segunda-feira, 14 de outubro de 2024

PIP MARINHO LANÇA SINGLE















“Cosmic Silence (the enby song)” marca o regresso de Pip Marinho à música original, e é o primeiro single do novo álbum esperado na íntegra em 2025.

[CLICAR AQUI PARA OUVIR]

100% da receita do single será doada à alQaws, uma organização comunitária para pessoas trans e queer na Palestina.

Bom/mau. Certo/errado. Homem/mulher. Fomos sempre ensinados que a nossa vida é limitada a binários. Com "Cosmic Silence (the enby song)", Pip Marinho (previamente conhecide como Marinho) convida-nos numa crua e vulnerável viagem da sua própria descoberta da existência além da norma binária de género. De um lugar profundamente íntimo, Pip explora o medo que acompanha a mudança.

Quando Pip Marinho abraçou a sua identidade não-binária, encontrou liberdade de restrições violentas ao seu corpo e alma — mas libertação vem muitas vezes com resistência e dificuldade. Elu escreveu esta canção numa fase de grande fragilidade.

Para honrar a delicadeza desta transição, Pip escolheu ser este o primeiro single do novo álbum que chegará em 2025 pela Lay Down Recordings.

Mais sobre Pip Marinho:

Sempre transparente, sempre relacionável. A Under The Radar Magazine (EUA) chamou-lhe “a nova melhor exportação musical de Lisboa”. Através do dedilhado na guitarra e da voz emocional, Pip Marinho (antes conhecide por Marinho) sublinha as delicadas nuances que existem na vida entre segurar a dor e libertá-la. As resoluções catárticas surgem na forma de canções de folk-rock alternativo que juntou em 2019 no seu álbum de estreia ~ (ler til) e outros trabalhos que tem lançado, assim como o segundo longa-duração que prevê lançar em 2025. A sua escrita profundamente pessoal e confessional está seguramente a cimentar a sua crescente reputação.

Pip já abriu para artistas como Allegra Krieger, Anna St. Louis, Alice Phoebe Lou, Manel Cruz e muitos mais. Elu tem tocado extensivamente em Portugal e já deu passos em digressão internacional pela Europa e Reino Unido. Alguma imprensa comparou Pip Marinho a Buck Meek (Big Thief), Black Belt Eagle Scout e até à ícone do rock Alanis Morissette. Vá-se lá ver.

Em 2019, o seu disco de estreia acabou em várias listas de melhores álbuns do ano e o single "Window Pain" foi nomeado para melhor canção nos prémios SPA. Em 2021, Pip Marinho foi quem oficialmente representou Portugal, com nomeação pela RTP e Antena 3, no festival Eurosonic — o maior festival de showcase de música na Europa. Em 2024 elu editou "Férias", novo single que integra a compilação "Amigues com Graça". A compilação — cujos artistas incluem nomes como Luís Severo, Filipe Sambado, Primeira Dama e outres — saiu pela Lay Down Recordings, editora independente que Pip Marinho fundou com alguns dos artistas da cena folk lisboeta como April Marmara, Alek Rein, Monday, Francisco Fontes e outres.

Sem comentários: