quarta-feira, 12 de maio de 2004

"Hard Rock/ Heavy Metal em Portugal" - Cameraman Metálico expõe no Pinhal Novo



Inaugura no dia 17 de Maio, segunda-feira, às 21 horas, a exposição "Hard Rock/ Heavy Metal em Portugal - o Melhor de 2003". Trata-se de uma mostra das melhores fotografias do Cameraman Metálico, "nome de guerra" de António Melão, referentes ao ano passado.
A exposição, composta por 30 fotografias em formato 40x50, capta alguns dos melhores momentos da actuação de bandas que estiveram entre nós em 2003, caso dos Saxon, The Parkinsons, Brainwhashed by Amalia, Danko Jones, Kamones ou Misfits.
António Melão nasceu em 1955, em Serpa, Alentejo e em 1961 mudou-se para o Laranjeiro. Em 1972, um solo de guitarra eléctrica de Jimi Hendrix no festival Woodstock despertou-lhe o fascínio pelo rock, fascínio que cresceu com o passar dos anos e que o transformou numa das figuras mais emblemáticas do panorama metálico nacional.
Em 1975 começou a fotografar concertos e em 1986 começou a colaborar com o jornal Diário do Alentejo, de Beja, ano em que fotografou pela primeira um concerto de heavy metal - WASP e Iron Maiden, em Cascais.
Em 1990, iniciou uma colaboração com o Diário Popular, com uma página semanal. Com o encerramento do Diário Popular, em 1992, iniciou uma série de colaborações com Magazines nacionais e estrangeiras - Rock Power, Super Som, Rock Brigade, Heavy Rock, Psycho, Ultra Som, Raio X e Rock Sound.
Este ano, o Cameraman Metálico começou a dar aulas de fotojornalismo (fotografia de espectáculos) em Beja e no LX Stúdio, no Cacém.
A exposição "Hard Rock/ Heavy Metal em Portugal - o Melhor de 2003" está patente até 30 de Maio, numa organização da Câmara Municipal de Palmela - Rede Municipal de Bibliotecas Públicas do Concelho.

A DIC

Divisão de Informação e Comunicação
Câmara Municipal de Palmela
Telf. 212336900

Sem comentários: