Apresentação: 25 de outubro, 19h30, no The Alchemist, Porto
Desde a sua criação, em 2011, a Artway tem vindo a afirmar-se, através dos seus catálogos Artway Records e Artway Next, como a editora de referência no panorama da música clássica e contemporânea nacional, documentando o trabalho de muitos dos principais compositores e intérpretes portugueses. Em 2025, lança-se num novo projecto: a criação do catálogo Artway Jazz, com curadoria do produtor e crítico João Esteves da Silva, que procurará igualmente tornar-se uma referência, desta feita no âmbito do jazz e da música criativa improvisada nacional. A apresentação vai acontecer no dia 25 de outubro, às 19h30, no The Alchemist, no Porto.
A Artway Jazz reconhece no chamado jazz português, nomeadamente na obra de compositores-instrumentistas como Carlos Bica, Mário Laginha, Tomás Pimentel, João Paulo Esteves da Silva, Bernardo Sassetti ou Paula Sousa, entre outros, alguma da música mais inspirada e distintiva dos últimos 40 anos, mas que permanece, em larga medida, um segredo bem guardado, sobretudo a nível internacional. Através das edições discográficas, vai procurar contribuir tanto para o estabelecimento de um cânone da música criativa portuguesa como para a sua difusão além-fronteiras, tendo em vista o seu reconhecimento como uma das mais relevantes da cena europeia. Para tal, serão também estimuladas colaborações entre músicos nacionais e estrangeiros de renome. Além da aposta na obra de artistas consagrados, procurará também dar espaço a novos valores emergentes a quem já se reconhece, além de inegáveis qualidades instrumentais e composicionais, uma voz própria.
A Artway Jazz procura ainda marcar a diferença em termos da qualidade das suas produções, nomeadamente através de uma forte aposta na qualidade do som dos discos. Nesse sentido, vão trabalhar com alguns dos principais estúdios e técnicos de som do panorama europeu.
Entre os nomes que vão estar no catálogo, destaca-se Carlos Bica, João Barradas, Ricardo Toscano, João Paulo Esteves da Silva, Duarte Ventura, Nazaré da Silva, entre outros.

Sem comentários:
Enviar um comentário