“Na música portuguesa, tal como a conheço, não é irónico, mas poético, que a grande retratista da verdade instantânea tenha um nome que significa verdade. A presente série de fotografias (do passado Janeiro) anula uma questão filosófica antiga: Não é a vida que imita a Arte, nem a Arte que imita a vida; é a Veracidade ao serviço da Vera, sem um ciclo de imitações. Nem sequer às fotos se podem chamar capturas. São autênticas capitulações.
(sou um dos felizes contemplados. E atesto a realidade de como lá me encontrarem: um cabelo que bebeu muitos litros de chuva no Bairro Alto; uma goela que bebeu escassos goles de Moscatel com a Vera e o Norberto Lobo no Estádio)”
Samuel Úria
Samuel Úria
A música e a fotografia namoram. Na música portuguesa, há um cupido desse amor que se chama Vera Marmelo. Conhecemos a Vera através das fotografias que coloca no seu blog e no Instagram, fotografias de músicos que admiramos e não conhecemos, mas que através do olhar da Vera, podiam ser também nossos amigos. São sempre fotografias bonitas onde não são utilizados cenários que não sejam aqueles onde os músicos vivem, nem cores, nem padrões, nem risos forçados. Não há nada que nos distraia do que realmente vale cada fotografia: a alma de cada pessoa.
É por isso que temos um enorme prazer em anunciar em primeira-mão o novo trabalho da fotógrafa no site Madame Management http://madame-management.com/2013/09/30/a-zine- de-vera-marmelo-em-estreia-na-madame/: a zine da Vera ou caderno de posters. São 13 posters de pessoas como Norberto Lobo, Samuel Úria, Noiserv, Márcia, Filho da Mãe, Sara Serpa e outros. Ela explica-nos tudo:
Desde 2006 que mantenho um blog onde partilho fotografias. Ao longo destes últimos 7 anos tenho ouvido muita música e fotografado muitas pessoas. Começo a acreditar que tenho em mãos um arquivo generoso, que alimento continuamente com o mesmo empenho e energia que absorvo da vida de muitos músicos da minha geração Não tenho vocação para prender-me a géneros e estilos, preferindo as pessoas que estão para lá dos músicos. E sinto um enorme prazer em partilhar convosco, os que acompanham as minhas fotografias, os talentos que descubro.
No final de 2012, foi-me lançado um desafio, pelo Tiago Pereira e a Ana Cláudia Silva, que acabou por não ser concretizado. Mas fiz a minha parte e lá atrás, a meio de Janeiro de 2013, fotografei 13 pessoas de entre as centenas que o Tiago já filmou. Em duas semanas, estive com todos, conversámos mais do que fotografei, como sempre. Escolhi estes 13 por afinidade pessoal, mas também por estar convicta que o que cada um criou na segunda metade de 2012 e o que estavam a preparar para a primeira metade de 2013 justificava a sua presença. Com a ajuda da designer Sílvia Prudêncio apresento, pela primeira vez, a transferência de um conjunto de retratos para um caderno de posters, zine, revista ou jornal sem realmente o ser. Agrada-me a ideia de voltar aos tempos de miúda em que tinha os posters das bandas para pendurar no quarto, agrada-me a ideia dos tempos de crescida em que tanto celebro ver impressos no papel de jornais e de revistas os meus retratos. Conseguimos neste formato um dois-em-um.
Sílvia Prudêncio
As 150 cópias, edição de autor, foram para a gráfica ontem e certamente no dia 7 de Outubro já estão nas mãos dos primeiros a querer. Podem ser encomendadas via mail, para veramarmelo@gmail.com, ou compradas na livraria STET. A Livraria STET Livros e Fotografias, fica no número 14, 1º andar da Rua do Norte, Bairro Alto em Lisboa. www.facebook.com/stet.livros.fotografias
www.v-miopia.blogspot.com
http://cargocollective.com/veramarmelo
https://www.facebook.com/marmelo
Sílvia Prudêncio
http://www.silviaprudencio.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário