segunda-feira, 4 de setembro de 2023

MATE EUROPA ANUNCIA PROGRAMAÇÃO

 



















A edição portuguesa do MATE Europe acaba de anunciar a sua programação musical. Ao todo serão 22 concertos. Para além dos concertos, o MATE anuncia também a abertura de inscrições para 5 showcases de artistas emergentes e a abertura das inscrições para os workshops.

A programação musical tem como destaque os nomes de Bahia Profunda com Mateus Aleluia, numa apresentação única e em estreia mundial. Incluirá também Mad Professor, António Zambujo & Yamandu Costa, Selma Uamusse, Vludo, Lívia Matos, Crua, Kadinella, The Twist Connection, Beatriz Villar, Eugénia Contente Trio, Mancines, Bandua, Sumrrá, Marcelo dos Reis, Magupi, High Paw, O Gajo, Caribombo, DANYKAS DJ, Lika, La Barca, Tor4 e Mr. Fishman.

Esta programação espelha a diversidade cultural daquilo que o MATE Europe pretende ser, utilizando como foco principal a música. No dia 21 de setembro é o dia de abertura das bilheteiras para os concertos.


MATE lançou convocatória para artistas emergentes Artistas seleccionados irão participar em showcases

O MATE Portugal lançou uma convocatória para selecionar cinco artistas/grupos para participarem nos showcases no evento em Coimbra, a decorrer de 20 a 24 de outubro. Será uma oportunidade única para se apresentarem ao vivo diretamente a profissionais da indústria da música nacional e internacional.

Além disso, os artistas/grupos selecionados vão poder participar em workshops de capacitação, sessões de mentoria, rondas de negócios com agentes, promotores e compradores nacionais e internacionais. Vão também poder participar nas atividades dos cinco dias do MATE Portugal para desenvolver networking e criar novas redes, contactando com profissionais de todas as áreas das indústrias culturais e criativas.

As inscrições estão abertas até dia 15 de setembro. O regulamento está disponível em www.matefestival.com, bem como o formulário para a inscrição.

Road to MATE
Especialistas partilham conhecimento e experiência

Entre os dias 10 e 20 de Outubro, a cidade de Coimbra prepara-se para receber 12 formações, ministradas por profissionais de reconhecido mérito nas suas áreas: João Vaz Silva, produtor; Claudia Batalhão, realizadora; Luísa Sequeira e Sama, realizadores; Márcio Laranjeira, da Lovers and Lollypops; Ana Rita Feijão, da One Level Up, Luís Viegas da Ao Sul do Mundo e Guta Braga, consultora da Music, Copyright e Tecnologia.

As temáticas abordadas serão Comunicação; Contabilidade e Fiscalidade; Prática Musical Participativa; Gestão de Carreiras; Acessibilidades; Produção de eventos; Criação artística; Edição audiovisual; Edição e Distribuição Física e Digital; Música, Copyright e Tecnologia; Produção artística e Agenciamento.

Destinadas a estudantes ou profissionais, todas as formações têm a colaboração da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, instituições que são referências em educação e cultura na região. Os espaços dessas instituições serão palco para a partilha de conhecimentos e experiências, tornando o ambiente propício para a troca de ideias e para o desenvolvimento profissional dos formandos.

As formações serão gratuitas, embora limitadas a um número máximo de participantes. Os interessados deverão inscrever-se num formulário on-line que esstá disponível, em www.matefestival.com .

A primeira edição portuguesa do festival MATE acontece em Coimbra entre os dias 20 e 24 de outubro, em espaços como o Hub Criativo Lufapo, o Museu Nacional de Machado de Castro, o Convento São Francisco e o Salão Brazil, possibilitando a circulação diferentes espaços e zonas da cidade desde a Alta, a Baixa e Santa Clara. Nesta circulação será possível assistir a intervenções artísticas.

Ao longo de cinco dias, estão agendados espectáculos com músicos de várias nacionalidades. Além dos concertos, há ainda palestras, sessões de mentoring, speed meetings, lançamentos de livros e uma área de expositiva. O festival quer centrar-se nas indústrias criativas, com especial destaque para o sector da música e é pensado para profissionais, artistas, criativos, empreendedores, marcas, estudantes do universo da indústria da música/cultural e público em geral.
O festival é motivado pela promoção da representatividade da diversidade e valorização das actividades profissionais das indústrias culturais e criativas, abrindo também espaço para as áreas do direito, contabilidade ou gestão relacionadas com as indústrias criativas.

O MATE Europe irá percorrer 3 cidades europeias: Santiago de Compostela (23 e 24 de Setembro), Tessalónica (5, 6 e 7 de Outubro) e Coimbra.

Sem comentários: