terça-feira, 6 de maio de 2025

CICLO GOLDBERG BURMESTER













Pedro Burmester ao vivo com as “Variações Goldberg” de J.S. Bach, na Fundação Casa de Mateus, Vila Real

24 maio, 17h – conversa pré-concerto | 18h – concerto, Fundação Casa de Mateus, Vila Real
25 maio, 18h – Fundação Casa de Mateus, Vila Real
(Concertos inseridos no Ciclo Barroco Sem Fim)

Depois do lançamento em outubro do ano passado do disco Variações Goldberg, de J.S. Bach, pela Artway, o conceituado pianista Pedro Burmester dá continuidade às apresentações ao vivo desta obra no Ciclo Goldberg Burmester. Os próximos concertos acontecem nos dias 24 e 25 de maio, na Fundação Casa de Mateus, em Vila Real, com organização da Artway, em colaboração com o Ciclo Barroco sem Fim, organizado pela Fundação Casa de Mateus. De sublinhar no dia 24, às 17h, uma conversa pré-concerto com o pianista e a Professora Doutora Fátima Pombo. A entrada é livre, mas sujeita à lotação da sala.

Nas palavras de Valter Hugo Mãe, que escreveu as notas de programa do disco, “A volta genial de Pedro Burmester às Variações Goldberg acontece como o de um sábio preparado para regressar a casa. A magnífica obra de Bach encontra agora o pianista numa interpretação que só pode fazer quem maturou e já atravessa o monumento musical em pura intuição. Este disco é o encontro de perfeitos. Bach e Burmester. Os séculos desaparecem para que os dois se unam como partes de uma mesma inteligência. Uma que arrisca tudo, porque o que existia era pouco. Era preciso existir muito mais”.

O Ciclo Goldberg Burmester tem como principal objetivo continuar a dar oportunidade aos mais variados públicos de assistirem ao vivo a um concerto intimista que se realiza, maioritariamente, em locais de património histórico lindíssimos, permitindo uma maior proximidade com o público.

O disco encontra-se disponível em artwayonlinestore.com, FNAC, Tubitek e em todas as plataformas de streaming.

AGENDA
28 junho, 21h30 – Mosteiro de Alcobaça, (Claustro D. Dinis), no âmbito do Cistermúsica – 33º Festival de Música de Alcobaça
18 outubro, 17h – conversa pré-concerto | 18h – Igreja dos Agostinhos, Fundação Casa de Bragança, Paço de Vila Viçosa
30 janeiro 2026, 20h – CCB, Pequeno Auditório, Lisboa

Bilhetes à venda nas salas de acolhimento

Sem comentários: