quinta-feira, 16 de dezembro de 2004

BLASTED MECHANISM - 1996 - 2004 (Different Vision/Toolateman/Metrodiscos) - DVD


Os discos dos Blasted Mechanism são bons. Os Blasted Mechanism ao vivo são muito bons. É em palco que a música da banda ganha toda a força. É música para ver. Só depois se escuta.
Desde o início que os Blasted Mechanism quiseram agarrar o público pela forma diferente de estarem em cima do palco. O visual invulgar da banda mistura-se com o som, formando um todo. Estamos perante seres que vieram de outros planetas. Criaturas mutantes, que se transformam de cada vez que editam um novo disco.
Este duplo DVD mostra-nos duas fases diferentes da banda. No primeiro podemos ver o grupo ao vivo no Festival de Sudoeste em 2002, numa altura em que andavam a promover o cd de remisturas. No outro, encontramos a passagem dos Blasted Mechanism por Paredes de Coura no ano passado, mostrando em palco o CD “Namaste”.
Nos dois concertos, a mesma banda, a mesma atitude, uma grande entrega por parte dos músicos, dois visuais diferentes. No concerto do festival Sudoeste os músicos aparecem vestidos lembrando polvos gigantes com enormes tentáculos. Em Paredes de Coura são as enormes mascaras brancas, lembrando seres espaciais, que lhes cobrem o rosto, deixando ver um corpo animal em forma de esqueleto. É mesmo verdade, os Blasted Mechanism não são deste planeta. Aterraram aqui para grande felicidade nossa. Gostaram tanto que ficaram…
As câmaras, conseguem captar na perfeição o ambiente de festa que se vive em cada concerto dos Blasted Mechanism. O público vibra perante um espectáculo cheio de cor e som. Num concerto dos Blasted Mechanism, ninguém consegue ficar indiferente.
Este DVD regista dois momentos da vida desta banda, que agora temos oportunidade de partilhar com quem os viu in loco. Estamos todos lá.
O concerto de Paredes de Coura é o que tem em termos de imagem e de som um maior cuidado. É também este DVD que apresenta o maior número de extras. Podemos por instantes ver a banda em Vilar de Mouros e ter acesso a 6 temas exclusivos. São, ainda, oferecidos neste DVD alguns vidioclips, o making of de “Are You Ready”, uma passagem pelo backstage e um slid show repleto de fotos.
É no entanto no primeiro DVD que se encontra o melhor extra. Os Blasted Mechanism trajados a rigor invadem as ruas de Lisboa. Podemos aqui igualmente visionar vídeos da banda e ir com eles ao backstage.
Este duplo DVD é uma peça fundamental para que se consiga perceber por que é que os Blasted Mechanism são uma das mais aclamadas bandas do panorama nacional, sendo uma das que mais toca ao vivo. São únicos. E isso basta!… Únicos a compor, e únicos na forma de entender o mundo do espectáculo.
Desde que os Blasted Mechanism surgiram, que era frequente ouvir-se dizer, que esta é uma banda para se ver ao vivo, mais do que para se ouvir em disco. Agora eles estão em DVD e podem tocar para si a qualquer hora.

Nuno Ávila

Sem comentários: