segunda-feira, 1 de março de 2004

NUNO, NICO - Maquete



Desde que os Ornatos Violeta terminaram que, Nuno Pratas baixista da banda, se fechou no seu quarto para compor algumas canções. O baixo ficou quase posto de lado. É da sua guitarra acustica que agora brotam as melodias que enchem as suas canções. Mais tarde, sabendo que não podia continuar a trabalhar sózinho, ao encontrar no Porto, o músico francês Nicolas Tricot, que conhecera enquanto elemento dos Red Wings Mosquito Stings, convidou-o a juntar-se a ele.
Desta união surgem quatro doces temas, cantados em portugês, que à primeira, segunda ou mesmo terceira audição fazem lembrar os Ornatos Violeta. Mas quanto mais vamos ouvindo este conjunto de canções, mais referências vamos descobrindo. Por exemplo, o tema “Nada É Tão Mau”, bebe tudo o que transpira na música popular brasileira. Há igualmente outras canções que nos remetem para terrenos pisados por Sérgio Godinho, ou pelos americanos Violent Femmes. Enfim, referências que Nuno já tem cravadas no corpo desde o tempo dos Ornatos, tambem eles fascinados por estes sons.
Depois de dez anos de estrada e gravações, onde Nuno se fartou de ouvir o antigo companheiro Manuel Cruz cantar, não será de estranhar que ele lhe tenha apanhado os tiques de voz. Quem ouvir estes temas pode mesmo julgar que os Ornatos Violeta se voltaram a juntar.
Qualquer uma destas quatro músicas poderia fazer parte do disco “O Monstro Precisa de Amigos”. ”Guarda Bem O Teu Tesouro” é uma canção que pertence à familia de “Capitão Romance”, dois temas quase em tom de valsa.
Nuno, Nico vêm oucupar um espaço na música portuguesa, deixado em aberto pelos Ornatos Violeta. Trazem de novo a palco um estilo de fazer canções, que apesar do sucesso dos Ornatos, não agarrou muitos seguidores. Ou melhor, os que surgiram, não têm tido , nem poderiam ter o engenho e a arte de Nuno Pratas que cresceu como músico no seio dos Ornatos Violeta.
Portanto, todos os fãns da banda do Porto, que choraram o seu fim, podem agora matar saudades ouvindo estas quatro músicas, ou indo ver Nuno, Nico ao vivo.
Para quando o primeiro cd?!

Nuno Ávila

Sem comentários: