terça-feira, 21 de janeiro de 2025

FIDJU KITXORA EM DIGRESSÃO NACIONAL E INTERNACIONAL EM 2025





















Fidju Kitxora, um projecto artístico formado entre Cabo Verde e Lisboa, encabeçado por André Xina, prepara-se para um ano repleto de concertos nas salas mais emblemáticas do país e em palcos de festivais nacionais e internacionais de referência.

Entidade bem recente e meio misteriosa em trânsito entre Lisboa e Cabo Verde, Fidju Kitxora lançam em 2024 "Racodja", o seu primeiro álbum. Evocando as vozes passadas, presentes e futuras da diáspora, este coletivo reordena diversas linguagens numa música viva e em constante mutação para onde acorrem o calor do funaná, o balanço do semba, as síncopes do kuduro e da afro-house e demais miscigenações sinceras, por entre gravações de campo, sintetizadores planantes, samples vocais e uma barragem imparável de batidas infeciosas.

É no âmbito do lançamento do mais recente “Racodja”, primeiro álbum de longa-duração e de originais do coletivo, bastante elogiado pela imprensa especializada em 2024, que Fidju Kitxora se faz à estrada ao longo dos próximos meses, passando por terras como Braga, Aveiro, Lisboa, Açores, Guimarães, Caldas da Rainha e Leiria, mas também em Tallinn na Lituânia.

Em Portugal é possível ver e ouvir Fidju Kitxora em Braga já no próximo dia 31 de janeiro, no Square Festival, um festival-conferência que faz parte da ambiciosa programação do Braga’25, Capital Portuguesa da Cultura. Já em março atua no GrETUA em Aveiro e no Musicbox em Lisboa, um clube que espera por uma atuação que promete incendiar a pista de dança e liberte os corpos da capital.

Nos meses de abril e maio, o coletivo passa por vários festivais de várias dimensões e todos eles de uma curadoria muito especial e única: Tallin Music Week (Lituânia), o Tremor nos Açores (São Miguel), Westway Lab em Guimarães, o Festival Impulso nas Caldas da Rainha e o Festival Nascentes em Leiria.

Confira todas as datas até agora confirmadas:
31/1 - Braga - Square Festival
1/3 - Aveiro - GrETUA
8/3 - Lisboa - Musicbox
5/4 - Tallinn - Tallinn Music Week
10/4 - São Miguel, Açores - Tremor
11/4 - Guimarães - Westway Lab
9/5 - Caldas da Rainha - Festival Impulso
5/7 - Leiria - Festival Nascentes

Mais datas serão anunciadas em breve.

Sem comentários: