Afinal o pop de guitarras ainda está vivo. Em pleno ano de 2004 pode parecer quase uma loucura fazer tal afirmação. Já devem muitos estar a rir a bandeiras despregadas, pensando que o autor destas singelas linhas está a precisar de um descanso. E então toda aquela vaga de revivalismo que usa e abusa dos sintetizadores? Nada disto é para aqui chamado. Os a Jigsaw continuam a acreditar no poder das guitarras. Foi assim que nasceu a pop. Constroem canções que apesar dos contornos por vezes menos directos, nos cativam ficando coladas ao nosso corpo.
Nasceram e cresceram em Coimbra dando-se a conhecer ao mundo através de várias maquetes e da participação na compilação "I'm Not A Pop Star". São hoje constituídos pelo João Rui na guitarra e voz, o Cardoso na guitarra, o João Silva no baixo e o Filipe na bateria.
Quando em Outubro ouvirmos o som que polvilha as músicas que fazem parte do primeiro disco da banda, com certeza que encontraremos aí muito boas referências. Sons que atravessam décadas. De Bowie, a Radiohead, passando por dEUS e Jimi Hendrix. Influências que vamos notando aqui e ali nas músicas dos a Jigsaw. Nenhuma delas se faz ouvir mais que a outra, deixando assim a banda respirar e criar um som próprio.
O primeiro CD que a banda vai lançar é a prova de maturidade de um projecto que soube esperar a altura certa para se dar a conhecer.
Se julgam que já não é possível criar melodias para se ouvirem em noites de luar, quando virem este disco da Som Sónico, corram para junto da vossa aparelhagem, ponham o disco a tocar e sonhem. Se estranharem à primeira, pensem que quando o ouvirem segunda vez vão descobrir novos encantos.
Já não falta muito. Outubro é daqui a uns dias. Vem aí um quebra cabeças de nome "from underskin".*
Nuno Ávila*
*Som Sónico*
Rua Dr. José Alberto dos Reis, nº5 - r/c
3000-232 Coimbra
Telemóvel: 914327410
www.somsonico.com
a Jigsaw . www.ajigsaw.com
rewind management . www.rewindmanagement.com
Sem comentários:
Enviar um comentário