe ainda de um espaço localizado no Porto, com pequenos estúdios equipados e preparados para a concepção e produção de trabalhos criativos e científicos, residências e apresentações informais, tendo acolhido centenas de artistas de todo o mundo. A Sonoscopia é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa - Cultura/Direção-Geral das Artes.

Rua da Prelada 33
4250-376 Porto, Portugal

sonoscopia@gmail.com
www.sonoscopia.pt
www.facebook.com/sonoscopia.associação

Sem comentários: