Todos os dias às 19h, o mais antigo programa de rádio pela música portuguesa
está na RUC em 107.9FM ou em emissao.ruc.pt
material para audição/divulgação, donativos, reclamações e outros para:
Fausto Barros da Silva - Apartado 4053 - 3031-901 COIMBRA
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
A MÚSICA PORTUGUESA A GOSTAR DELA PRÓPRIA NO PALÁCIO DE BELÉM
O Museu da Presidência da República, em parceria com o projeto “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”, organiza, no Palácio de Belém, um programa de comemorações da implantação da República e deste Museu.
Tendo como mote o património imaterial musical português, o programa de comemorações prevê a atuação de vários agrupamentos de música popular portuguesa - desde as Adufeiras de Monsanto ao cante alentejano -, o fado com Gisela João, diversas atividades para famílias, uma mostra de instrumentos tradicionais portugueses, bem como projeções de vídeos do projeto “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”, filmados em diferentes zonas de Portugal.
Tendo por objetivo defender, valorizar e promover o património musical português, o projeto audiovisual “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria” conta já com mais de 800 iniciativas documentadas por todo o país, com ênfase especial na música popular local.
Exposição no Museu da Presidência da República: “A Música Portuguesa a Conhecer-se a Ela Própria”
Animação nos jardins: Grupo Tocándar
10h30: Oficina de música “Concerto para Pássaros e outros palradores”, com Bitocas (Máximo 50 pessoas) – Relvado CDI
11h00: Oficina de Danças de Mirandesas, com Susana Ruano – Jardim da Cascata
11h30: Concerto de Harpa: Ana Isabel Dias - Pátio dos Bichos
12h00: Oficina de música “Concerto para Pássaros e outros palradores”, com Bitocas (Máximo 50 pessoas) – Relvado CDI
12h30: Concerto: Adufeiras de Monsanto (e Adufe & Alguidares) – Jardim da Cascata
14h30: Concerto: Rancho de cantadores da Aldeia Nova de São Bento - Jardim da Cascata
15h00: Oficina de música “Concerto para Pássaros e outros palradores”, com Bitocas (Máximo 50 pessoas) – Relvado CDI
15h30: Concerto: Lavoisier - Pátio dos Bichos
16h30: Concerto: Pauliteiros de Miranda – Jardim da Cascata
17h30: Concerto: Galandum Galundaina - Pátio dos Bichos
18h30: Concerto: Gisela João – Pátio dos Bichos
Animação nos jardins: Grupo Tocándar
10h30: Oficina de música “Concerto para Pássaros e outros palradores”, com Bitocas (Máximo 50 pessoas) – Relvado CDI
11h00: Oficina de Danças de Mirandesas, com Susana Ruano – Jardim da Cascata
11h30: Concerto de Harpa: Ana Isabel Dias - Pátio dos Bichos
12h00: Oficina de música “Concerto para Pássaros e outros palradores”, com Bitocas (Máximo 50 pessoas) – Relvado CDI
12h30: Concerto: Adufeiras de Monsanto (e Adufe & Alguidares) – Jardim da Cascata
14h30: Concerto: Rancho de cantadores da Aldeia Nova de São Bento - Jardim da Cascata
15h00: Oficina de música “Concerto para Pássaros e outros palradores”, com Bitocas (Máximo 50 pessoas) – Relvado CDI
15h30: Concerto: Lavoisier - Pátio dos Bichos
16h30: Concerto: Pauliteiros de Miranda – Jardim da Cascata
17h30: Concerto: Galandum Galundaina - Pátio dos Bichos
18h30: Concerto: Gisela João – Pátio dos Bichos
terça-feira, 1 de outubro de 2013
MARTA REN & THE GROOVELVETS NO THETRO CIRCO EM BRAGA
Marta Ren & Thea Groovelvets é a proposta musical que o Theatro Circo apresenta no próximo sábado, 5 de Outubro (22h00) num contexto de continuidade do ciclo “Sai de Baixo”.
Em pleno processo de edição do seu primeiro trabalho discográfico a solo, Marta Ren é já presença assídua nas rádios com o single “Summer’s Gonne”, um tema soul que coloca a cantora na categoria de «uma das mais carismáticas vozes nacionais da actualidade».
ANDRÉ INDIANA LANÇA NOVO DISCO
Concerto com Kory Clarke (Warrior Soul) no Hard Club a 16 de Outubro
Consolidado na Rádio e na TV como um dos músicos mais versáteis do panorama artístico nacional, o nome André Indiana é reconhecido como sinónimo de espectáculo e mestria. A guitarra é uma extensão natural do seu corpo e talento; a voz, o espelho da Alma Blues; e o espectáculo, sinónimo do Rock que nele vive.
O produtor e compositor prepara-se para lançar o quarto disco de originais, intitulado “André Indiana”, a 14 de Outubro com distribuição da Parlophone. Depois do sucesso dos trabalhos anteriores - “Music For Nations” (2003), “Destilled & Bottled” (2006) e “X-Glamour” (2010) - o músico regressa em 2013 com um álbum ecléctico, composto por 16 grandes canções recheadas de viciantes linhas melódicas, onde se volta a destacar o poder frenético da sua voz e composições e a sua faceta prodigiosa de multi-instrumentista.
O álbum homónimo conta com as participações de André Hollanda, Pedro Santos, Eurico Amorim, Rogério Santos, Paulo Veloso, Patrícia Silveira, Patrícia Antunes, Paulo Gravato, João Martins, Gil Eno, entre outros.
Depois de revelado o primeiro single, o tema “Like a Legend”, em dueto com Mónica Ferraz, que se ornou um enorme êxito de airplay cujo o videoclip foi realizado por André Tentugal – o segundo single intitula-se “Goodbye Tomorrow” e já se encontra em rotação nas principais rádios nacionais e locais.
André Indiana já anda na estrada, desde Junho, a apresentar ao vivo o novo disco e o próximo concerto é no Hard Club (Porto) a 16 de
Outubro, pelas 22h00, onde o cantor irá partilhar o palco com um convidado muito especial: o reputadíssimo músico e produtor americano Kory Clarke , vocalista da mítica banda nova-iorquina Warrior Soul. Os bilhetes custam 8€.
Outubro, pelas 22h00, onde o cantor irá partilhar o palco com um convidado muito especial: o reputadíssimo músico e produtor americano Kory Clarke , vocalista da mítica banda nova-iorquina Warrior Soul. Os bilhetes custam 8€.
A partir de Novembro, tem ínicio uma tour “Unplugged” por auditórios pelo país cujas datas serão anunciadas brevemente.
Próximos Concertos:
14 de Outubro :: Fnac Norteshopping (Matosinhos)
Próximos Concertos:
14 de Outubro :: Fnac Norteshopping (Matosinhos)
16 de Outubro :: Hard Club com Kory Clarke
5 de Dezembro: Theatro Circo de Braga
Mais informações em www.andreindiana.com
NAS FNAC'S DA ZONA DO PORTO
FNAC GAIASHOPPING
AWSUM
Golden Ears
AO VIVO
DIA 05 | SÁB | 18H00
SYANA
Sight Of Truth
AO VIVO
DIA 12 | SÁB | 22H00
FNAC STA. CATARINA
SYANA
Sight Of Truth
AO VIVO
DIA 13 | DOM | 17H00
FNAC NorteShopping
SYANA
Sight Of Truth
AO VIVO
12/10| SÁB | 17H00
ANDRÉ INDIANA
André Indiana
AO VIVO
14/10| SEG | 22H00
FNAC Mar Shopping
AWSUN
Golden Ears
AO VIVO
13/10| DOM | 17H00
TERESA SALGUEIRO NO BRASIL
Teresa Salgueiro embarcou hoje com destino ao Brasil para apresentar o seu Espectáculo “O Mistério” no dia 4 de Outubro pelas 21h no Teatro Castro Alves em São Salvador da Bahia inserido na exclusiva programação “Série TCA 2013 – Ano XVIII” e de seguida irá para a cidade de Belém do Pará onde realizará no dia 11 de Outubro às 21h um Concerto no belíssimo Theatro da Paz, inserido nas importantes festividades do Cirio da Nazaré.
O seu percurso de 25 anos de dedicação ininterrupta à Música culmina agora na criação de uma oficina de composição, cujas peças nascem do encontro da Teresa com os músicos que escolheu. E, pela primeira vez, dedica-se à composição das músicas e escrita das letras de todos os temas, que tratam de uma reflexão sobre a dimensão humana perante o mistério da vida.
Esta Música foi pensada especificamente para ser reproduzida ao vivo. Em palco é recriado o leque das diversas emoções presentes nos diferentes temas, partilhando com o público a alegria da construção da música e da energia geradas em cada concerto.
YouTube:http://www.youtube.com/playlist?list=PLA16DA19BEAFB6167&feature=plcp
Facebook: http://www.facebook.com/teresa.salgueiro
Ficha artística:
Teresa Salgueiro
Carisa Marcelino | Acordeão
Óscar Torres | Contrabaixo
Graciano Caldeira | Guitarra Elétrica
Rui Lobato | Bateria, Percussão e Guitarra
MAZGANI EM TOUR INTIMISTA
Meio ano após a edição de “Common Ground”, apresentado ao vivo em grandes salas, festivais de Verão e em Nova Iorque, Mazgani prepara-se para mostrar o terceiro álbum numa tour intimista acompanhado apenas pelo guitarrista Sérgio Mendes
O primeiro concerto é já sexta-feira, dia 4, no Passos Manuel, no Porto. Seguem-se Coimbra, dia 10, no Salão Brazil; Torres Novas, dia 11, no Teatro Virgínia; Aveiro, dia 12, no Teatro Aveirense; Caldas da Rainha, dia 26, no Centro Cultural e de Congressos.
Produzido por John Parish (PJ Harvey) com a colaboração de Mick Harvey (Nick Cave & The Bad Seeds), “Common Ground” foi integralmente gravado e misturado em Bristol (Inglaterra) e na semana de lançamento em Portugal entrou directamente para 2.ºlugar do Top 10 de álbuns mais vendidos no iTunes.
Os bilhetes para os concertos encontram-se à venda nas salas por onde vai passar a tour.
5 ANOS A REMAR
Filmado para um trabalho final de curso da Escola Profissional Val do Rio, pelo jovem trio Miguel Cardoso, António Silva e Diogo Bekerman, 5 ANOS A REMAR é uma peça documental que sintetiza de uma maneira simples e directa o que uniu os diversos músicos e projectos em torno deste colectivo do MAR*Movimento Alternativo Rock.
Ao longo de 30 minutos, a peça desvenda as origens das bandas, conhecemos as caras e escutamos as vozes numa estrutura que nos coloca cara à cara com os seus projectos passados, planos futuros e sua ligação com o panorama musical actual.
Mas mais do que isso é enternecedor e inspirador ver a vontade com que falam de si e dos seus colegas, sobre a sua música e a dos outros onde no final se sub entende finalmente de uma forma directa o que é afinal esta estranha paixão que é fazer parte de um movimento cultural de músicos que cantam em português.
5 anos é muito tempo, e foram sem dúvida sempre a remar. E afinal força não falta para continuar e neste rio imenso que é a música portuguesa, “água” é coisa que não falta.
VERA MARMELO EDITA OBJECTO FOTOGRÁFICO
“Na música portuguesa, tal como a conheço, não é irónico, mas poético, que a grande retratista da verdade instantânea tenha um nome que significa verdade. A presente série de fotografias (do passado Janeiro) anula uma questão filosófica antiga: Não é a vida que imita a Arte, nem a Arte que imita a vida; é a Veracidade ao serviço da Vera, sem um ciclo de imitações. Nem sequer às fotos se podem chamar capturas. São autênticas capitulações.
(sou um dos felizes contemplados. E atesto a realidade de como lá me encontrarem: um cabelo que bebeu muitos litros de chuva no Bairro Alto; uma goela que bebeu escassos goles de Moscatel com a Vera e o Norberto Lobo no Estádio)”
Samuel Úria
Samuel Úria
A música e a fotografia namoram. Na música portuguesa, há um cupido desse amor que se chama Vera Marmelo. Conhecemos a Vera através das fotografias que coloca no seu blog e no Instagram, fotografias de músicos que admiramos e não conhecemos, mas que através do olhar da Vera, podiam ser também nossos amigos. São sempre fotografias bonitas onde não são utilizados cenários que não sejam aqueles onde os músicos vivem, nem cores, nem padrões, nem risos forçados. Não há nada que nos distraia do que realmente vale cada fotografia: a alma de cada pessoa.
É por isso que temos um enorme prazer em anunciar em primeira-mão o novo trabalho da fotógrafa no site Madame Management http://madame-management.com/2013/09/30/a-zine- de-vera-marmelo-em-estreia-na-madame/: a zine da Vera ou caderno de posters. São 13 posters de pessoas como Norberto Lobo, Samuel Úria, Noiserv, Márcia, Filho da Mãe, Sara Serpa e outros. Ela explica-nos tudo:
Desde 2006 que mantenho um blog onde partilho fotografias. Ao longo destes últimos 7 anos tenho ouvido muita música e fotografado muitas pessoas. Começo a acreditar que tenho em mãos um arquivo generoso, que alimento continuamente com o mesmo empenho e energia que absorvo da vida de muitos músicos da minha geração Não tenho vocação para prender-me a géneros e estilos, preferindo as pessoas que estão para lá dos músicos. E sinto um enorme prazer em partilhar convosco, os que acompanham as minhas fotografias, os talentos que descubro.
No final de 2012, foi-me lançado um desafio, pelo Tiago Pereira e a Ana Cláudia Silva, que acabou por não ser concretizado. Mas fiz a minha parte e lá atrás, a meio de Janeiro de 2013, fotografei 13 pessoas de entre as centenas que o Tiago já filmou. Em duas semanas, estive com todos, conversámos mais do que fotografei, como sempre. Escolhi estes 13 por afinidade pessoal, mas também por estar convicta que o que cada um criou na segunda metade de 2012 e o que estavam a preparar para a primeira metade de 2013 justificava a sua presença. Com a ajuda da designer Sílvia Prudêncio apresento, pela primeira vez, a transferência de um conjunto de retratos para um caderno de posters, zine, revista ou jornal sem realmente o ser. Agrada-me a ideia de voltar aos tempos de miúda em que tinha os posters das bandas para pendurar no quarto, agrada-me a ideia dos tempos de crescida em que tanto celebro ver impressos no papel de jornais e de revistas os meus retratos. Conseguimos neste formato um dois-em-um.
Sílvia Prudêncio
As 150 cópias, edição de autor, foram para a gráfica ontem e certamente no dia 7 de Outubro já estão nas mãos dos primeiros a querer. Podem ser encomendadas via mail, para veramarmelo@gmail.com, ou compradas na livraria STET. A Livraria STET Livros e Fotografias, fica no número 14, 1º andar da Rua do Norte, Bairro Alto em Lisboa. www.facebook.com/stet.livros.fotografias
www.v-miopia.blogspot.com
http://cargocollective.com/veramarmelo
https://www.facebook.com/marmelo
Sílvia Prudêncio
http://www.silviaprudencio.com/
TARA PERDIDA EM TOUR
03 de Outubro - Coimbra – ISEC - Recepção ao Caloiro – 23h55 – Entrada Paga
04 de Outubro - Setúbal – Recepção ao Caloiro – 23h55 – Entrada Paga
05 de Outubro - Lisboa – Inst. Sup. Técnico – Recepção ao Caloiro – 22h30 – Entrada Paga
24 de Outubro - Covilhã – Recepção ao Caloiro - 23h55 - Entrada Paga
26 de Outubro - Leiria – Recepção ao Caloiro – 23h55 - Entrada Paga
CATI FREITAS EDITA DENTRO A 7 DE OUTUBRO
Vem de Braga e tem 28 anos, mas bem podia vir de qualquer outro local do mundo porque o talento de Cati Freitas não se contenta com as nossas fronteiras.
Recolhendo influências da MPB, mas também das cores particulares de uma cena musical contemporânea de Cabo Verde, da intemporalidade acústica do jazz e das refinadas vozes de gente como Elis Regina, Caetano Veloso ou Paulo de Carvalho, Cati Freitas ambicionou sonhar com Dentro depois de descobrir o trabalho do produtor brasileiro Tiago Costa que no seu currículo conta com trabalho com Vento em Madeira, Maria Rita, Mateus Sartori, entre muitos outros nomes.
A escolha de reportório já envia uma mensagem: de sofisticação, por um lado, mas também de atualidade. A língua portuguesa é trabalhada com requinte por todos aqueles nomes e entre os clássicos assinados por compositores com obra de décadas como Caetano e as mais modernas propostas da nova escola, encontra-se ainda espaço para a inclusão de originais da própria Cati Freitas - «Maldizer», «Alma Nua» e «Menina Vida é Flôr». Descobrir a voz é afinal a razão mais funda para Dentro. Cati quer mostrar o que tem dentro. Aos outros e a si mesma.
Com Tiago Costa no piano e nos arranjos, Cuca Teixeira na bateria, Sylvinho Mazzucca no contrabaixo e Felipe Roseno nas percussões, Dentro é uma viagem ao íntimo de Cati Freitas que afirma aqui uma voz segura, doce e quente, madura e sabedora das curvas e das contracurvas que as melodias exigem, capaz de ser subtil e forte na mesma frase.
Cati Freitas é uma cantora de corpo inteiro e Dentro o melhor cartão de apresentação que se poderia pedir-lhe. Sobre uma paisagem elegantemente acústica, entre a tradição e a modernidade, Cati recorre ao jazz, à música popular brasileira e ao balanço dos trópicos para afirmar a sua voz. E o que nos mostra é de uma total sofisticação que garante estarmos perante uma revelação para 2013.
18 de Novembro, São Jorge, Lisboa
21h00
€12.00
LOOPOOLOO EDITAM EP
Já foram os Mother’s Scream, em 1994, e também já foram os Tom’s Goblin em 1996, numa vertente rock alternativo típica dos anos 90, da cidade das Caldas da Rainha.
Em 1999, com a entrada de dois novos elementos e a junção de sintetizadores às guitarras, a sonoridade adquire um estilo mais electrónico, experimental e ecléctico, sem perder de vista as
influências da sua origem.
influências da sua origem.
Com participações em teatros, ballets, anúncios de televisão, festivais, colectâneas e homenagens, são uma banda que gosta de novos desafios.
Apesar de terem estado ausentes dos palcos, nunca pararam de tocar juntos. Em 2012, foram convidados pela associação cultural A062 a preparar um concerto revival das músicas de Tom’s Goblin, Mother’s Scream e loopooloo, que teve lugar em Março de 2013. Para este concerto contaram com a participação de uma nova vocalista e a formação cresceu. Depois do concerto decidiram gravar 2 temas antigos – Start e Tremolin – e o novo tema – Lovely Mongol.
Os temas foram gravados e misturados por Nuno Monteiro no Lisboa Estúdio e masterizados por Mandy Parnell (Bjork, Tame Impala, PJ Harvey, Animal Collective), no Black Saloon em Londres.
A partir de 1 de Outubro será disponibilizado um tema todas as semanas e, a partir do dia 22 Outubro, o EP ficará disponível no Spotify, iTunes e Bandcamp
Os loopooloo são:
Nádia Schilling - voz
Nádia Schilling - voz
André Sentieiro - bateria
Carlos Ceia - guitarra
Gonçalo Catarino - baixo e teclas
Gonçalo Gomes - guitarra e teclas
Nuno David - teclas
Rui Filipe - guitarra e teclas
Subscrever:
Mensagens (Atom)










