segunda-feira, 10 de janeiro de 2005

UMEED - Umeed (Demo. Edição de Autor)

As guitarras. Novamente as guitarras. Depois de o ano passado muitas bandas portuguesas se terem apaixonado pelos sintetizadores, e pela pop mais dançavel, este início de ano, traz de novo à ribalta as canções criadas por guitarras.
Os Umeed, de Viseu, nascidos no ano de 2001, são um projecto que anda em busca da melodia perdida. Apesar de utilizarem sintetizadores, eles fazem-no com um objectivo diferente. Nas músicas dos Umeed as teclas debitam camadas de som que são utilizadas para revestir as melodias. Já se disse que aqui as guitarras voltam a ganhar expressividade criando temas que cativam logo à primeira audição. Isto é de facto muito bom sinal. É sinal que estamos perante uma banda já bastante madura, com os pés bem assentes na terra.
Os Umeed não nasceram para inventar nada de novo. O pop-rock criado pela banda tem raízes que se reconhecem facilmente. As músicas das pontas da maquete denominadas "What To Do With You" e "Last Chance" de toadas mais pop matam a sede na mesma fonte dos Radioead. O miolo do cd de cariz mais rock, preenchido pelos temas "The Pretender" e " A Tear Plunges", lembra Placebo. Tudo feito com muita discrição… Os Umeed, já passaram a idade escolar, altura em que eram ensinados a fazer cópias.
Estamos assim, perante 4 temas que se recomendam. Um trabalho cuidado, onde a produção de Rodolfo Cardoso dá o brilho certo, sem matar a veia criativa da banda. Estamos frente a um grupo que é urgente descobrir.
Por isso quando ouvirem falar dos Umeed, parem, escutem e só depois avancem…

Nuno Ávila

Sem comentários: