sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

NOVO EP DOS THE SLEEPWALKERS













"Summer Regrets", o novo EP dos The Sleepwalkers, está disponível digitalmente a partir de hoje. Constituído por seis faixas - entre as quais os três singles que antecederam a edição, "Summer Regrets" representa o Rock n’ Roll da Contracultura dos anos 60 e 70, trazido para a realidade sonora do Século XXI.

Editado pela banda formada por Hugo Gomes, Francisco Medeiros, Inês Gomes e João Coxinho, "Summer Regrets" é um disco produzido e misturado por António Côrte-Real e gravado no Japestudios e AmpStudios em 2019. A obra hibernou durante o período crítico da Covid-19 para , finalmente, ver a luz do dia.

"Summer Regrets" é aquilo que poderá ser considerado um EP de Rock Alternativo, sustentado por outras influências musicais, inseridas dentro do Rock n’ Roll, como o Rock clássico da Contracultura e o Indie Rock/Pop desenvolvido durante o presente século. Se esta ambiência musical é perceptível na melodia instrumental das peças que constituem o disco, também o é no conteúdo da poética, nas quais está patente melancolia romântica e nostálgica ("Summer Regrets" e "Here Comes the Rain Again") ou homenagens melodicamente enérgicas aos anos 60 e aos ícones do Rock ["King of Rock n’ Roll" e "Hippies (Into the 60’s)"].

"King of Rock n’ Roll", o mais recente single de "Summer Regrets", emana tudo aquilo que caracteriza The Sleepwalkers. É um tributo às lendas do Rock que tiveram uma morte prematura, com referência ao Clube dos 27, entre os quais figuram grandes vultos como Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison (todos eles mencionados em "Hippies") - alguns entre tantos que nortearam a inspiração da banda ao longo dos anos. Destacam-se as transições entre sonoridade calma e minimalista e sonoridade potente, reminiscente do Hard Rock, onde entra a bateria de Inês Gomes e o baixo de Francisco Medeiros. Assinala-se a polivalência vocal de Hugo Gomes, conseguindo exprimir com sucesso diferentes estilos e tons num único acto.

O videoclipe que acompanha o single retrata uma banda de Rock n' Roll no seu habitat natural - o palco - traduzindo essa imagem a ligação que os The Sleepwalkers têm com o ideário clássico do Rock: subir a um palco, fazer música e mergulhar na criação artística.

"Summer Regrets" é um EP que, apesar de plenamente contemporâneo na qualidade tecnológica da sua produção, traz a estes tempos dúbios da criação musical um refrescante revivalismo da mentalidade artística da Contracultura, quer seja no estilo musical, quer seja na apresentação estética da banda em palco, nas fotos ou nos videoclipes. Por falar em palco, a banda tem já duas apresentações marcadas, a primeira amanhã:

28.01 - Cine Teatro | Corroios
25.02 - Cine Incrível| Almada

Sobre The Sleepwalkers

Os The Sleepwalkers foram fundados, em 2018, por Hugo Gomes, natural dos Açores (quando este se deslocou para o continente com o objectivo de seguir estudos musicais), após ter conhecido Inês Gomes, de Almada, aos quais se juntaram Francisco Medeiros (baixista e segundas vozes), do Seixal, e João Coxinho (guitarrista e segundas vozes), de Lisboa. Hugo Gomes tem sido, desde sempre, o vocalista principal, guitarrista e autor das letras e Inês Gomes a baterista, teclista e vocalista secundária.

Os The Sleepwalkers são, sobretudo, uma banda Rock. Ao longo dos últimos quatro anos em que actuaram em diversos palcos em Portugal continental, Açores e Espanha, sob a égide carismática de Hugo Gomes, a banda tem-se definido na convocação do espírito musical dos anos 60, na sua estética e nos conteúdos líricos das canções.

Em 2019, os The Sleepwalkers estrearam-se com o EP "Me and You on a Trip to..." e, logo no ano seguinte, editaram os dois primeiros singles do novo "Summer Regrets": o homónimo e "Here Comes the Rain Again". Em 2021, sai "Hippies (Into the 60's)", canção bem conhecida nos circuitos por onde a banda actuava.

Em paralelo à edição discográfica, os The Sleepwalkers concorreram a vários concursos de música moderna, tendo ganho seis, o último dos quais no ano passado: a Mostra de Bandas da Semana da Juventude do Montijo.

Sem comentários: