segunda-feira, 18 de março de 2024

EVAYA ANUCIA CONCERTOS DE APRESENTAÇÃO DO NOVO DISCO





















EVAYA, um dos mais curiosos e promissores nomes da música emergente em Portugal, anuncia os primeiros concertos de apresentação do seu disco de estreia, passando por Lisboa, Barreiro, Funchal e Leiria.

Recentemente a artista lançou o seu novo single "o que acontece agora", que antecipa o disco de estreia com edição marcada para 5 de abril. A primeira apresentação no âmbito deste lançamento acontece no B.Leza, mítica sala de espetáculos no coração da noite lisboeta.

Em palco no concerto do B.Leza em Lisboa, EVAYA apresenta-se numa formação em trio, acompanhada por NICØ no sintetizador modular e Polivalente na drum machine e guitarra. Com a voz da artista oscilando entre uma intimidade frágil e doce, e a potência de uma maior projeção, ora mais processada ora mais crua e despida de efeitos. EVAYA promete uma performance etérea, pontuada por batidas pulsantes e texturas da natureza. Numa experiência que promete transportar o público para um universo sonoro diferente mas onírico e envolvente.

Em breve atua no Impulso na noite inaugural do festival em 2024. Abre a noite de 22 de março com um concerto que abre a programação do evento cultural das Caldas da Rainha.

Sobre o single "o que acontece agora":

Em "o que acontece agora", a inspiração por trás da canção reside na temática da dualidade, explorando a demora da cura emocional e o quanto temos de nos transformar para chegar a outras etapas da vida e concretizar objetivos. Uma letra que aborda a ansiedade de querer resultados rápidos, contrastando com a compreensão de que tudo acontece no tempo adequado. É uma reflexão sobre a insatisfação inicial que evolui para aceitação e maturidade.

EVAYA diz-nos que "o verso 'dormi entre vários mundos mas acordei cedo acordei no tempo' destaca a coexistência de diferentes fases da vida. 'tenho tempo sim tenho tempo não' estou a dialogar comigo mesma sobre a importância de não me culpar pelo tempo necessário para alcançar os meus objetivos, concluindo com a afirmação 'eu sei que nada acontece antes do tempo certo'".

DATAS DE APRESENTAÇÃO - EVAYA

18 de abril - B.Leza (Lisboa
18 maio - Sala 6, Barreiro
24 maio - Texas Bar, Leiria
22 junho - A anunciar em breve
20 julho - Escola Normal, Funchal

BILHETES JÁ DISPONÍVEIS AQUI

Quem é EVAYA?

EVAYA é uma produtora, compositora, letrista e cantora portuguesa, natural do Poceirão.

Em 2019 formou-se pela ETIC de Lisboa em Produção e Criação musical, uma formação de dois anos que culminou com um estágio profissional em Berlim - experiência que foi interrompida pela pandemia, mas o regresso a casa e a pausa imposta pelo contexto pandêmico valeram-lhe o seu primeiro EP “INTENÇÃO” - produzido e gravado pela artista no primeiro confinamento entre Poceirão e Lisboa e editado em outubro de 2020 de forma independente.

O seu single “doce linguagem” faz parte da coletânea FNAC Novos Talentos21. Atualmente já conta com várias performances ao vivo, nomeadamente em alguns espaços culturais da cena Lisboeta; foi finalista do Festival Termómetro na edição que terminou em Maio de 2022; apresentou-se também noutros festivais importantes do panorama musical em Portugal como o Festival ID no limits, Nos Alive, MIL. Em Novembro de 2022 participou na Mostra Nacional de Jovens Criadores da Gerador com o single “atenção”. Em 2023 fez parte do alinhamento de showcases dos Festivais Tallinn Music Week na Estónia, Westway lab em Guimarães, e Emergente num Musicbox (lotado) em Lisboa.

Em novembro de 2022 participou na Mostra Nacional de Jovens Criadores da Gerador com o single “atenção”.

Em maio de 2023 fez parte do alinhamento de showcases do Festival Tallinn Music Week na Estónia. No final do ano participou da edição do Festival Emergente, tocando num Musicbox (Lisboa) lotado.

O formato live de EVAYA propõe uma imersão etérea dos conceitos propostos, através de instrumentais ruidosos, maquinaria pesada e uma entrega mais performativa da relação voz-música, que evidencia as fragilidades e potências da partilha da mensagem com o público.

Sem comentários: