sexta-feira, 15 de agosto de 2025

“SLOW DOWN” É O QUINTO AVANÇO DO ÁLBUM DE ESTREIA DE MXGPU COM EDIÇÃO PREVISTA PARA SETEMBRO

 


















MXGPU, o projeto dos produtores e músicos portugueses Moullinex e GPU Panic, lança hoje “slow down”, o quinto avanço do aguardado álbum de estreia Sudden Light, com edição marcada para 26 de setembro pela Discotexas.

Se no anterior “find u” a energia se expandia em ritmo vertiginoso, “slow down” propõe o oposto, um convite a travar o passo e encontrar espaço no tempo. É uma pausa deliberada, um momento de foco e clareza que ecoa a mensagem inscrita no próprio título e na essência do álbum.

“Há uma pausa, e o tempo fica suspenso. A tua atenção atinge o auge, consegues ouvir o bater do teu próprio coração. Quando tudo o que ouves é gritaria, uma voz sussurrada sobressai. Quando tudo parece apressado, é momento de levar as coisas com calma. Abrandar, abrandar para deixar uma marca" - MXGPU

Conhecidos pelas suas atuações imersivas em formato 360°, no centro do público, os MXGPU fundem eletrónica, performance artística e estética futurista com experiências sensoriais que dissolvem as barreiras entre artista e audiência. Inspiram-se em referências como Suzanne Ciani, James Turrell e a iconografia digital dos anos 90, abordando a humanidade na era tecnológica de forma singular.

Após esgotarem o MAAT, em Lisboa, e a Casa da Música, no Porto, o duo MXGPU continua a sua digressão de 2025 com uma série de datas de verão em Portugal. A digressão segue além-fronteiras, com concertos em Singapura, México e Londres, e a emblemática estreia nos Estados Unidos em outubro, com apresentações em Brooklyn e Los Angeles.

MXGPU é a união criativa de Luís Clara Gomes (Moullinex) e Guilherme Tomé Ribeiro (GPU Panic). Desde a sua colaboração em Hypersex (2017), têm editado música por selos como Crosstown Rebels, Watergate e TAU, assinado remisturas para artistas como Patrice Bäumel, Xinobi e Sebastien Léger, e recebido o apoio de nomes como &ME, Adriatique e RÜFÜS DU SOL.

Com Sudden Light, os MXGPU consolidam a sua visão: música eletrónica como veículo de conexão, vulnerabilidade e libertação coletiva.

‘SUDDEN LIGHT’ is just the beginning for MXGPU.

30 de agosto - Algarve, PT @ Vila Real Santo António
30 de agosto - Algarve, PT @ Loulé
31 de agosto - Braga, PT @ Bicau
12 de setembro - Mexico City, Mexico @ LooLoo Studio
25 de setembro - Lisbon, PT @ Cupra City Garage (Album listening party)
02 de outubro - Brooklyn, NY @ Silo (US Debut)
04 de outubro - Los Angeles, CA @ The Roxy Theatre
10 de outubro - London, UK @ E1

Sem comentários: