O artista Francisco Primeiro irá lançar o seu 3º single, "Respirar", um tema pop com elementos de soul e R&B. A música estará disponível para download e streaming em todas as plataformas digitais a partir de 26 de Janeiro.
"Respirar é o ato mais essencial a todas as formas de vida do nosso planeta, desde a planta mais frágil à árvore mais alta, do inseto mais pequeno ao mamífero mais robusto ou inteligente. Num mundo onde impera o progresso, a rapidez e “tudo para ontem”, onde nos sentimos cada vez mais distantes de nós próprios e da natureza, nunca foi tão importante pararmos e prestarmos atenção a esse mecanismo que nos mantém, e a todos os organismos, neste plano da existência.
Vivemos na era do triunfo do individualismo sobre o coletivo, numa sociedade hedonista, desconectada e indiferente ao que nos rodeia, sedenta do imediatismo do momento, com um apetite voraz e insaciável de tudo ter, sem refletir nas consequências que o amanhã trará, nem nas tragédias que as gerações futuras irão enfrentar.
Quão irónico é, que a chave para restabelecer a conexão com o mundo e connosco próprios, seja mergulharmos em nós mesmos através do mais primordial ato de todos com atenção e consciência redobrada: Respirar. Porque é na profunda consciência do que somos que encontraremos a empatia e a compaixão necessárias para mudarmos o mundo para melhor. Juntos."
Sobre FRANCISCO PRIMEIRO:
Francisco Primeiro era o nome de um barco de pesca desportiva. O filho do pescador adotou o nome do barco para si mesmo, em memória do pai, e agora navega nas águas musicais do jazz, funk, soul e R&B.
Assim nasce o projeto do músico portuense, que desde a sua génese até aos dias de hoje sofreu várias metamorfoses, experimentando estilos, colaborando com diferentes músicos, e a cada passo crescendo e maturando.
Experimentou vários palcos, de norte a sul do país, desde 2019, até decidir que deveria finalmente cristalizar alguns dos seus temas em estúdio. Assim, recentemente, começa a gravar o seu disco de estreia no AI Studios, com o produtor André Indiana e com a colaboração de Sérgio Silva (bateria), João Mascarenhas (teclas), Tiago Lima (baixo) e vários músicos convidados, como Gileno Santana, Zé Nuno, Helena Neto, Pancho Tarabbia ou Fabián Araya.
A visão era clara: criar um disco que abarcasse o “excitement” e a imprevisibilidade do jazz, o “groove” do funk e do R&B e a alma da soul (passe a redundância), conjugados com o conforto e acessibilidade da música pop, num conjunto de canções em português para se ouvir na estrada.
A premissa: fazer um álbum que enaltecesse a performance dos músicos, dando a sensação de uma gravação ao vivo, com a energia, diversão e sonoridade que lhe são características, desafiando, ao mesmo tempo, convenções musicais e de estilo.
Deste acervo musical saíram em 2023 os singles "Gabriela" e "Sob O Teu Olhar", que chegaram a vários rádios do país como a Smooth FM, Rádio Comercial, RDP Internacional, Rádio Nova, entre várias outras, com vários temas a ser lançados em 2024 bem como o seu disco de estreia.
Sem comentários:
Enviar um comentário