quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

MALVA ANUNCIA SEGUNDO ÁLBUM "POROS" E LANÇA NOVO SINGLE





















Fotografia: Raquel Montez

O disco será editado no dia 24 deste mês e antecipado pelo tema 'manada', já disponível em todas as plataformas digitais

A cantora e compositora MALVA acaba de anunciar o novo álbum "poros", com lançamento marcado para o próximo dia 24 de janeiro. A guitarra e o violoncelo continuam a ser a base para criação dos temas da artista, que promete "um olhar mais esperançoso sobre a vida" neste que será o seu segundo disco de estúdio e o sucessor do aclamado "vens ou ficas", de 2023.

"A certa altura tornou-se claro para mim que este era um álbum muito diferente do anterior - olho para ele como uma espécie de corredor ou passagem. A porta foi o “vens ou ficas”, esse que esperava uma qualquer resposta externa. Acho que me cansei de esperar e segui, mais atenta ao que me rodeia e, acima de tudo, deixando outros entrarem, com calma. São aqueles que me inspiram, que me dão fé, que me arrepiam", conta MALVA. A artista de Viana do Castelo radicada no Porto acrescenta que "poros" "é isso, uma predisposição para me deixar ir e ser e para ser em coletivo, também, com o cuidado de só deixar entrar o que me faz bem e expulsar o não faz".

Do alinhamento do álbum "poros" vai constar o single mais recente, 'manada', já disponível em todas as plataformas digitais e acompanhado por um videoclipe realizado por Maria Roque. Esta canção surgiu no contexto de uma residência artística e, segundo MALVA, nesse processo de criação "ninguém foi mais do que ninguém mas todos ensinámos e aprendemos alguma coisa ali, uns com os outros. Fundimos realidades e o resultado foi amor". Além de 'manada', "poros" vai incluir o single de avanço 'manto azul', uma colaboração com Mimi Froes, que surgiu de um processo natural e orgânico de partilha entre ambas as cantoras e compositoras.

"Esta canção tem-nos às duas e penso que isso se sente, se ouve. Nenhuma de nós a teria escrito sozinha. Portanto, é um bom ponto de partida para dar a conhecer este álbum que se avizinha, uma vez que o mesmo traduz a vontade de convivência e partilha", diz MALVA. "Talvez por girar em torno de uma metáfora, chegámos a um lado sombrio. Acho que aquilo que mais gosto na gravação é que o desespero da canção é acompanhado pelo desespero da interpretação", completa Mimi Froes.

Com edição marcada para o próximo dia 24, o álbum "poros" é fruto do prémio "Melhor Projeto Musical Super Emergente", atribuído a MALVA pelo Festival Emergente 2023.

Cantora, compositora, MC e multi-instrumentista, Carolina Viana nasceu em Viana do Castelo e vive no Porto. Formada em Violoncelo Clássico e Ensino da Música, a artista tem vindo a desenvolver projetos que englobam sonoridades pop, hip hop, alternativa, spoken word e a criação de música para dança, teatro e cinema, como intérprete e compositora.

Deu-se a conhecer através das redoma, dupla que formou com a produtora Joana Rodrigues e que une o rap e hiphop à spoken word, com um ritmo desconstruído e poético. Em 2022 editaram o EP "parte". Reconhecido pelo público e pela crítica, o curta duração integrou várias listas dos Melhores do Ano e a compilação Novos Talentos FNAC, que distinguiu as redoma com uma Menção Honrosa.

Em busca de uma linguagem individual, assume em 2023 a personalidade artística de MALVA, nome dado às flores que aceleram a cicatrização de feridas. Edita nesse ano o aclamado primeiro álbum, "vens ou ficas", propositadamente sem ponto de interrogação para criar uma sensação de dúvida e inquietação. Escrito e composto à guitarra na quietude e introspeção do quarto, o disco encerra uma sonoridade desconcertante, crua e visceral, com apontamentos de violoncelo e guitarra elétrica e apresenta uma narrativa tão verdadeira quanto intensa, impregnada de quase tudo o que faz parte da vida e das memórias, feita de beleza, sensibilidade e melancolia, de inquietação, angústia, lágrimas e lamentos. "vens ou ficas" foi eleito um dos "Melhores Álbuns do Ano" pela Blitz/Expresso e pelo Rimas e Batidas e venceu o prémio "Melhor Projeto Musical Super Emergente", atribuído pelo Festival Emergente. O disco inclui os singles ‘extremidades’, ‘como se início’ e ‘manhã’.

Ainda em 2023, as redoma editam o single 'delírios mensais' e MALVA colabora com INÊS APENAS na faixa ‘Tensa’. Escrita por ambas e produzida por Joana Rodrigues, a canção teve entrada direta na playlist editorial EQUAL Global do Spotify. Em 2024, Carolina Viana volta a encontrar-se com INÊS APENAS na faixa 'quase', incluída em "ÉTER", o álbum de estreia da artista de Leiria.

No final de 2024 é desvendado um novo single de redoma, '2572', e MALVA junta-se a Mimi Froes para o tema 'manto azul'. A canção da autoria da dupla e o novo tema 'manada' antecipam o aguardado segundo álbum de MALVA, "poros", com lançamento marcado para o próximo dia 24 de janeiro.

Sem comentários: