A COLINA DAS ARTES está de regresso à Freguesia de São Vicente em Lisboa, com uma programação inteiramente gratuita que inclui música, literatura, fado, cinema, atividades de ar livre para toda a família e uma exposição inteiramente dedicada a Natália Correia.
Depois do sucesso da primeira edição que se realizou nos dias 9, 10 e 11 de Setembro de 2022, a edição de 2023 da COLINA DAS ARTES, estende-se agora por 8 dias de intensa programação cultural, de 8 a 16 de Setembro, em vários espaços da Freguesia de São Vicente.
No ano em que se celebra o centenário do nascimento de Natália Correia, a programação da COLINA DAS ARTES 2023 rende homenagem a uma das figuras mais relevantes da cultura nacional, que tinha como “quartel-general” este bairro típico de Lisboa. Co-fundadora do Botequim da Liberdade em 1971 [atual Botequim da Graça], com Isabel Meireles, Júlia Marenha e Helena Roseta, Natália Correia batia-se pelos valores da liberdade e da luta feminista, fazendo do Botequim um espaço de tertúlias políticas, convívios literários e café-concerto.
Neste contexto, a programação da edição de 2023 da COLINA DAS ARTES aposta, em jeito de homenagem à escritora Açoreana, numa forte presença feminina, baseando-se no conceito de “MÁTRIA”.
Entre os destaques da programação deste ano, encontram-se dois dias totalmente dedicados ao Fado [8 e 9 de setembro], no Parque do Patriarcado e no Mercado de Santa Clara (junto à Feira da Ladra), que incluem os “FADOS DE SÃO VICENTE” (dia 8) , o espetáculo “AS CANÇÕES DE CARLOS DO CARMO” com a participação de Rita Guerra, Filipa Vieira e Beatriz Felício (dia 9) e as “CONVERSAS DO FADO” que promovem o encontro entre cantores e escritores.
Durante a semana, haverá projeção de cinema com uma programação que será anunciada em breve.
No dia 13 de Setembro, data em que completaria 100 anos de vida, será inaugurada ao público na Igreja da Graça uma exposição inteiramente dedicada a Natália Correia.
Nos dias 15 e 16 de Setembro, a programação musical desdobra-se pelo Largo da Graça, Claustros da Igreja da Graça e Miradouro Sophia de Mello Breyner com concertos de MARIA JOÃO & MÁRIO LAGINHA (dia 15 ), AUREA (dia 16) e Combos de Jazz do HOT CLUB DE PORTUGAL (dias 15 e 16).
À imagem do que aconteceu na primeira edição, a programação da COLINA DAS ARTES 2023 irá incluir também várias conversas e tertúlias com escritores, músicos e jornalistas, assim como um ciclo de curtas-metragens em parceria com o Festival Internacional de CURTAS DE VILA DO CONDE.
Alicerçada na premissa da diversidade cultural, que é uma marca genética da cidade de Lisboa e da vibrante Freguesia de São Vicente, a COLINA DAS ARTES vai ocupar ruas e locais emblemáticos da Graça e de São Vicente de Fora. Dedicado a todos os que habitam e visitam a Freguesia de São Vicente, este é um evento que recusa fronteiras, apostando na diversidade cultural, nos múltiplos usos dos espaços partilhados e no cruzamento e diálogo entre públicos, comunidades e gerações.
A COLINA DAS ARTES é um evento promovido e organizado pela Junta de Freguesia de São Vicente e desenhado, programado e produzido pela Produtores Associados.
Sem comentários:
Enviar um comentário