domingo, 23 de janeiro de 2005

TERMÓMETRO UNPLUGGED 2005



"17 de Março a 2 de Abril
Inscrições até 4 de Março

É oficial, a edição deste ano do Termómetro Unplugged arranca no dia 17 de Março e prolonga-se até ao dia 2 de Abril. Talvez não saibam, mas durante estas 10 primeiras edições o Termómetro já se realizou em junho ( nos primeiros anos), depois em Novembro ( lá pelo meio) e nos últimos, invariavelmente, no mês de Janeiro. A organização decidiu mudar de novo por causa do tempo, acreditem que sim. Faz muito frio em Janeiro, os músicos esfregam muito as mãos num acto erradamente confundido com nervosismo ou até mesmo ganância, as pessoas saíam menos e a música corre por vezes o risco de sair congelada. Em Março, acreditamos no pólen, nos dias solarengos e sobretudo, em noites quentes.

Uma explicação impõe-se. É uma explicação quase sempre muito semelhante à da ano anterior mas ainda assim necessária para quem só agora ouviu falar no festival. É a resposta ás perguntas: O que é? Como ? Quando? Onde? Porquê? numa versão tão curta quanto possível.

1994- 2005

1994. Foi aqui que tudo começou. Os Blind Zero foram os primeiros vencedores e a eles juntavam-se os Silence 4 ( 1996), Rita Cardoso (2000), Stowaways (2002), Alla Polacca (2003) e os Sinapse que venceriam a última edição, em 2004. Pelo meio, embora não o tendo vencido, destacaram-se nomes como os Ornatos Violeta, Sloopy Joe, Astonishing Urbana Fall, Hands On Aproach, Ez Special, Boite Zuleika e Demis Roussos ( este último nome é claramente falso)

Caracterizado pela obrigatoriedade de utilização de instrumentos acústicos por parte dos músicos participantes, o Termómetro Unplugged não é mais do que um festival de novas bandas, que por esta altura, tradicionalmente no Porto, se juntam e competem entre si em busca de um lugar na final que lhes pode dar fama, glória e pistácios. Mais. Pode de facto, assegurar-lhes em caso de vitória no evento, a edição discográfica de um EP com 4 músicas, um videoclip, uma sessão fotográfica profissional e um sumptuoso troféu que brilha no escuro.


Inscrições Abertas até ao dia 4 de Março

Assim: Que soem as trombetas! As inscrições estão abertas até ao dia 4 de Março, podendo participar no festival, todas as bandas e/ou artistas, nacionais ou estrangeiros, com ou sem contrato discográfico, com ou sem edições de autor ou temas incluídos em compilações. Basicamente, não há qualquer tipo de restrição. A única coisa que se pede é, - e mais uma vez se repete- a obrigatoriedade de utilização de instrumentos acústicos e o envio de uma maqueta no formato que entenderem ( eléctrico ou acústico) com 3 temas originais, biografia e foto actualizada da formação para:

Festival Termómetro Unplugged 2005
Apartado 333
4431-904 Vila Nova de Gaia

De entre todas as maquetas recebidas serão seleccionadas as 20 melhores, para posteriormente serem repartidas pelas 5 eliminatórias existentes que este ano se realizam nos dias 17, 18, 19, 24 e 25 de Março, estando a final marcada, para o dia 2 de Abril na cidade do Porto.

Para qualquer informação adicional, não hesitem em ligar 96 104 15 93 ( Peter), 96 743 70 75 (Rodolfo).

Melhores cumprimentos

A organização

Sem comentários: