terça-feira, 31 de maio de 2022

NOVO ATICO NASCE NO PORTO

 




















FESTA DE ABERTURA

DOMINGO, 5 DE JUNHO ÀS 18H00

ENTRADA GRATUITA QUE CONVIDA A COMUNIDADE A (RE)DESCOBRIR ESTE ESPAÇO, RECRIANDO O CONCEITO DE "CHÁ DANÇANTE"

O NOVO ÁTICO abre as portas à cidade do Porto no próximo dia 5 de Junho com um conceito próximo do que fez história no então Salão Ático: animação nas matinés de domingo – dia e hora em que não existe, normalmente, grande atividade cultural na cidade.

Este foi o ponto de partida para a Festa de Inauguração do NOVO ÁTICO, no domingo, 5 de junho, às 18h00. De acesso gratuito, limitado à lotação do espaço, esta festa tem como propósito apresentar o espaço e respectiva renovação à cidade, ao som da banda TT Syndicate e do DJ Xico Ferrão, membro do colectivo Sete Magníficos.

Como anunciado, e a partir de Junho (excepto em Agosto), o NOVO ÁTICO apresenta grandes bandas e artistas, nacionais e internacionais, todos os domingos, às 18h00. Dia 12, os Mão Morta Redux, um retorno ao formato trio dos primórdios da banda, agora com Adolfo Luxúria Canibal, Miguel Pedro e António Rafael, compuseram uma banda-sonora original para uma obra-prima do cinema mudo soviético - “A Casa na Praça Trubnaia” - e tocam-na ao vivo, acompanhando a exibição. A 19 de junho, Dora Morelenbaum, cantora e compositora brasileira, nascida no seio de uma família de músicos de renome na cena mundial (Jaques e Paula Morelenbaum), vem a Portugal apresentar o EP de estreia, “Vento de Beirada”, lançado em 2021, mas também o mais recente tema “Dó a dó”, composto em parceria com Tom Veloso e lançado no final de 2020. E a 25 de Junho, os Três Tristes Tigres de Ana Deus e Alexandre Soares que em 2020, editaram novo disco de originais, “Mínima Luz”, que será possível ouvir ao vivo no NOVO ÁTICO, num concerto onde a dupla se vai fazer acompanhar por Miguel Ferreira, nos teclados e electrónica.

Até ao final do ano há Josh Rouse, 5.ª Punkada, Club Makumba, Blind Zero, JP Simões, João Paulo Esteves da Silva, Cassete Pirata, NEEV, Kuia Só, Elisa Rodrigues, Irma, Cachorro Sem Sono, A Garota Não, Daguida, JP Coimbra, The Happy Mess, S. Pedro, Com o Mar Pelo Meio e Surma.
Todos os estilos musicais, um NOVO ÁTICO!

Os bilhetes custam entre os 8€ e os 15€ e estarão à venda nos locais habituais, em ticketline.pt e na bilheteira do Coliseu Porto Ageas.

SALÃO ÁTICO
Coliseu Porto Ageas
Um pouco de história

Projetado pelos arquitetos Cassiano Branco, Júlio Brito e Mário Abreu, o Coliseu do Porto foi inaugurado no dia 19 de dezembro de 1941.
Com estilo art déco, tinha vários espaços, além da sala principal de espetáculos, o Salão Jardim, o Salão Ático e o Cinema Passos Manuel.
Desde logo a programação dava particular atenção à ópera, ao ballet e aos espetáculos de variedades. Um ecletismo que faz parte do ADN desta sala.

Da década de 40 até ao final dos anos 60, pisaram o palco do Coliseu figuras como Beatriz Costa, Marcel Marceau, Hermínia Silva, Rudolf Nureyev, entre tantas outras. As óperas La Bohème e Rigoletto pela Orquestra Sinfónica Nacional e pela Escola do Corpo Coral do Teatro São Carlos, os filmes musicais West Side Story e Música no Coração, e o Festival da Canção Portuguesa são alguns dos exemplos da popularidade de alguns géneros artísticos à época.

Parte integrante do histórico edifício do Coliseu Porto Ageas, o Salão Ático foi uma referência da vida cultural da cidade do Porto na qual se realizaram emblemáticos chás dançantes, nas matinés portuenses, mas também bailes e encontros políticos.

Para esta nova vida, a sala que foi inaugurada em 1941 como Salão Ático e que já na última década foi rebatizada como Sala 2, recupera parte do seu nome original e passa a ser identificada como Novo Ático.

NOVO ÁTICO
Coliseu Porto Ageas
O presente e futuro

Com um projeto de design de interiores desenvolvido pelo Estúdio nóBK, o espaço será́ alvo de uma atualização na imagem, na arquitetura de interiores e dotada de equipamentos audiovisuais para fazer face às exigências de uma sala de espetáculos e eventos, sem perder, no entanto, alguns dos seus traços originais e tão marcantes, como as 'clarabóias', no teto e nas paredes e as colunas que acompanham todo o espaço.

Tudo isto integrado num projeto global de reabilitação e programação que surge através de uma parceria entre a JB Comunicação e a Produtores Associados que, em conjunto, lançaram o desafio ao Coliseu Porto Ageas de devolver à cidade um espaço cultural, outrora tão marcante, e que, agora, volta a integrar a oferta cultural do Porto.

O objetivo desta reabilitação é trazer o Novo Ático para o século XXI , capacitando a sala para responder às exigências atuais e dar-lhe novas valências. Com a valorização do Novo Ático, o Coliseu Porto Ageas ganha assim mais um espaço com programação cultural, preparado para todo o tipo de eventos. Este espaço, com capacidade para 300 pessoas em pé e 180 pessoas em formato de plateia sentada, representa também uma nova oportunidade para inúmeros artistas e profissionais da cultura apresentarem os seus projetos ao vivo num momento vital para a recuperação da atividade cultural.

Sem comentários: