terça-feira, 18 de novembro de 2025

UNSAFE SPACE GARDEN CONFIRMADOS NO SXSW 2026





















Os Unsafe Space Garden estão entre as primeiras confirmações de 2026 do SXSW, cuja 40.ª edição decorre entre 12 e 18 de Março do próximo ano, em Austin, a capital do estado norte-americano do Texas.

Este anúncio é um dos momentos de destaque do processo de internacionalização da banda de Guimarães e vem na sequência da sua participação em festivais e showcases além-fronteiras nos últimos dois anos, como o Festival FOCUS Wales, no País de Gales, ou o Festival Pro Weekend, em Valência.

O South by Southwest é desde 1987 palco de concertos, conferências, debates e apresentações de filmes, e uma plataforma onde o público e, sobretudo, os artistas se cruzam com figuras da indústria criativa, promotores, editores e agentes. Uma montra com horizontes alargados e uma oportunidade singular que, para os Unsafe Space Garden, representa “um sonho tornado realidade”. “É muito emocionante poder levar a nossa música pelo mundo fora e fazer aquilo que adoramos”, afirmam.

Na bagagem para o Estados Unidos da América, o sexteto composto por Nuno Duarte, Alexandra Saldanha, Filipe Louro, José Vale, Diogo Costa e João Cardita leva um robusto e produtivo corpo de trabalho iniciado em 2018 com três longa-duração e ainda as canções do seu próximo capítulo, prometido para o ano que vem e do qual já se conhece o primeiro avanço, “FKNKU”.

Revelado em Outubro, este desarmante novo single é uma provocação necessária num tempo de silêncios convenientes, que tanto carrega no acelerador das guitarras como flutua numa atmosfera serena protagonizada por sintetizadores, para depois estourar novamente a uma velocidade contagiante.

Em “FKNKU” (lê-se literalmente: faca no cu), os Unsafe Space Garden confrontam o conceito de auto-sabotagem – uma experiência transversal ao ser humano que o grupo abraça e que convida a resolver em conjunto. Neste processo colectivo, dão também as mãos a André Tentugal, autor do vídeo que acompanha o tema e que resulta de uma parceria profunda entre a banda e o realizador.

Antes de voarem para o Texas e de representarem Portugal no SXSW, em Março de 2026, os vimaranenses vão passar ainda pelo festival espanhol Monkey Week, em Puerto de la Santa María (20 de Novembro), e pelo palco do Theatro Gil Vicente, em Barcelos (6 de Dezembro), encerrando o ano a jogar em casa, na BlackBox do CAAA (20 de Dezembro).

Sem comentários: