sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

SAI HOJE O SEGUNDO DISCO DOS THE LAST PISS BEFORE DEATH













A resistência pode ser uma força que se mantém firme ou uma defesa contra o ataque. É um modo de oposição à opressão e repressão. Nos tempos que correm é urgente resistir e lutar pela liberdade que ainda nos resta.

A música, para além de ser uma bela companheira de luta, é, também, uma das melhores mensageiras, ainda possíveis, de usar e é através dela que os Last Piss Before Death nos mostram que ainda podemos lutar e resistir.

Resistance é o segundo disco dos Last Piss Before Death e revela quatro anos de resistência criativa, entre a composição e experimentação, que deram origem a um testemunho cru e honesto da persistência de uma banda. É o resultado de uma travessia artística mas também emocional, onde os riffs e as palavras se tornaram atos de sobrevivência. O título reflete não apenas a resistência contra o desencanto, o silêncio e a erosão interior, mas também a resistência contra as adversidades do mundo exterior.

Musicalmente menos centrado no groove metal do passado, o álbum abre espaço para ambientes progressivos e texturas atmosféricas, sem abdicar da ferocidade do death metal e da intenção visceral do thrash que sempre definiu a identidade da banda.

Depois de “Reset”, lançado em Abril de 2024, segue-se o single “Echoes” em jeito de antecipação do disco. Resistance foi gravado e produzido por Pedro Lourenço nos MrKing Studios e Terrasse Studios e masterizado também por Pedro Lourenço no Tokyo Cave. Sai hoje, juntamente com o vídeo de "Echoes", com o selo da Raging Planet e será apresentado hoje no Side B, em Alenquer.

“Este disco é sobre o saber resistir e não desistir da música nem de nós próprios, e tentar manter a chama acesa daquilo que gostamos mais de fazer.” 

Last Piss Before Death é o resultado da união de quatro amigos nascidos e criados em Portugal que partilham a mesma paixão pelo Caos e Metal.

Com sede de mosh, agitação corporal e explosões sonoras de adrenalina pura, a criação dos Last Piss Before Death surge de ideias diluvianas da voz de Edgar Alves (Lbh, X Alternative, Vulkanik) e da guitarra de Pedro Lourenço (Fallen Seasons, YSGA, Woman in Panic, Dollar Llama), de formar uma banda de Old School, Groove e Thrash Metal.

Em Março de 2019 começam a ensaiar já com Eduardo Caturra no baixo (Sannedrin, Gang Baco) mas a banda só ficaria completa em Junho com a entrada de João Gama (Bala Verde) para a bateria, altura em que o quarteto começou a dedicar-se à composição dos temas que fariam parte do álbum de estreia.

Em Outubro de 2020 a banda lança o seu primeiro single “Devil's Road”. O vídeo que acompanha o tema pretendeu fazer uma homenagem aos espaços Lisboetas associados à cultura underground, que fecharam portas na época da pandemia e em Março de 2021 a lança “Tear Down the Walls”, um apelo à paz e união em jeito de premeditação para os tempos conturbados que se vieram a revelar.

Apesar do hiato pandémico algo longo, que retirou à banda um pouco a noção do tempo, os Last Piss Before Death continuaram a compor o seu álbum de estreia, tendo a 21 de Fevereiro de 2022 lançado LPBD com o selo da Raging Planet com apresentação no RCA e que rodou vários palcos do país, destacando-se o after party do Evil Live Festival e os festivais Laurus Nobilis e Viseu Rock Fest.

Depois de no dia 25 de Abril de 2024 terem lançado “Reset", tendo como mote a liberdade de expressão, lançam agora o seu segundo disco.

Sem comentários: