segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

TYROLIRO COM NOVIDADES





















‘JABALI’ é o novo trabalho de originais de TYROLIRO, alter-ego e projeto a solo do músico famalicencse e vimaranense Giliano Boucinha, foi em em Maio de 2022 o grande vencedor da 26ª edição do concurso Festival Termómetro conhecido por projetos como Paraguaii, Utter, Colibri ou parte integrante de Captain Boy.

Depois de ‘TU ÉS BRUTE’ editado em 2020, este novo trabalho apresenta-se com o single de avanço Leite Sagrado Virgem Extra Curado, o mote perfeito para entrarmos na homilia dançável que é JABALI. Há um quê de desafiador constante na lírica, ao longo de todo o disco, que coloca em perspetiva as noções mundanas de religião, fé, convicção e da nossa própria existência.

Leite Sagrado Virgem Extra Curado narra-nos a longa penitência da vida. A via-sacra de quem tomou as hóstias de assalto, na finalidade de se purificar e salvar. Dançar para libertar do mal, dançar para soltar o maléfico, dançar como água benta para a alma. Fala de saudade, de viagem, da disforia de quem cai no chão e se agarra à fé para a sua própria salvação. Enfim, dá-nos a bebida sagrada que purifica o mundano e ensina-nos que a dança é a maior bênção que Deus nos terá deixado.

JABALI acaba por ser um guião para o nosso próprio exorcismo. É a catarse hiperbólica dedilhada com histórias que colocam frente-a-frente o existencial e o metafísico; a matéria e o etéreo. Quem mais não é o Homem do que um perfeito pecador? E é do pecado que estamos a falar, quase com uma visão medieval, de que somos formados, feitos e afligidos pelo mal que há no mundo. Só Deus nos pode salvar? Ele e o sal que nos tira o mal.

TYROLIRO traz-nos, ao longo de JABALI, a redenção, livre dos dogmas, dos conceitos eclesiásticos e purga-nos a alma mas sempre com o diabo à espreita. É um sobe e desce constante, onde começamos num purgatório, num limbo tocado pelas cordas duma viola braguesa, onde apenas podemos flutuar e ver os raios de luz a sair da água, que nos indica o caminho para darmos à tona. Depois, espera-nos o desconhecido, a tentação, o mal a bater à porta, o suplício, a tentativa pela salvação, a redenção e o desejo de comunhão, no fundo duma salada; esse devaneio de voltar à vida e de provar o sensorial de quem amamos.

JABALI é um guião dividido em 6 partes, que nos auto-retrata e cura. É um cálice cheio de salvação: da nossa e dos outros. É o exorcizar para um novo começo; aquele que nos fará, um dia, voltar a sambar com o nosso amor no rio.

Tour 2023

18/02 - Courage
02/03 - Maus hábitos
03/03 - Fnac Norteshops
05/03 - Fnac Marshops
11/03 - Fnac GaiaShops 
18/03 - Fnac St CatarinShops
25/03 - Mapa Espaços Criativos Brito
20/04 - TBA

Sem comentários: