segunda-feira, 27 de março de 2023

CHEGOU O DISCO DE ESTREIA DE ACÁCIA MAIOR

 


















Depois da edição de vários singles, entre eles Catá Borre, com a participação de Cachupa Psicadélica, e de passagens por diversos e prestigiados palcos nacionais e também internacionais, chega às plataformas de streaming CIMBRON CELESTE, o disco de estreia de Acácia Maior, colectivo Cabo-verdiano liderado por Henrique Silva e Luís Firmino.

CIMBRON CELESTE (o nome de uma árvore Cabo-verdiana) é uma homenagem e um retrato musical de uma natureza insular muito peculiar. Na sonoridade e nas letras que compõem este disco encontramos as cores de Cabo-verde e não só. CIMBRON CELESTE é uma viagem de dois anos e meio, contada ao longo de 10 músicas nas quais são explorados vários ritmos e expressões do folclore Cabo-verdiano, conjugadas com diferentes estéticas musicais internacionais.

Este disco conta com a preciosa contribuição de artistas como Berlok, Cachupa Psicadélica, Danae Estrela, Danilo Lopes (Fogo Fogo, KRIOL), Débora Paris, Eliana Rosa, João Gomes, Landa (Mónica Landim), Mindz e da lenda viva Paulino Vieira.

O disco foi editado em CD, contando com apoio da Fundação GDA, que já se encontra disponível para encomenda através da página Bandcamp da banda.

Foi no conforto do lar que Acácia Maior encontrou inspiração para a produção e concretização deste disco. Agora, e debaixo da sombra da constelação que compõe este colectivo, nasce esta nova árvore celestial pronta para se estender universo fora.

CIMBRON CELESTE foi gravado e misturado por Henrique Silva, à excepção do tema Raso lark, incluído em 2022 na compilação internacional A Guide to the Birdsong of Western Africa, que foi misturado por Roger Cervantes. A masterização foi feita por Diego Salema Reis.

A capa foi feita por Nuno Miranda (Boaventura Art Studio) e o design gráfico do CD por Vera Palminha

Sem comentários: