quinta-feira, 17 de julho de 2025

VAIAPRAIA APRESENTA "ALEGRIA TERMINAL"





















© Jame St. Finley

Vaiapraia apresenta Alegria Terminal dia 24 de Julho nas Noites de Verão da Filho Único, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Entrada livre.

Alegria Terminal nasce sob o pó do doméstico, entre o calejar do quotidiano e a observação do banal. É simultaneamente um arquivo narrado do que vivemos e uma escapadela de meia hora das inconveniências de estar vivo. 

Com a sonoridade já típica de um LP de Vaiapraia - o combustível feroz da percussão, o galope das linhas de baixo, as texturas coloridas rasgadas pela guitarra e a cama harmónica do teclado -Alegria Terminal oferece onze peças que formam um puzzle montado com um critério pessoal rigoroso.

Para além das músicas de desamor e revolta birrenta do costume (Kolmi), é palpável um sentimento de derrota e desilusão que é amparado por um afiado sentido de humor (Ar Com Ar). Ouve-se também o passo veloz da rotina (Tupperware Furado) e a experiência de vida associada a a mudanças de casa,
cidade, país, escala, língua e linguagem (Way Way).

Alegria Terminal dá a provar substâncias efervescentes que trazem excepções luminosas do dia-a-dia, enquanto cura possível, ou aproximação ao divino. É como se o calor do rock e o caçar da canção fossem uma cotovelada estóica ao aborrecido declínio da civilização ocidental.

Sem comentários: