segunda-feira, 25 de setembro de 2023

MATE EM COIMBRA

 











A primeira edição portuguesa do MATE Festival, anuncia a sua programação completa que incluirá 10 painéis, em formato conferência com o propósito de debater sobre temáticas relacionadas desde o património, territórios criativos, artes, movimento associativista, redes colaborativas, mercado da música, cultura tradicional e popular, inteligência artificial e ao trans humanismo.

As atividades decorrem durante 5 dias numa lógica de percurso pela cidade de Coimbra, iniciando no Lufapo Hub e passando pelo Salão Brazil, o Museu Nacional de Machado de Castro e o Convento São Francisco.

É vontade desta edição do MATE em Coimbra contar com a presença de dezenas de profissionais, especialistas, entidades, associações, empresas e representantes da indústria musical e cultural internacional.

Para além desta parte da programação, o festival com carácter europeu anunciou hoje também os 5 artistas seleccionados no open call internacional: ABRIL da Galiza, CINDAZUNDA de Portugal, ERICK ENDRES do Brasil/ Espanha, MALVA de Portugal e MARIANA MUG do Brasil/Portugal, foram os escolhidos entre 347 inscrições de 13 países diferentes. Em cada um dos 5 dias, será possível escutar um destes artistas emergentes nas várias localizações de forma gratuita.

Foram também apresentados à imprensa os horários para a programação musical que o MATE vai receber, de onde se destaca a estreia absoluta de Mateus Aleluia com Bahia Profunda. Outros nomes presentes serão: Mad Professor, António Zambujo & Yamandu Costa, Selma Uamusse, Vludo, Lívia Matos, Crua, Kadinella, The Twist Connection, Beatriz Villar, Eugénia Contente Trio, Mancines, Bandua, Sumrrá, Marcelo dos Reis, Magupi, High Paw, O Gajo, Caribombo, DANYKAS DJ, Lika, La Barca, Tor4 e Mr. Fishman.

Toda a a programação musica pode ser consultados no site: www.matefestival.com.

O MATE pretende também chegar a um público mais jovem, pelo que Sam The Kid estará presente para duas conversas com jovens com idades entre os 14-18 anos a frequentar escolas dos 19 municípios de Região de Coimbra. Esta actividade é gratuita.

Nos dias 20 e 21 de Outubro, será possível ainda ao público visitar a “Exposição ao escuro”, com curadoria de Adolfo Caboclo, artista brasileiro ligado ao colectivo de Coimbra Pescada nº 5, instalada no Lufapo Hub, com visitas entre as 21h e as 23h59. Outro ponto da programação será o Encontro de Luthiers, com o apoio da Associação de Músicos e Técnicos de Coimbra, que estará instalada no Convento São Francisco nos dias 22, 23 e 24. Ambos os momentos são gratuitos.

A presença do compositor, cantor e instrumentista, pesquisador da cultura e ancestralidade pan-africana Mateus Aleluia servirá também para a apresentação do livro Cadernos de Música - Mateus Aleluia, a sua biografia.

Os bilhetes para os concertos estarão à venda a partir de hoje.

PROGRAMAÇÃO

DIA 20 DE OUTUBRO
14H00 - Abertura oficial
16h30 - Showcase Erick Endres
18h00 - LIKA
22H00 - BANDUA
00H00 - DJ Mr. Fishman e Patrick Torquato

Local: Lufapo Hub - R. Cel. Júlio Veiga Simão, 3025-307 Coimbra

Atividades: Credenciamento; Abertura Oficial MATE Portugal 23; Painel: Redes e Associações: A representatividade prática da coletividade; Showcase com Erick Endres; Painel: Territórios Criativos: estruturas de desenvolvimento e indicadores; Concertos: LIka e Bandua; Uma Exposição no Escuro
Valor: 15 euros + taxas

DIA 21 DE OUTUBRO
12H00 - Showcase Abril
15h30 - Beatriz Villar
16h30 - O GAJO
21H30 - Mateus Aleluia apresenta BAHIA PROFUNDA
22H45 - Mad Professor

Local: Museu Nacional Machado de Castro - Largo Dr. José Rodrigues 3000-236 Coimbra + Convento São Francisco - Avenida da Guarda Inglesa, nº 1 A 3040-293 Coimbra.

Atividades: Credenciamento; Visita ao Criptopórtico; Painel: Resgatar do esquecimento. Três (bons) exemplos, Showcase com Abril; Painel: Miscigenação e identidades: folclore, cultura popular e cultura tradicional; Concertos: Beatriz Villar e O Gajo
Valor: 10 euros + taxas
Valor: 15 euros + taxas (Concerto Mateus Aleluia)

DIA 22 DE OUTUBRO
12H00 - Showcase Cindazunda
16H00 - Kandinelia
17H30 - Sumrrá
18h30 - Mancines
21h30 - Selma Uamusse
22h40 - Magupi

Local: Convento São Francisco - Avenida da Guarda Inglesa, nº 1 A 3040-293 Coimbra.

Atividades: Credenciamento; Sessão de Mentoria; Apresentação de Pitch; Painel: Explorações sobre o Futuro da Indústria da Música; Speed Meetings; Encontro de Luthiers; Showcase com Cindazunda; Painel: Diversidade e inclusão, qual o cenário atual das reais mudanças?
Concertos: Kadinelia, Sumrrá; Mancines, Selma Uamusse e Magupi.
Valor: 25 euros + taxa

DIA 22 DE OUTUBRO
12H00 - Showcase Cindazunda
16H00 - Kandinelia
17H30 - Sumrrá
18h30 - Mancines
21h30 - Selma Uamusse
22h40 - Magupi

Local: Convento São Francisco - Avenida da Guarda Inglesa, nº 1 A 3040-293 Coimbra.

Atividades: Credenciamento; Sessão de Mentoria; Apresentação de Pitch; Painel: Explorações sobre o Futuro da Indústria da Música; Speed Meetings; Encontro de Luthiers; Showcase com Cindazunda; Painel: Diversidade e inclusão, qual o cenário atual das reais mudanças?
Concertos: Kadinelia, Sumrrá; Mancines, Selma Uamusse e Magupi.
Valor: 25 euros + taxa

DIA 23 DE OUTUBRO
12H00 - Showcase Malva
16H00 - Eugénia Contente Trio
17H30 - Crua
19h00 - Vludo
19h30 - High Paw
21h30 - Antonio Zambujo e Yamandu Costa
22h40 - Caribombo

Local: Convento São Francisco - Avenida da Guarda Inglesa, nº 1 A 3040-293 Coimbra.

Atividades: Credenciamento; Sessão de Mentoria; Apresentação de Pitch; Conversa com Sam The Kid; Painel: Circulação de música ao vivo: os caminhos para a exportação; Encontro de Luthiers; Speed Meetings; Showcase com Malva; Painel: Desafios e oportunidades para o setor da música em Portugal
Concertos: Eugénia Contente Trio, Crua, High Paw, Vludo, António Zambujo & Yamandu Costa e Caribombo
Valor: 25 euros + taxa

DIA 24 DE OUTUBRO
12H00 - Showcase Mariana Mug
17H00 - La Barca
18h00 - Livia Mattos
19h00 - Marcelo dos Reis
21h30 - Twist Connection
22h40 - Danykas DJ

Local: Convento São Francisco - Avenida da Guarda Inglesa, nº 1 A 3040-293 Coimbra.

Atividades: Credenciamento; Sessão de Mentoria; Lançamento de Livros; Conversa com Sam The Kid; Painel: O papel central da propriedade intelectual e direito de autor; Speed Meetings; Encontro de Luthiers, Showcase com Mariana Mug; Painel: Algoritmo, AI, robótica e transhumanismo: inovação e benefícios versus riscos e efeitos

Concertos: La Barca, Lívia Mattos, Marcelo dos Reis, The Twist Connection e Danykas DJ
Valor: 25 euros + taxa

Programa de Voluntariado

Foi também apresentado o programa de voluntariado do MATE 2023. Direccionado para as instituições académicas e ao público em geral, este programa permite aceder a uma oportunidade Cultural, Social e Ética, tendo em conta as orientações expressas pelo Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado. Tendo como objectivos cimeiros:

- Estimular a formação e educação dos Estudantes Universitários, possibilitando a vivência e experiência prática;
- Promover a integração e igualdade de oportunidades aos estudantes das áreas artísticas, culturais e criativas
- Proporcionar conexões e contactos com profissionais especialistas nacionais e internacionais

Para fazer parte deste programa basta aceder ao site do MATE.

Road to MATE

Especialistas partilham conhecimentos e experiência

Entre os dias 10 e 20 de Outubro, a cidade de Coimbra prepara-se para receber 12 formações, ministradas por profissionais de reconhecido mérito nas suas áreas: João Vaz Silva, produtor; Claudia Batalhão, realizadora; Luísa Sequeira e Sama, realizadores; Márcio Laranjeira, da Lovers and Lollypops; Ana Rita Feijão, da One Level Up, Luís Viegas da Ao Sul do Mundo e Guta Braga, consultora da Music, Copyright e Tecnologia.

As temáticas abordadas serão Comunicação; Contabilidade e Fiscalidade; Prática Musical Participativa; Gestão de Carreiras; Acessibilidades; Produção de eventos; Criação artística; Edição audiovisual; Edição e Distribuição Física e Digital; Música, Copyright e Tecnologia; Produção artística e Agenciamento.

Destinadas a estudantes ou profissionais, todas as formações têm a colaboração da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, instituições que são referências em educação e cultura na região. Os espaços dessas instituições serão palco para a partilha de conhecimentos e experiências, tornando o ambiente propício para a troca de ideias e para o desenvolvimento profissional dos formandos.

As formações serão gratuitas, embora limitadas a um número máximo de participantes. Os interessados deverão inscrever-se num formulário on-line que está disponível, em www.matefestival.com .

A primeira edição portuguesa do festival MATE acontece em Coimbra entre os dias 20 e 24 de outubro, em espaços como o Hub Criativo Lufapo, o Museu Nacional de Machado de Castro, o Convento São Francisco e o Salão Brazil, possibilitando a circulação diferentes espaços e zonas da cidade desde a Alta, a Baixa e Santa Clara. Nesta circulação será possível assistir a intervenções artísticas.

Ao longo de cinco dias, estão agendados espectáculos com músicos de várias nacionalidades. Além dos concertos, há ainda palestras, sessões de mentoring, speed meetings, lançamentos de livros e uma área de expositiva. O festival quer centrar-se nas indústrias criativas, com especial destaque para o sector da música e é pensado para profissionais, artistas, criativos, empreendedores, marcas, estudantes do universo da indústria da música/cultural e público em geral.
O festival é motivado pela promoção da representatividade da diversidade e valorização das actividades profissionais das indústrias culturais e criativas, abrindo também espaço para as áreas do direito, contabilidade ou gestão relacionadas com as indústrias criativas.

O MATE Europe irá percorrer 3 cidades europeias: Santiago de Compostela (23 e 24 de Setembro), Tessalónica (5, 6 e 7 de Outubro) e Coimbra.


 

Sem comentários: