segunda-feira, 23 de fevereiro de 2004

MUSGO - Twilight Landscape (Skud & Smarty)



Antes de se darem a conhecer pelo nome de Musgo, este projecto do qual fazem parte três elementos dos Jaguar (João Osório, Rodrigo Alfacinha e Eduardo Vinhas), apareceu com o nome de Morgen na compilação “I’m Not A Pop Star” da editora Som Sónico. Aí, mostravam-se com um tema denominado “Southern Lights #3”, onde as guitarras sónicas e minimalistas brilhavam, deixando-nos pregados ao chão durante mais de oito minutos.
Neste EP de cinco temas, as guitaras sónicas e minimalistas, voltam a marcar presença, só que desta vez uma componente electrónica mais forte, quase as remete para segundo plano.
O som que agora nos apresentam, bastante experimentalista por sinal, atira-nos para outra galáxia. São temas espaciais, quase sem paralelo. Por isso mesmo qualquer comparação pode pecar por ser injusta. Mesmo assim, atrevo-me a dizer que com certeza o grupo nutre alguma admiração por Yo La Tengo, Sonic Youth e Air. As duas primeiras refereêncais notam-se nas guitarras. Quanto aos Air, bebem neles aquela paixão pelo espaço, que tão patente está no primeiro registo do projecto Francês.
Em território nacional, não encontramos outro projecto a enverdar por estes caminhos musicais. No entanto, poderiamos afirmar, que este EP ficaria bem no catálogo da Bor Land.
Como facilmente se comprova, este é um EP a merecer uma cuidada audição. Mesmo que os ouvidos o rejeitem à primeira, façam um segundo teste. Vão ver que estes sons se colam ao corpo.
Os Musgo merecem mais que os 15 minutos de fama. Merecem voar durante muito tempo neste espaço. Deixem passar esta nave…

Nuno Ávila

Sem comentários: