quarta-feira, 12 de novembro de 2025

FRANCISCO FONTES PARTICIPA NO FESTIVAL DA CANÇÃO 2026

 













Francisco Fontes, artista que em 2023 lançou o seu disco de estreia "Cosmopolita", foi anunciado como um dos compositores a concurso na 60.ª edição do Festival da Canção.

O artista prepara-se para apresentar o seu segundo disco de originais, depois de em 2023 editar "Cosmopolita", um álbum que foi bem recebido pela crítica e destacado em algumas listas de Melhores do Ano, para rádios e publicações de especialidade.

"Faz lembrar, inicialmente, Andy Shauf, depois alguma música brasileira... até alguma portuguesa, do Manel Cruz aos You Can't Win, Charlie Brown", citação de Lia Pereira da BLITZ, aquando do lançamento de "Cosmopolita".

Oriundo da Nazaré, vive agora em Lisboa, faz parte do lote dos 20 artistas a concurso na nova edição do Festival da Canção da RTP, um dos certames musicais mais antigos e prestigiados da televisão portuguesa.

Fontes entra no formato televisivo como compositor via submissão livre, após ser selecionado de entre 660 canções concorrentes - segundo a RTP, um número recorde de participações. A canção será apresentada de forma oficial em janeiro de 2026 em data a anunciar.

Recentemente Francisco Fontes foi anunciado como um novo artista na editora e agência louva-a-deus, responsável por edições como os recém lançados "Stretch" (Minta & The Broook Trout), "Demorar" (Afonso Cabral) e "Mikado" (Inês Sousa).

Sobre Francisco Fontes:

Em 2023, inspirado pela agitação da cidade, lança Cosmopolita, considerado um dos melhores discos nacionais desse mesmo ano pela rádio Super Bock Super Rock e com destaque nos Novos Talentos Fnac.

Cosmopolita passou por salas como o Musicbox ou a ZDB, bem como pelo Festival Cuca Monga. Em abril de 2024, Francisco Fontes teve a oportunidade de atuar pela primeira vez fora do país, em Itália, com dois concertos em Milão.

Entre 2020 e 2025, integra como baterista os projetos Miguel Marôco, Celso, Península e Zaratan. Conta também com uma colaboração com A Sul, em 2024, na canção ‘Caminho e Meio’ gravada ao vivo na Cossoul e com MALVA, no tema ‘rajada’, que integra o disco poros, editado em 2025.

Em 2026 prepara-se para lançar o seu segundo disco em nome próprio.

Sem comentários: