quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

ULRICH MITZLAFF EDITA DISCO


SOLILOQUE SONORE de ULRICH MITZLAFF

DISCOURS IMAGINAIRE #1 (19:32)
DISCOURS IMAGINAIRE #2 (18:14)

https://ulrichmitzlaff.bandcamp.com/album/soliloque-sonore

ULRICH MITZLAFF
violoncelo, china type cymbal, sapatos, voz
composição, gravação, mistura, desenho gráfico
all rights reserved
2021

SYNOPSE

Como diz o título: O novo álbum “Soliloque Sonore” de Ulrich Mitzlaff contém duas peças que são solilóquios sonoros de um músico que tem como foco da sua expressão musical os encontros com outros músicos em eventos ao vivo, através do conceito da composição em tempo real e da livre improvisação.

Como os live-events e ensaios não são possíveis nestes tempos de confinamento pandémico, surgiram estas duas peças “Discours Imaginaire #1” e “Discours Imaginaire #2” entendidas como conversas imaginárias, mas ambíguas – são improvisadas, são compostas? As peças expressam a necessidade da interacção musical “face to face” no aqui e agora.

Confrontado com as precondições impostas, todas as fontes sonoras que são utilizadas por Ulrich Mitzlaff, como o violoncelo, a voz, os sons de sapatos e o china type cymbal, subsituem outros intervenientes ausentes mas imaginados. As composições surgiram após o material gravado, e resultam em invenções e sublimação de encontros reais desejados mas impossíveis.

Mesmo com a situação de confinamento e apesar das condições limitadoras, as duas peças de “Soliloque Sonore”, criadas com o conceito de improvisação livre e de composição instantânea, demonstram uma grande proximidade com a chamada “Música Contemporânea Exploratória Europeia”. Os acontecimentos não ocorrem no mesmo momento sincrónico, mas como uma sequência de passos em que se imagina o possível seguinte.

Sem comentários: