quinta-feira, 31 de março de 2005

FESTIVAL SANTOS DA CASA 2005

A NAIFA
QUA, DIA 6 DE ABRIL, 21h30, Auditório do ISEC (Junto ao Continente)





Os primeiros sons de «Canções Subterrâneas», por sugestão dos acordes da guitarra, invocam um bulício de taberna e colocam o ouvinte na expectativa de escutar um rosário de lamentos; uma sucessão de ais, no seu pior nados e criados nos trejeitos do estilo dos intérpretes, no seu melhor nutridos pelos seus sentimentos. As primeiras impressões porém são enganadoras: são filhas do hábito, do mau hábito de pensar o fado e a tradição musical como um dogma, com suas escrituras, seus santos e mártires, pregadores e seguidores autorizados apenas a pequenas revisões respeitadoras da doutrina. A ilusão, criada por A Naifa no início do seu primeiro álbum, termina exactamente ao fim do minuto e quarenta e seis segundos da introdução.

Começa então outra realidade – a bem dizer paralela - imaginada por Luís Varatojo (Peste & Sida, Despe e Siga, Linha da Frente) e João Aguardela (Sitiados, Megafone, Linha da Frente), criada com Maria Antónia Mendes e Vasco Vaz , que não é doutrinal nem revisionista, mas que se usa dos códigos comuns para explorar outras formas de inspiração a partir da raiz que é a canção popular de Lisboa e as palavras de uma nova e activa geração de poetas.


Como em anteriores trabalhos, Luís Varatojo e João Aguardela exploram em «Canções Subterrâneas» o território da poesia portuguesa, temperando-a – por assim dizer – com a estética musical urbana e contemporânea característica do seu labor. Os caminhos desta procura levam A Naifa, por um lado, ao encontro de uma nova geração de poetas (onde se acham valores estimados e conhecidos como Adília Lopes, José Luís Peixoto ou José Mário Silva e Tiago Gomes, mas também as vozes de Rui Pires Cabral, José Miguel Silva, Rui Lage, Eduardo Pitta, Ana Paula Inácio, Carlos Luís Bessa e Nuno Moura) e, por outro lado, a recorrer aos cânones do fado e do experimentalismo electrónico como matéria-prima de uma visão da cultura portuguesa que não se conforma com a clonização de modelos estrangeiros como forma de vida, e menos ainda com a cristalização a que muitos querem forçar as chamadas músicas tradicionais. Quer dizer: uma visão que não aceita a subserviência nem o destino, antes assenta os pés na terra, bem junto à raiz das coisas, para criar um discurso imaginativo e universalista – e, por que não dizê-lo, esteticamente progressista.

Uma das razões porque «Canções Subterrâneas» é um disco tão estimulante quanto ousado está na forma como integra discursos estéticos e musicais que o senso comum quer antagónicos, melhor, quando os articula de forma a que as palavras dos poetas e a música são um organismo novo e não unidades distintas cosidas por artifícios. De certo modo, é como se a construção destas canções partisse do princípio que a tradição musical portuguesa se vem desenvolvendo sem cortes nem rupturas nem preconceitos, isto é, numa contínua evolução. A verdade é no entanto diferente e, como é de seu costume, mais crua. O ideal, embora generoso, uma quimera.Em circunstâncias destas corre-se o risco de transformar a utopia em mera hipótese de trabalho e o seu resultado em exercício de estilo mais ou menos cerebral. Mas a – direi – quimera utópica é também uma inestimável fonte de inspiração, um alimento da vontade de ir além e ver o que está depois do horizonte. Assim, é natural que neste primeiro álbum de A Naifa, aonde a voz límpida e bem timbrada de Maria Antónia Mendes nos leva (e a de Rui Duarte em «Poema com Domicílio»/«Questão da Noite») é a um mundo paralelo onde a vontade determina o conteúdo e dá forma à imaginação, por outras palavras, a um lugar de reflexão sobre o passado e de fruição do presente, que, para o futuro, propõe com determinação a necessidade de continuar a sonhar com uma cultura e uma estética urbanas, dinâmicas e populares – principalmente sem complexos nacionalistas nem clonagens supostamente cosmopolitas.

Rui Monteiro
Abril 2004

SMARTINI AO VIVO




Os Smartini, banda que esteve no palco 2 do festival Vilar de Mouros 2004, vão dar os seus últimos concertos antes da entrada em estúdio para o seu primeiro registo.

O projecto apresentar-se-á a partir do dia 15 de Abril nos AMPstudios, em Viana do Castelo, do conhecido produtor Paulo Miranda.

Ficam as datas e locais dos concertos:
1 e 2 de Abril - Azenha do D.Zameiro - Vila do Conde
5 de Abril - B.A. Guimarães - Banda convidada da 2ª eliminatória do III UMplugged

MAD RATS EM CONCURSO DE TV


A banda de Coimbra the mad rats foi seleccionada para o concurso de bandas que esta a ser realizado pela RTP N, onde estiveram em fase de selecção mais de 300 bandas. A banda de Coimbra foi integrada no concurso juntamente com mais 15 bandas. O concurso é dividido em 4 fases com a presença de 4 bandas por fase, sendo que a banda de Coimbra é a única oriunda da nossa cidade e vai ser posta á prova no dia 23 de Abril na Nazaré.
O concurso vai ser transmitido mais tarde através dos seguintes canais:
RTP N
RTP África
RTP Internacional
RTP Açores
e mais tarde
RTP 2
em datas e horas ainda por confirmar.

As maiores felicidades do Santos da Casa para os «nossos»

OLD JERUSALEM POR AÍ

Image hosted by Photobucket.com


O Meu Mercedes É Maior Que O Teu, Porto Dia 1 de Abril, às 23h30


Casa das Artes, Vila Nova de Famalicão Dia 2 de Abril de 2005, às 23h30


Museu dos Transportes, Coimbra Dia 9 de Abril, às 21h45
Participação especial - The Unplayable Sofa Guitar


Teatro do Campo Alegre, Porto Dia 19 de Maio, às 22h00


Biblioteca Municipal, Barcelos Dia 20 de Maio, às22h00


Passos Manuel, Porto Dia 21 de Maio, às 23h45


Fnac Norteshopping, Senhora da Hora Dia 26 de Maio, às 22h00


Fnac Gaiashopping, Vila Nova de Gaia Dia 28 de Maio, às 17h00


Fnac Sta. Catarina, Porto Dia 29 de Maio, às 17h00


Galeria Zé dos Bois, Lisboa Dia 11 de Junho, às 23h30
00Participação especial - Complicado


O disco pode ser adquirido por 11 euros mais despesas de envio.
E-mail: musicactiva@musicactiva.com

SÁBADO HÁ MÚSICA NO TAGV

Image hosted by Photobucket.com
X-Wife


Sábado a partir das 21h30 o palco do Teatro Académico de Gil Vicente em Coimbra recebe os Mazgani, The Legendary Tiger Man e X-Wife.
Amanhã, o Santos da Casa tem entradas para oferecer.
No dia do concerto, os Mazgani e X-Wife estarão no Santos para uma pequena conversa.

quarta-feira, 30 de março de 2005

PROGRAMA DE 30/03/05

1 - A Naifa - Meteorológica
entrevista com Luís Varatojo e Maria Antónia Mendes (A Naifa)
2 - A Naifa - Hécuba
3 - More Republica Masonica - Soul preacher
4 - D3o - Tell me no lies
5 - Plaza - We came through
6 - Secrecy - Wonderful life
7 - UHF - Matas-me com o teu olhar
8 - Humanos (David Fonseca) - Não me consumas

NOVIDADES DA THISCO

Image hosted by Photobucket.com

Já disponível o novo cd dos Sci Fi Industries.
"The Air Cutter" Thisk.17 e o CD EP limitado "6.Factor.EP" Thisk.21 são as aguardadas novidades de Sci Fi Industries. Adiados por motivos pessoais só agora surgem os sucessores de "Dead People on Stylish Chairs" e "Architectural Development". Mantêm-se a musicalidade assente no drum´n´bass/dub de texturas orgânicas e de carácter muito pessoal, recorrendo exclusivamente a maquinaria que não o computador.As 50 primeiras cópias incluem gravura numerada e assinada do artista Alberto Faria.


"Redra" roda pelo país
A instalação vídeo de Carlos Sousa para o tema "Redra" de Samuel Jerónimo continua o seu périplo nacional. Depois do Museu Nogueira da Silva (Braga), segue-se a Escola Adães Bermudes (Alcobaça) a 7 de Abril, o Festival Gouveia Art Rock 2005 (Gouveia) http://www.gaudela.net/gar/ a 10 de Abril, a Feira da Fanzine (Almada) a 13 de Maio e já a 2 de Abril na Galeria ZDB (Lisboa).

Juntos em CD Mikroben Krieg, Sciencia e shhh...
Adiado pela dificuldade de produção e de encontro entre os três intervenientes, "Give me ambiguity or give me something else" Thisk.16 é o split CD que junta Mikroben Krieg, Sciencia e shhh..., que só em Abril será editado. Este trabalho conjunto apresenta quatro temas inéditos de cada um dos três projectos nacionais e três remisturas dos temas anteriormente lançados em "Thiscology" Thisk.13. Os projectos partilham uma forte componente electro-industrial e já se têm apresentado ao vivo em conjunto.

Programa de edições da Thisco para o corrente ano:
F.E.V.E.R.- "Electronic" Thisk.25 CD (compilação de remisturas por Moonspell, Bizarra Locomotiva, Bulllet, Mofo, Sci Fi Industries, shhh..., The Ultimate Architects,...)
duploV/A - "The Shock of This Light" Thisk.29 (compilação de projectos nacionais)
shhh... - ainda sem título Thisk.30 CD
e ainda o EP de In Tempus (David Reis, ex-Phantom Vision), novo CD de L´Ego,

PROGRAMA DE 29/03/05

1 - The Unplayable Sofa Guitar - Land of free possum
2 - Old Jerusalem - Chubby mounds
3 - Taming Robert - Jersey girl
4 - Complicado - For you to dance
5 - High Flying Bird - Underneath the layers
6 - d3ö - Tell me no lies
7 - More República Masónica - Mad river
8 - The Poppers - All the way
9 - Zen - Harvey Keitel
10 - Civic - Unclear
11 - Tragic Comic - Ozzy theme
12 - The Fadding Comission - I really want you to be mine
13 - Blister - Pleasure

terça-feira, 29 de março de 2005

A NAIFA NO SANTOS DA CASA




Amanhã, Luís Varatojo e Maria Antónia Mendes afiam A Naifa no Santos da Casa.

MESA EM 3 PISTAS




“Três Pistas” começou por ser um programa de Henrique Amaro na Antena 3 mas agora vai para fora de portas.

A 1 de Abril toma a forma de festival, com entrada gratuita e assenta arraiais no Fórum Lisboa, à Av. de Roma. No cartaz estão os Mesa, Blind Zero, Quinteto Tati, Melo D, 1 Uik Project e Dead Combo.

Cada banda vai tocar quatro temas, três originais e uma versão. Os MESA irão tocar pela 1ª vez ao vivo a versão que fizeram em exclusivo para a Antena 3 do tema «No one Knows» dos "Queens of the Stone Age"! A música vai dar azo ao desenho, ou seja, António Jorge Gonçalves vai estar a desenhar em tempo real para toda a plateia ver.

Este festival vai ser filmado para futura transmisão na RTP 1 numa realização de Rui de Brito (Realizador do video-clip «LUZ VAGA»).

Em meados de Abril sai em formato de disco a acompanhar uma edição do jornal “Diário de Notícias”.

A NAIFA NO CCB




Os bilhetes para os espectáculos d’ A Naifa no CCB em Lisboa a 14 e 15 de Maio,estarão à venda a partir de quinta feira dia 30 de março.
Preço : 12 euros
Locais : CCB, ABEP, Alvalade, IOL Plateia.

THE TEMPLE AO VIVO




"CROWFEST III" Concert - Lisboa
> PUBKRAWL + THE TEMPLE
> Palco Oriental (Beato)
> 2 Abril 2005
> 19h
> 5 Euros

segunda-feira, 28 de março de 2005

RECORDAÇÃO - MORE REPÚBLICA MASÓNICA



Formação: O veículo More República Masónica iniciou viagem no final de 1988 com quatro ocupantes que decidiram formar o polígono tradicional de um grupo rock: guitarra, baixo, bateria e voz foram os elementos básicos alinhados. Para lá deles qualquer outro tipo de sonoridade e intervenção foi, no entanto, bem vinda desde sempre. Ficou assim assente que o projecto não iria evoluir numa corrente em particular, mas "rapinando" onde fosse mais interessante, iria criar a sua própria personalidade partindo da ideia que aqueles quatro elementos seriam suficientes para dar corpo a uma sonoridade forte e eloquente.


Primeiro concerto: Nas pré-eliminatórias do 6º concurso de Música Moderna do extinto Rock Rendez-Vous no início de 1989. Embora com apreciações positivas, a actuação acabou por dar origem à expulsão do evento, devido a alegadas "violações do regulamento", que era afinal impreciso em diversos pontos.


Primeira demo: Em Julho de 1989 é registada a primeira "demo-tape" com a gravação de quatro temas: "West Politik", "Azul Dietrich" e "Sin City", todos originais, e a versão de "Piloto Automático" dos GNR. A maquete teve duas pequenas tiragens e foi divulgada no programa "Som da Frente", de António Sérgio, bem como em diversas emissoras locais. "West Politik" incluia a utilização do então emergente "sampler".


"Aqui Del Rock": No Verão de 1990 o grupo participa no concurso televisivo "Aqui Del Rock" tornando-se no primeiro (e único?) caso do programa. A vitória da primeira eliminatória seria, no entanto, castigada na passagem à final depois de uma medalha que ninguém se mostrou interessado em comprar...


Primeiro tema editado: Em Outubro de 1990 sai o primeiro tema dos MRM em vinil, na colectânea "Insurrectos" da editora da Guarda, Área Total. A escolha recaiu sobre "Azul Dietrich" retirado da prévia "demo".


"More More More": Até Junho, os MRM apresentam-se pela primeira vez no Johnny Guitar e no antigo cinema Alvalade como convidados dos Pop Dell’Arte em espectáculo que provocou alguma polémica. De Junho a Setembro de 1991 é gravado o primeiro disco. O registo autofinanciado e autoproduzido é editado no formato de Mini-LP com seis títulos: uma nova gravação de "Piloto Automático", e os originais "89/90", "Vórtice" (no lado "local") e "Train Surfin’", "Wild America" e "Hold my gun" (no lado "global", todo cantado em inglês). A edição chama-se "More More More" é lançada em Abril de 1992 com um concerto no Johnny Guitar."


"Distorção Caleidoscópica": Esta compilação que inclui o tema "Wild America", que entretanto se tornou um dos "hinos" da primeira fase do grupo, é editada em Fevereiro de 1992


Moneyland Records: Durante o resto de 1992 o grupo participa nas Festas de Lisboa, grava o clip de "Wild America" para o Pop-Off, e em Setembro participa no festival Marés Vivas que incluiu nomes como os Yo La Tengo e Legendary Pink Dots. Em Setembro seria também gravado o tema "Junk Food Test" que viria a ser lançado já em 1993 em vinil na primeira edição Moneyland Records. esta edição viria a ser apresentada nos espectáculos "Moneyland Comes Alive" em Lisboa e Viseu.


Em Maio de 1993 entra o novo baterista Nuno Castêdo, antigo elementos dos Thormenthor, e no final desse ano o grupo volta aos concertos como suporte dos The Fall e Mão Morta.


"Portugal Rebelde": A gravação de uma nova "demo-tape" levaria à participação em mais uma compilação, o Volume 1 de "Portugal Rebelde", desta vez com o tema "Mad River.


"Blow Your Mind (With Supersonic Meditation)": Em Maio de 1994 começa a ser gravado aquele que seria o primeiro álbum completo da banda, que só viria a ser editado um ano mais tarde. De novo em auto-produção são registados 11 temas dos quais nove viriam a integrar a edição em CD. A pós-produção é de Rafael Toral, e como convidados participam Jorge Ferraz e Carlos Almeida dos God Spirou.


Em sequência da edição de "Blow Your Mind (With Supersonic Meditation)" a banda realiza uma série de espectáculos de promoção em 1995 entre os quais se inclui uma deslocação à Galiza, concertos no Festival de Paredes de Coura desse ano, no Johnny Guitar Open Air e a participação no projecto "Interferências". Em Setembro de 1995 o guitarrista Mário Gil abandona tendo o grupo apresentado-se no formato de trio durante um curto período.


"República das Bananas": Em Janeiro de 1996 sai a compilação de apoio à compra do "ameaçado" Coliseu do Porto onde é integrado o tema "All", tema registado aquando das sessões de "Blow Your Mind (With Supersonic Meditation)".


"Equalizer": Em Abril a banda entra em fase de pré-produção de doze novos títulos que viriam a ser editados no álbum "Equalizer", que é gravado entre Maio e Julho. A produção pertence a Marsten Bailey, e como convidados participam Darin Pappas, dos Ithaka, Mário Resende, violinista dos Duplex Longa, Ana Santos, e o guitarrista Paulo Vitorino, ex-Clandestinos, que viria a integrar a formação durante as gravações. O álbum inclui uma versão de "Roads", original dos Portishead.


"Sunken": A versão do original dos Damage Fanclub viria a ser editada no final de 1996 em "This Is Not A Damage Fanclub Tribute/Supermarket Music". "Equalizer" viria já em 1997 a ser considerado como 2º Melhor Álbum Nacional do ano anterior pelos ouvintes da XFM, tendo ficado em 5º na lista de preferências equivalente dos radialistas da mesma estação. Ficaria também em 2º lugar nas listas da revista Vox Pop e das lojas Valentim de Carvalho."Sunken": A versão do original dos Damage Fanclub viria a ser editada no final de 1996 em "This Is Not A Damage Fanclub Tribute/Supermarket Music". "Equalizer" viria já em 1997 a ser considerado como 2º Melhor Álbum Nacional do ano anterior pelos ouvintes da XFM, tendo ficado em 5º na lista de preferências equivalente dos radialistas da mesma estação. Ficaria também em 2º lugar nas listas da revista Vox Pop e das lojas Valentim de Carvalho.


Remisturas: "Equalizer" é reeditado em 1998 numa edição dupla que inclui ainda um CD bónus com remisturas de alguns dos seus temas. "Grounded Song" (16 Tons Remix), "Electric Mastermind" (Tropical Twilight Remix) e (Electric Body Mix), "21st Century Flower Power" (Pukaroo mix) e "Bloom" (Open Strings Version) são deste modo as projecções destes temas para áreas musicais distintas das originais através da utilização da tecnologia de estúdio numa fusão da energia sónica do rock’n’roll com a precisão rítmica das máquinas.


"21 st Century Flower Power" passou do psicadelismo ao "groove" pela mão do novo projecto Pukaroo; "Grounded Song" recebeu um tratamento hip-hop/dub pelo produtor britânico e membro dos Ithaka, Joe Fossard, enquanto "Electric Mastermind" foi passada à linguagem dos "loops" pelos próprios More República masónica. "Bloom", por seu lado, foi levado às últimas consequências através de um arranjo de cordas definido em primeiro lugar por Mário Resende, um dos convidados originais de "Equalizer".


No início de 1998, Os More República Masónica gravam maquetes, começando assim a preparar canções para o quarto álbum, num ano em que a banda concentrou-se essencialmente na composição de novo material.
"Chemical Love Songs": Em março de 1999, a banda entra em estúdio com o produtor Jack Endino, registando 15 temas, dos quais 12 viriam a constituir o alinhamento final de "Chemical Love Songs", álbum que seria editado em 2000 pela editora independente Metrodiscos, marcando assim o início de uma fase mais estável no que respeita à sua situação editorial.


Durante o ano de 2000, os More realizam concertos um pouco por todo o país, promovendo o novo álbum, naquele que foi o seu ano mais prolífero a nível de concertos, incluindo actuações nos principais festivais de verão (Sudoeste, Paredes de Coura, entre outros), e em várias festas académicas.


Apoós um ano de intensa actividade ao vivo, o grupo faz uma pausa nos concertos e reserva 2001 para regressar aos ensaios, visando compôr novas canções, realizando apenas concertos esporádicos durante esses 12 meses. Apoós um ano de intensa actividade ao vivo, o grupo faz uma pausa nos concertos e reserva 2001 para regressar aos ensaios, visando compôr novas canções, realizando apenas concertos esporádicos durante esses 12 meses.

d3ö - “7 Hearthbeat Tracks” (Subotnick)

Image hosted by Photobucket.com

Três anos, três Eps. Chega assim ao fim a triologia iniciada em 2003 com “6 Pack Track” e que no ano passado viu chegar “8 Tracks On Red”.
Com “7 Hearthbeat Tracks” os d3ö jogam a cartada final. Por isso havia que fazer diferente. De malas aviadas foram até Viana do Castelo, onde no AMP Studios registaram estes 7 temas, sob o olhar atento do produtor Paulo Miranda.
Desde logo se nota que o som saído deste EP está diferente. Está mais sujo. Está mais low-fi. Assenta que nem uma luva ao som rude dos d3ö, feito com duas guitarras e uma bateria.
A abrir e a fechar, encontramos dois temas com alma muito blues. Pelo meio descobrimos uma banda bastante mais rock do que noutras alturas. Em alguns finais, os temas chegam quase a ser sónicos.
Cresceram os d3ö. Ganharam alma. A sua música tem corpo. É feita de forma directa, sem grandes rodeios. Serve-se fria e acompanha bem com uma caneca de cerveja. Afinal o rock é assim… Puro…. Gelado no início, mas muito quente no final. Tal e qual como numa relação amorosa. Primeiro desconfia-se, mas no final transpira-se de prazer.
Desta vez são 7 temas. 7 que fazem um todo, apesar de “Tell Me No Lies” estar uns passitos à frente. E não é mentira.
Aliás é bem verdade, que estes d3ö são um caso raro na forma de abordar o rock pelo facto de não usarem baixo, instrumento que não faz falta nenhuma a este som.
As guitarras cospem fogo… Os d3ö venderam a alma ao diabo. Agora o nosso coração selvagem arde desalmadamente. Não faz mal, desde que não pare de bater ao ritmo destes 7 temas.

Nuno Ávila

DESTAQUES DA SEMANA

TEMA DA SEMANA


TELL ME NO LIES - d30
(7 Hearth Beat tracks - Subotnick)


Para ouvir todos os dias desta semana


ÁLBUM RECORDAÇÃO


BLOW YOUR MIND (WITH SUPERSÓNIC MEDITATION) - More República Masónica
(1995, Numérica)


Para ouvir um tema diferente todos os dias desta semana

domingo, 27 de março de 2005

PROGRAMA DE 27/03/05

1 - Jorge Cruz - Adriana
2 - Jorge Palma - Os demitidos
3 - Vitorino (c/ Manuel João Vieira) - Quero ir à bola
4 - Madredeus - Lá de fora
5 - Margarida Pinto - Apontamento
6 - Mesa (c/ Rui Reininho) - Luz vaga
7 - Caffeíne - One of these things first
8 - Old Jerusalem - Chubby mounds
9 - The Unplayable Sofa Guitar - Land of free possum
10 - High Flying Bird - Mississippi river
11 - The Poppers - On your own
12 - Birddog - Through milk way

sábado, 26 de março de 2005

PROGRAMA DE 26/03/05

1 - Blasted Mechanism (c/ Maria João) - Power on
2 - Funami - Happy dog
3 - Norton - Chocolate (Jaguar mix)
4 - Mazgani - Bring your love
5 - Corsage - Wedding by the mall
6 - Blister - She's wild
7 - Old Jerusalem - Chubby mounds
8 - Caffeíne - Gone (but not for long)
9 - Prince Wadada - Renuncia ska
10 - Mentes Conscientes (c/ Prince Wadada) - A cidade respira
11 - The Legendary Tiger Man - Love train (Volstad mix)
12 - Pappercutz - De focused

CORVOS AO VIVO




Dia 7 de Abril – Lisboa – Academia de santo Amaro
Dia 15 de Abril – Vila Real Santo António – Auditório Municipal
Dia 24 de Abril – Faro
Dia 25 de Abril – Lagoa
Dia 7 de Maio – Alcanena
Dia 28 de Maio – Amadora – Recreios da Amadora
Dia 6 de Agosto – Oeiras – Fábrica da pólvora
Dia 13 de Agosto – Alcobaça

sexta-feira, 25 de março de 2005

PROGRAMA DE 25/03/05

1 - Primitive Reason - El caballero
2 - Cristina Branco - A case of you
3 - Bulllet/Liana - Cansaço
4 - A Naifa - Música
5 - Complicado - For you to dance
6 - Dead Combo - Tejo walking
7 - Caffeíne - Weakness song
8 - Old Jerusalem - Chubby mounds
9 - Humanos (Camané) - Maria Albertina
10 - Manuel Paulo (c/ Sérgio Godinho e Camané) - Casa inacabada com baloiço na janela
11 - Kalaf & Type - Fado superstar
12 - Mola Dudle (c/ Manuela Azevedo) - Árvore
13 - Rose Blanket - Summerlee

KAVIAR POR AÍ

MICRO AUDIO WAVES AO VIVO




e n t r E M E S # 6 + Associação Granular [www.granular.pt] apresentam:


F O R U M L U I S A T O D I
Avenida Luisa Todi S E T Ú B A L
31 de Março quinta-feira 21:30


M i c r o Á u d i o W a v e s são:


Cláudia Ribeiro - voz
Carlos Morgado - programações, instrumentos
Flak - programações, instrumentos


Os Micro Audio Waves (originalmente um duo) surgiram na viragem do século começando por desenvolver composições de natureza minimal e experimental, cujo resultado foi apresentado no primeiro álbum ("Micro Audio Waves"), lançado em 2002. Com a entrada de Cláudia Ribeiro (voz), o projecto ganha novos contornos. A electrónica mais "purista" dá lugar a composições electro-acústicas estruturalmente mais clássicas, sem descurar a vertente experimentalista.

Com passagem por vários festivais nacionais e internacionais (Londres, Madrid,etc.), os Micro Audio Waves são neste momento um projecto incontornável no panorama da música "avant-garde" nacional, tendo apresentado em Junho de 2004, seu novo disco ("No Waves") no Festival Sónar de Barcelona, com honras de transmissão na BBC Radio One. Desde então, o novo disco do projecto português foi uma presença regular no programa do famoso radialista britânico John Peel, que culminou com a eleição de "No Waves" como um dos melhores discos do mês de Julho da estação inglesa. "No Waves" foi lançadoem Portugal no final de Setembro de 2004.

GRITALI & OS TRATANTES NO PORTO




RIBEIRINHA BAR (Porto)
Dia 8 de Abril 2005
Pelas 23 horas
Entrada: 7 Euros

d30 NA ESTRADA




Os d3ö de Toni Fortuna (voz e guitarra, ex-Tédio Boys), Tó Rui (guitarra,ex-Garbage Catz) e Miguel (bateria, ex-Garbage Catz) estão de volta com o EP "7 Heartbeat Tracks". O disco, gravado em Janeiro nos Amp Studios de Viana deCastelo, foi produzido por Paulo Miranda (Unplayable Sofa Guitar), que já trabalhou entre outros com Old Jerusalem, Legendary Tiger Man, Rose Blanket,Olga e Kafka. Com "7 Heartbeat Tracks", o sucessor de "SixPackTrack" e "8 Tracks On Red", osd3ö concluem o projecto inicial: "um trio / três EP's".

Cada disco dos d3ö é pretexto para mais concertos, e é em palco que o grupo atinge a plenitude da sua existência, transpirando energia, destilando raiva e explodindo intensidade. Procurem-nos que eles vão andar por aí com o coração abater bem forte!

HEARTBEAT TOUR
01 Abril (6ª feira) - Orfeão Velho/ Leiria
02 Abril (Sábado) - Centro Cultural St. Adrião / Braga
09 Abril (Sábado) - Tertúlia Castelense / Castêlo da Maia
14 Abril (5ª feira) - Museu dos Transportes / Coimbra
15 Abril (6ª feira) - Café Teatro / Viana do Castelo
16 Abril (Sábado) - Whiskey Bar / Prado/Braga
22 Abril (6ª feira) - Ovírus / Marinha Grande
23 Abril (Sábado) - Oficina do Cais / Montijo
07 Maio (Sábado) - Real Feitorya / Porto

Concertos: 962756968

RASTILHO EDITA THE PARKINSONS




"They rock like The Stooges, they dance like Tony Manero and they party harder thanKeith Moon"


Artist: The Parkinsons "Down With the Real World"
Format: CDCat. # : Rastilho009CD2005 / Barcode: 5609330103129
Release Date: 22 Abril´05 (na Rastilho) / 2 Maio´2005 (nas lojas)
Preço: 10,00eur (c/IVA, preço apenas válido na Rastilho)
Exclusive Distribution: Compact (Portugal) / Dock (Spain) / ShellShock (UK; TBC)
www.rastilho.com / www.rastilhorecords.com


"Down With the Old World" dos Parkinsons é a nova edição da Rastilho Records. O album chega a todas as lojas nacionais (incluindo FNAC´s) na primeira semana de Maio´05, estando também já assegurada distribuição em Espanha (via Dock) e no ReinoUnido (via Shellshock). Relembramos que esta edição será a última da banda, já que os Parkinsons anunciaram o seu fim em Março´05. Esta edição está directamente ligada à última tour que a banda realizará emPortugal. Dias 22,23 e 24 de Abril, os Parkinsons dão os seus últimos concertos nonosso país, respectivamente em Faro, Castelo Branco e Leiria. Dia 24 de Abril´05, inserido no II Rastilho Fest, os Parkinsons partilham pela última vez os palcos nacionais com os Mata-Ratos e Blacksunrise. A Rastilho estará presente nos 3 concertos da banda, com a venda de "Down With the Old World" e outras edições Rastilho Records. Já estão disponíveis as reservas para este album (ao preço de10,00eur) através dos sites da Rastilho/Rastilho Records. Para mais informações relacionadas com o II Rastilho Fest ou com os Parkinsons,visita por favor www.rastilho.com ou www.rastilhorecords.com


Review "Down With The Old World"
Por mais que nos custe a aceitar os Parkinsons acabaram! "Down With The World World"é o último suspiro Rock´n´Roll executado por Victor Torpedo (ex-Tedio Boys), PedroXau (ex-77) e Eric Baconstrip, sob o nome The Parkinsons, a mais popular bandaPunk-Rock portuguesa (além fronteiras). Este CD compila os 13 temas do álbum "ReasonTo Resist" (não editado/distribuído em Portugal), 5 temas/versões alternativas (comos singles "Running", "Blame" e "Enemy"), 5 temas ao vivo (gravados no Corn Rocket Club em Londres) e dois vídeos promocionais: "New Wave" e "Heroes&Charmers". Umaedição de luxo, com grafismo a cargo do baterista Eric, com a voz/guitarra de Torpedo a seguirem intensos caminhos clashianos, bebendo as melhores influências
no Punk inglês da década de 80. Indispensável!

TRACKLIST
1 - No Choice
2 - A Night On The Council Estate
3 - Heroes And Charmers
4 - Sound Of The Town
5 - Mr Happy Man
6 - New Wave
7 - Kill Today
8 - Goodnight My Baby
9 - Body And Soul
10 - Underclass
11 - She Prefers Girls
12 - Reason To Resist
13 - Need Of Flesh
BONUS TRACKS
14 - Heroes&Charmers (alternate takes from "Reason To Resist")
15 - Running (alternate takes from "Reason To Resist")
16 - New Wave (alternate takes from "Reason To Resist")
17 - Blame (Outtakes From "Reason to Resist")
18 - Enemy (Outtakes From "Reason to Resist")
19 - Cazuza Intro (Live Intro)
20 - New Wave (Live Corn Rocket Club London/25/01/2004)
21 - Heroes&Charmers (Live Corn Rocket Club London/25/01/2004)
22 - Running (Live Corn Rocket Club London/25/01/2004)
23 - Body&Soul (Live Corn Rocket Club London/25/01/2004)-
Videos (Quicktime)
- New Wave
- Heroes&Charmers


Biografia




Não é possível falarmos de Parkinsons sem referirmos Tedio Boys. Com o fim destes, todos os elementos seguiram caminhos de sucesso mas totalmente diferenciados: D30,Wray Gunn, Legendary Tiger Man, Bunnyranch e Parkinsons são a melhor colheitanascida e criada depois do fim dos Tedio Boys, em Coimbra. Enquanto Tedio Boys, gravaram três álbuns em Portugal na década de 90 (entre os anos 1994 e 1998), sendo possivelmente o momento mais marcante quando, depois de explosivas tours nos States, a banda é convidada a tocar no aniversário de Joey Ramone no New York Continental em1997. Em Portugal são ainda de destacar as tours com os The Fall e John Spencer Blues Explosion e os já referidos três álbuns, marcantes no desenvolvimento da cena Rock´n´Roll em Portugal.


Em 2000 Victor Torpedo (ex-guitarrista de Tédio Boys) e Pedro Xau (ex-baixista de77) tornam Londres a sua cidade oficial. Desde logo, os primeiros concertos realizados em Londres ficaram célebres pela forma rápida, caótica e selvagem comotocam o seu Punk-Rock´n´Roll. Inicialmente apelidados de Camden Boys, os Parkinsons conseguiram em Londres singrar e criar uma autêntica legião de fãs, sedentos deRock´n´Roll sem tréguas ou eufemismos. Curto, directo e selvagem, na melhor tradiçãode uns Dead Boys! No meio deste furor inicial, destacam-se os mais prestigiados jornais ingleses quereferem, entre outras citações, que a "atitude e concertos dos Parkinsons fazem osAt The Drive In parecer uns The Corrs"; ou ainda "Victor Torpedo é o melho rguitarrista que jamais vi, depois de Mick Jones dos Clash!". Seguiram-se intensas tours no Reino Unido (de destacar os concertos em festivais como T In the Park, Reading, Leeds e Glastonbury), em diversos países Europeus (visitaram Portugal portrês ocasiões) e 5 semanas intensas no Japão que culminaram com o concerto no Fujirock ao lado de nomes como Foo Fighters - de referir ainda os concertos dados com Dead Kennedys e Nickelback ; e por fim na Brixton Academy (abrindo para os Sum41) que levou um jornalista do New Musical Express (NME) a exclamar: "There´s beennothing this good since the early Manics! Gig Of the Year!". Depois do aclamado álbum de estreia "A Long Way To Nowhere" (editado em Inglaterravia Fierce Panda e USA pela Elevator Music), seguiu-se o mini-Cd "Streets ofLondon". Depois de inúmeros festivais no verão de 2003 no Reino Unido, Afonso "AlZheimer" deixa os Parkinsons, deixando toda a composição e vocalizações a cargo deVictor Torpedo e Pedro Xau. Seguiu-se "Reason To Resist" editado pela Curfew noVerão de 2004. Para a crítica, este é o melhor álbum de Parkinsons com 13 temas de explosivo Rock´n´Roll em rota de colisão com guitarras clashianas de Jones e Strummer, bebendo as melhores influências do Punk inglês da década de 80 (Sham 69)!


Em Março de 2005, devido a constantes mudanças no line-up, o núcleo duro da banda (Pedro Xau/Victor Torpedo) anunciam o fim dos Parkinsons com uma mini tour de 3 datas em Portugal (Faro, Castelo Branco e Leiria), deixando para o Reino Unido os últimos dois concertos oficiais (um deles com os Vibrators!). O fim de um das maispopulares bandas de sempre da música portuguesa, não sem antes a Rastilho Records editar "Down With The Old World" que compila os 13 temas de "Reason to Resist" ,10 bonus tracks e 2 videos promocionais. Mas Victor e Pedro não baixam os braços econtinuam em Londres com o seu novo projecto (Blood Safari) que promete novidades brevemente! Afinal a história sobre os Parkinsons ainda não está totalmente escrita...

UHF NA ESTRADA




26 - Sta Eufémia (Leiria) 23h


Visita o novo site da banda http://www.uhfrock.com e ouve em primeira mão a escuta do novo disco "´HÁ ROCK NO CAIS" (nas lojas a 11 de Abril).Consulta a agenda de espectáculos, as fotos, a discografia e a loja virtual e vê as novidades que há para ti!!! Deixa o teu comentário no guestbook e participa no chat onde em breve poderás estar em directo à conversa com os UHF (anunciaremos a data).UHF

PROGRAMA DE 24/03/05

1 - ramp - Planet eath
2 - The temple - Baby hate
3 - Anger Another game
4 - Primeb - dark days
5 - Ho-Chi - Minh - Reload
6 - Caffeine - Take a look inside
7 - Old Jerusalem - Chubby mounds
7 - Rasal.Asad - Anomia

quinta-feira, 24 de março de 2005

JOSÉ CASTRO AO VIVO




FNAC de Cascais - Sábado 26 de Março

1-UIK PROJECT AO VIVO




1-Uik Project
Dj Sets + Live Acts V


O Mc Kalaf (Cooltrain Crew, Spaceboys, Bullet, Type) e o Dj Lil' John (Fusionlab, Cooltrain Crew) juntaram-se, no Verão de 2003, e criaram os 1-Uik Project. "148 minutos de conversa com a artista plástica Berry Bickle (Zimbabué), algumas rimas espalhadas, beats a pairar e um jazz bass por estrear, deram o mote. Um disco feito à mesa do café com amigos... Melo D, André Fernandes, João Gomes, companheiros de outras aventuras. Vieram, ainda, Baggi & Scardino (Crazy Jungle Crew) e as mulheres. Cyz, com quem colaboramos, quase desde sempre; Dora Cruz, a voz quente que nos arrefece; e Cesária Martins, o olhar que nos deu na vista e rabiscou o que vão ver. Mais alguns, queríamos connosco, e mais estiveram, nas afectividades e cumplicidades. Um disco cúmplice!"

Dj sets + Live Acts V
24 de Março - 1-Uik Project (dj set) @ Discoteca Jamaica (Lisboa)
31 de Março - 1-Uik Project (concerto) @ Quinta dos Portugueses (Mação)
-
08 de Abril - 1-Uik Project (cncerto) @ Festa Rádio Oxigénio (Pavilhão de Exposições da Tapada da Ajuda - Lisboa)

BELLE CHASE HOTEL FAZEM 10 ANOS




Com dois discos editados e variadíssimas colaborações em compilações temáticas, de onde se destaca a magnífica versão da música "Verdes Anos", de Carlos Paredes, os BELLE CHASE HOTEL comemoram, em 2005, os 10 anos da sua existência. Ao longo da última década esta banda de Coimbra fez inúmeros espectáculos ao vivo, em Portugal e Macau, deixando uma marca de qualidade e humor em todos os seus concertos, provocando uma onda de admiradores de variadíssimas idades.

Para assinalar a passagem desta data e em vésperas de iniciarem as gravações de um novo disco, os BELLE CHASE HOTEL retomam os espectáculos para uma tour comemorativa deste décimo aniversário. O espectáculo de arranque é já no próximo dia 29 de Março, dia em que os BELLE CHASE HOTEL actuarão, pelas 22.30h no Casino da Figueira da Foz, num concerto que marcará a série de espectáculos que os BELLE CHASE HOTEL irão fazer por todo o país.

quarta-feira, 23 de março de 2005

PROGRAMA DE 23/03/05

1 - Kussondulola - Reggae do Porto (c/ Rui Reininho)
2 - GNR - Piloto automático
3 - More República Masónica - Hold my gun
4 - Madcab - Lunapale
5 - New Connection - Smoke fantasy
6 - Freequency - Stone
7 - Caffeíne - Tied heroíne
8 - Old Jerusalem - Chubby mounds
9 - The Ultimate Architects - The pain
10 - Flux - Twisted
11 - Mártir - Sem farol ou norte
12 - Lulu Blind - Atirar-te ao ar
13 - Lello Minsk / Shegundo Galarza - Triste e crú

THE FINGERTRIPS AO VIVO




SEXTA, 1 DE ABRIL 22.00H
RITMOS – SEMANA DA JUVENTUDE DE SANTO TIRSOPRAÇA 25 DE ABRIL JUNTO À CÂMARA MUNICIPAL

Depois do bem sucedido single de estreia, “Mr.Freddy” que levou a banda a colocar-se no meio da nova música portuguesa, bem como a percorrer palcos do norte a sul do País, os THE FINGERTRIPS acabaram o ano de 2004 com o lançamento de um novo single promocional.

“Whisky” o tema escolhido continua a reflectir toda a atitude da banda… uma excelente e contagiante música feita a pensar na diversão de quem ouve… uma melodia e execução talhada para sorrir… para dançar… para sentir o corpo abalançar.

No próximo sábado dia 1 de Abril, este tema entre outros fará parte do espectáculo a apresentar no espectáculo de encerramento da Ritmos - Semanada Juventude de Santo Tirso que decorre entre 28 de Março e 1 de Abril.

OFICINA DO CAIS AO VIVO




Dia 24/3:
banda: EASYWAY
DJ: Nuno Calado(Antena 3) + Lady B Good
entrada: consumo minimo 5 Euros .
inicio: 23 h
www.choosetheeasyway.com


Dia 25/3:
REGGAESOULJAZZ CREW
Feat. Selecta Johnny (Cooltrain)
Hosted by Melo D. & Wadada
Convidado especial : Nuno Reis (trompete)
entrada: consumo minimo 2.50 Euros
inicio: 23 h
www.portugalmusical.com


Para concertos e mais informaçao contactar:
Artur Peixoto - 967657340
artur_peixoto@iol.pt

MADCAB POR AÍ




Depois de uma bem sucedida eliminatória do ContrabandIST (concurso de bandas doTécnico), os Madcab vão também actuar no 5º Festival da Juventude da Ajuda, no dia 24 de Março. Os concertos terão lugar no Largo da Memória, junto à Calçada do Galvão, pelas 21h e a entrada é livre. Não é uma localização fácil mas vale a pena.
Também vão estar presentes: Sebastião Antunes Trio, Poor Man Style e Mundo Complexo.

JORGE PALMA NO COLISEU E CCB




‘Norte’ ao Vivo
3 de Maio no Coliseu do Porto 22h005
6 de Maio no CCB em Lisboa 21h00


Foram precisos muitos anos para Jorge Palma voltar aos discos...
Foram precisos muitos anos para Jorge Palma encontrar o seu Norte.
Agora, vai partilhá-lo connosco.

A 3 de Maio no Coliseu do Portoa 5.
E 6 de Maio no CCB em Lisboa
Com o novo concerto e a nova banda de apoio formada por Marco Nunes (ex-Blind Zero), Miguel Barros e André Hollanda (ex-Zen) e Miguel Ferreira (Clã, Blind Zero).
Venha descobrir o Norte de Jorge Palma.

Bilhetes à venda:
Coliseu do Porto, bilheteira do CCB, http://www.ticketline.pt, Lojas Fnac, Agência ABEP e Alvalade.
Reservas: Ticketline – 210 036 300
Preço Bilhetes: Porto de 12,50 a 27,50 – Lisboa de 10,00 a 30,00

PITCH BLACK AO VIVO




A Thrash Metal Dominion Tour 2005 prossegue com o segundo concerto:


DATA: 24 Março, Quinta-Feira (véspera de feriado)
LOCAL: Hard Club, V. N. Gaia
HORA: 21:30
ENTRADA: €5.00
BANDAS: The Fire, Pitch Black, Shadowsphere e Secrecy (por motivo de doença do baterista, os Oratory não actuarão neste concerto)
NOTA: Concerto de beneficiência para as famílias das vítimas do Tsunami
APOIOS: Loud!, Rock Music, Hard Club e AMI

NOTÍCIAS DA NO AGENCY




HALF BAKED
RAW LIKE SUSHI AO VIVO E A CORES


O lançamento do EP e pré-apresentação ao vivo será dia 26 de Março no Real Feytoria, Ribeira–Porto. A festa continua com os dj\'s José Araújo e Jorge Souto, da Best Rock FM.
Próximo concerto, em casa... Paços de Ferreira, dia 1 de Abril no portagem bar pelas 23.30
Mais um tema de raw like sushi, disponível a partir de 25 de Março em www.halfbakedmusic.com e em www.myspace.com/halfbaked. Clickem ouçam, descarreguem, carreguem mostrem aos amigos e á família, porque é grátis, faz mal e morde… nem sequer é de alto interesse cultural…

ORANGOTANG AO VIVO
Real Feytoria Ribeira, Porto
25 de Março

Do alinhamento vai constar o novo material incluído no novo EP da banda a editar brevemente. O EP dá pelo nome de Propaganda e vai ser em português. O primeiro single, Lâmpada Azul, esta já em fase de misturas e sairá para as rádios brevemente.

terça-feira, 22 de março de 2005

PROGRAMA DE 22/03/05

1 - Margarida Pinto - Aviso-te (c/ Puto P)
2 - Boss AC - Hip Hop (sou eu e és tu)
3 - X-E-G - Estranha forma de vida
4 - Lulla Bye - Forbidance
5 - Ez Special - My explanation
6 - The Poppers - On your own
7 - Caffeíne - Slippery ride
8 - Old Jerusalem - Chubby mounds

9 - The Unplayable Sofa Guitar - Unless...
10 - High Flying Bird - Wild seeds
11 - D3ö - Wicked game (c/ Ana Figueiras)
12 - Fadomorse - 25 de 2000
13 - Gritali & Os Tratantes - Eu tenho culpa?

THE LEGENDARY TIGER MAN EM FRANÇA E NO BRASIL




Legendary Tiger Man, estará no mês de Abril com a agenda internacional bastante reenchida. Arrancando no dia 2 com um espectáculo no Teatro Académico de Gil icente, em Coimbra, Paulo Furtado segue, no dia seguinte, para Paris onde vai iciar uma tour parisiense em alguns dos clubes mais interessantes desta cidade.

Legendary Tiger Man desloca-se a França pela quinta vez, em menos de dois anos, ao ongo dos quais actuou mais de 15 vezes em eventos tão importantes como o festival Transmusicales, em Rennes, ou o festival "Paris Quartier D'Été", promovido pela âmara de Paris, em 5 jardins parisienses. Após ter terminado 2004 com mais uma isita (desta vez à França profunda, com espectáculos fora de Paris) egendary Tiger Man regressa para uma série de 5 espectáculos na cidade luz, onde participará numa intensa agenda de imprensa em rádio televisão e jornais, numa acção de promoção pela edição dos seus álbuns em território francês.

Regressando a 9 de Abril, Legendary Tiger Man desloca-se, a 12 de Abril, a Espanha para gravar um programa a convite da TV Galicia. A viagem continua dia 14de Abril para o Brasil onde será o primeiro artista Português a actuar (dia 17), no conhecido festival Abril Pró-Rock, na cidade de Recife, onde partilhará o palco com nomes como Placebo, Arto Lindsay ou Sepultura. Esta será a primeira incursão deLegendary Tiger Man em terras da América do Sul, onde se perspectivam bastantes consequências desta deslocação transatlântica

Entretanto a 5ª edição de Naked Blues e a 1ª edição do Livro/Disco “In cold Blood”esgotaram com a exportação de todo o stock disponível para França.

Legendary Tiger Man continua a desbravar terrenos nunca antes percorridos porartistas portugueses, contribuindo assim, descomplexadamente, para a divulgação eprestígio da Música feita em Portugal.

Datas:

17 ABRIL
Festival Abril pro Rock
Recife BRASIL

12 Abril
Tv Galiza

06 ABRIL
La Maroquinerie
Paris FRANCE

05 ABRILL
'Olympic
Paris FRANCE

04 ABRIL
Le Baron
Paris FRANCE

02 ABRILTeatro Académico de Gil Vicente
Coimbra Portugal

RETIRO ESPIRITUAL


Após 15 anos de carreira, os More República Masónica decidiram fazer um retiro espiritual.
Como tudo na vida, quem sabe se os More poderão um dia voltar a fazer música juntos com todas as contradições, alegrias, desventuras e prazeres que este país proporciona a uma banda de rock.
Deixam o apreço a todos aqueles que acreditaram na música deles e os seguiram incondicionalmente.
Também a todas as bandas que partilharam palcos e emoções e que se mantêm, querem deixar a admiração e amizade.
Como balanço destes anos de actividade, querem que pensem, como eles pensaram, que valeu a pena todo o esforço e paixão que deixaram expressos nos discos e nos concertos ao vivo.
Como elementos activos, todos os membros dos More estão ou vão estar ligados à música nas mais variadas vertentes, porque todos tem, de uma forma ou outra, coisas que querem continuar a dizer.

NOVO SINGLE - THE ULTIMATE ARCHITECTS




THE ULTIMATE ARCHITECTS - RUN
(extraído do album SOMA - edição Abril 2005)


Correr, fugir, esconder, angústia, dor, melancolia, sensação de estar incompleto…tudo ter para tudo perder! Todos nós em algum ponto da nossa vida sentimos, experimentámos este estado emotivo…
De alguma forma, RUN faz um contraponto ao disco SOMA que está a ser terminado.
É uma canção que reúne sonoridades que fazem parte do imaginário dos THE ULTIMATE ARCHITECTS e, deixa a porta aberta para a audição do restante disco que, encerra em si canções que nos colocam em diversos estados de espírito, em planetas diferentes, ora ligados com o outro, ora desligados do mesmo. Um disco de contrastes que, tal como o título do disco indica, SOMA é o corpo de um indivíduo que contrasta com a sua mente e psique.

www.theultimatearchitects.com

3 PISTAS AO VIVO


Mesa


“3 Pistas”
Ao Vivo no Fórum Lisboa
1 de Abril às 21h entrada LIVRE


Dead Combo
1 Uik Project
Melo D e Good vibes
Quinteto Tati
Blind Zero
Mesa


Desenho em tempo real por António Jorge Gonçalves e Paulo Patrício


Os primeiros sinais de independência que definiram parte dos anos 80 foram simbolizados pela existência e pelo uso do gravador de 4 pistas. O portátil “4 Track” que invadiu garagens, serviu de cobaia para embrionários estúdios e encorajou novas acções de divulgação desenvolvidas a partir do pioneiro “faça você mesmo”. A nova e acessível possibilidade de gravar garantiu novas perspectivas a muitos músicos e, ainda hoje, existe quem elogie o formato e o perpetue em novasgravações.

As sessões “3 Pistas” foram motivadas por esse espírito voluntarioso e pela vontade em comprovar que 3 microfones são suficientes para registar uma composição e oferecer-lhe características únicas.

As regras são simples.
Grupos ou músicos são convidados a gravar 3 originais e uma versão. A gravação é feita como se ao vivo se tratasse, embora registada em estúdio. Apenas podem utilizar 3 microfones e activar 3 canais na mesade mistura.

Concebidas para transmissão radiofónica no programa Portugália da Antena3, as sessões “3 Pistas” são apresentadas semanalmente num formato em que os músicos têm a direcção de emissão.

Ao fim de mais de 20 sessões chegou o momento de revelar estas pistas amuito mais gente.

Antecedendo a edição em disco pela Universal, durante o mês de Abril "3PISTAS" chega a palco com a nata dos nomes que participaram nas sessõesjá gravadas.

Uma ocasião única para descobrir outros lados de algumas das mais estimulantes bandas e projectos nacionais.

3 Pistas ao vivo no Forum Lisboa a 1 de Abril... a não perder.

TRANSFORMADORES AO VIVO




Depois de lotação esgotada na Tertúlia Castelense, o QUINTETO TATI voltaao Porto!! Desta vez o concerto será no MAUS HÁBITOS.


01-Abr
LISBOA
FÓRUM LISBOA
FESTIVAL 3 PISTAS
gratuito


Com Dead Combo e outros


9-Abr
PORTO
MAUS HÁBITOS


15-Abr
MONTIJO
OFICINA DO CAIS
Fim de semana Transformadores
7,5 euros 1 noite; ou 10 euros 2 noites
23h30
Depois do concerto, a actuação do DJ MEE_K (DRUM N´BASS, JUNGLE...)


22-Abr
ÉVORA
TEATRO GARCIA DE RESENDE
10 euros normal; 7,5 euros estudantes
21H30
Com Dead Combo


27-Abr
SANTIAGO DE COMPOSTELA
SALA NASA


25-Mai
LISBOA
FÓRUM LISBOA
21h30


28-Mai
VILA NOVA DE FAMALICÃO
CASA DAS ARTES
21h30


Com convidados especiais nos metais - Saxofones: Filipe Teixeira e JoãoSilva; Trompetes: Miguel Pinto e Daniel Tapadinhas; Trombones: LuisRodrigues e Gilberto)


DEAD COMBO


01-Abr
LISBOA
FÓRUM LISBOA
FESTIVAL 3 PISTAS
gratuito

Com Quinteto Tati e outros

6-Abr
ALCOBAÇA

8-Abr
TOMAR

16-Abr
MONTIJO
OFICINA DO CAIS
Fim de semana Transformadores
7,5 euros 1 noite; ou 10 euros 2 noites
23h30
Depois do concerto, a actuação dos DJ´s FUTURE FUNK *

22-Abr
ÉVORA
TEATRO GARCIA DE RESENDE
10 euros normal; 7,5 euros estudantes
21H30
Com Quinteto Tati

28-Mai VILA NOVA DE FAMALICÃO
CASA DAS ARTES
21h30
Com Quinteto Tati

AO VIVO NA MARINHA GRANDE




22 Março (terça-feira) - Adolfo Luxúria Canibal e António Rafael vão estar hoje n'ovírus para uma performance à base de leituras e musica... Adolfo Luxúria Canibal vai ler excertos do "Estilhaços", trabalho literário seu, que foi editado pela "Quasi", este livro contém letras de músicas dos Mão Morta, assim como alguns manuscritos do artista e poderá ser adquirido n'ovírus, lá encontram-se à venda alguns exemplares. O espectáculo terá também a participação de António Rafael, o também membro da banda Bracarense vai acompanhar as leituras de Adolfo, utilizando alguma maquinaria no preenchimento dos ambientes sonoros. Este espectáculo teminício às 22 horas e tem lotação limitada a 70 pessoas.

UMEED VENCEM FESTIVAL DE CORROIOS




Os Umeed venceram a X Festival de Música Moderna de Corroios.

OIOAI AO VIVO

NEW CONNECTION AO VIVO




dia 26/Março/2005, pelas 24h no Teatro da Malaposta (Olival de Basto - Odivelas, junto à estação de metro do Olival de basto)
New Connection + Sutzu
Preço: 4€ (com direito a uma bebida)


Dia 2/Abril/2005, no NetJazzCAfé pelas 23h (Lisboa) - Junto ao Castelo de S. Jorge

segunda-feira, 21 de março de 2005

13 FADOS - 12/05 - 21 de Março

Esta semana temos um tema novo,
três a subir, seis a descer
e três a manter a mesma posição da semana anterior.

O número UM lidera desde 21 de Fevereiro.
Já leva 5 semanas na liderança.

abandonou a tabela
ENTRE NÓS - Pluto

aproximam-se da tabela
MARIA ALBERTINA - Humanos
BRING YOUR LOVE - Mazgani
ADRIANA - Jorge Cruz


13º (11) (08) CARROSSEL DOS ESQUISITOS - Clã
12º (02) (15) FULLY CONNECTED - Micro Audio Waves
11º (08) (06) GELADO DE VERÃO - Humanos (David Fonseca)
10º (10) (03) WINTERFALL - The Symphonix
09º (07) (05) SKUD - Starlux
08º (13) (08) GNOMA - Mão Morta (c/ Miguel Guedes)
07º (06) (08) TANTOS FADOS DEU-ME A VIDA - Novembro
06º (N) (01) BLASTED EMPIRE - Blasted Mechanism
05º (03) (08) HAPPY DOG - Funami
04º (04) (10) LITTLE BIRD GET IN SHAPE - Bunnyranch
03º (09) (04) LOJA (CANÇÃO DO CAROCHO) - Da Weasel
02º (05) (02) LAND OF FREE POSSUM - The Unplayable Sofa Guitar
01º (01) (06) APONTAMENTO - Margarida Pinto

podem votar para esta tabela e ganhar CDs
enviem mail com 5 temas

ESTA SEMANA 5 DISCOS SINGLE
LULLA BYE - FORBIDANCE

Na semana passada discos oferecidos a
Luís Mendes
Paulo Lopes
Sérgio Santos
Mónica Pinto
Paula Ferreira

KUSSONDULOLA NA ANTENA 1




É já na quinta feira, dia 24 de Março, que os Kussondulola apresentarão ao vivo no Teatro da Luz (em Carnide), no programa 'Viva a Música' da Antena 1, alguns temas do seu novo álbum de originais 'Survivor'.

O 'Viva a Música' tem inicio às 16h00 e a entrada é gratuita.

Recorda-se que 'Survivor' é um álbum com 10 temas todos cantados em duetos, com artistas de nome no panorama nacional e internacional, incluindo Rui Veloso,Vitorino, Sara Tavares, Miguel Ângelo e Rui Reininho entre outros.

Este álbum é um espelho do que se passa no nosso quotidiano. Sempre foi e sempre será esse o objectivo do reggae! E Kussondulola não podia fugir á regra que é descobrir e falar das causas e consequências dessas calamidades que nos rodeiam, que nos cercam e parecem tomar conta de toda a humanidade

SPEEDING BULLETS AO VIVO




26 de março - Cantanhede - local a indicar brevemente
24 de abril - Porto-discoteca porto rio, festival rock'n'roll riot

BALBÚRDIA A GRAVAR NOVO DISCO


Os Balbúrdia encontram-se em estúdio com o produtor Toni Lourenço, a gravar aquele que será o sucessor de "Pinta o teu mundo a cores".

Ainda sem título definido, o trabalho, que conta com a participação especial de umasecção de etais, é descrito pela banda como "o mais próximo do rock'n'roll que sempre desejamos praticar. Tem guitarras quanto baste, tem ritmo, tem os metais quelhe dão um toque especial e, acima de tudo, parece-nos ter boas canções."

Em principio estas canções verão a luz do dia sob o formato de EP em edição de autor, não descartando a banda a hipótese de parcerias no âmbito da divulgação e distribuição do cd. A internet será também aproveitada para fazer chegar os temas da banda ao maior número possível de pessoas.

O grafismo do trabalho será da responsabilidade de Adriano Esteves, que já trabalhou com os Balbúrdia em outros projectos.

A banda diz ainda que o título do novo trabalho "poderá vir a ser escolhido pelos seus admiradores, a partir de um conjunto de sugestõses disponibilizadas."

Mais novidades em www.balburdia.com

30.000 VISITAS

Obrigado

depois de uma semana sempre acima das 100 diárias

OLD JERUSALEM - “Twice The Humbling Sun” (Bor Land)


Estou apaixonado. Loucamente apaixonado por cada uma das onze canções que fazem parte deste novo registo de Francisco Silva. Reparto o meu carinho de forma igual por cada uma delas. Por isso, e visto estar tão envolvido nesta música, torna-se difícil ordenar as minhas ideias. Podem apontar o dedo a dizer que sou suspeito. Mas o que querem este disco deixou-me assim: louco!…
“Twice The Humbling Sun” é assim, um disco sereno. Leve como o algodão doce que compramos numa feira. Tem cheiro a terra quente. Por vezes sabe a América, outras lembra a planície alentejana.
Francisco Silva oferece-nos sem medo a sua alma de songwriter. Despe-se. Despe a sua música, dando-nos apenas aquilo que é essencial. Um som que vem das cordas da guitarra, e que arrepia a espinha de cada vez que o Francisco lhe passa os dedos. Por vezes é pop. Outras neo-country. Francisco aprendeu com os melhores. Com os Spain, com os Red House Painters e sobretudo com Bonnie Price Billy.
É por isso, que quando pomos este disco a rodar, de inicio ele não nos soa a coisa feita por aqui. Tem essa grande vantagem. Enorme, diria eu…
Depois de “April”, chega agora em Março este segundo registo dos Old Jerusalem. Tão bom ou melhor que o primeiro. Diferente, sem perder identidade. “Twice The Humbling Sun” é menos country. Tem outros encantos.
Estamos perante um registo feito de melodias com sentido. Daquelas que tocam fundo na alma. Canções sussurradas ao ouvido. Gravadas com engenho por Paulo Miranda. Umas vezes de forma mais rude outras a colorir todo o som. Dependendo obviamente da canção. Não existem dois filhos iguais.
Agora que me desculpem os leitores, mas vou acabar por aqui. Já é hora de ir ouvir novamente este registo. Até breve…


Nuno Ávila

DESTAQUES DA SEMANA

TEMA DA SEMANA

CHUBBY MOUNDS - Old Jerusalem
( Twice The Humbling Sun - Bor Land)


Para ouvir todos os dias desta semana


ÁLBUM RECORDAÇÃO


CAFFEINE - Caffeine
(2001, Universal)


Para ouvir um tema diferente todos os dias desta semana

domingo, 20 de março de 2005

PROGRAMA DE 20/03/05

1 - Rodrigo Leão - A comédia de Deus
2 - Nuno, Nico - Guarda bem o teu tesouro
3 - Quinteto Tati - Suor e fantasia
4 - Mola Dudle - Radioplástica
5 - Humanos - Gelado de verão
6 - Cello - Voyages dans la lune
7 - Blasted Mechanisn - Blasted empire
8 - Nora Luca - Disapointement disco song
9 - Flux - Joe bigods cock dance
1o - Gomo - Felihg alive
11 - Loto - Celebratin (celebrate baby)
12 - Repórter Estrábico - Weather girl
13 - Plaza - In fiction
14 - U-Clic - Ici in disneyland

NOVAS DOS EXPENSIVE SOUL

Image hosted by Photobucket.com


A data de emissão está estipulada: 28 de Março, um "B.I." renovado!
A Ant3na é a rádio oficial e vai apoiar os Expensive Soul com emissões especiais, entrevistas e passatempos. www.antena3.pt

"Eu Não Sei" está em 20º lugar no Hit List Portugal, o Top da MTVPortugal e reconquista a 5ª posição no Top do Ultrasons - RTPN.

Próximo Concerto Expensive Soul & Jaguar Band
DATA: 09 de Abril (Sábado)
EVENTO: Esboça(r) um futuro - para uma semana com a juventude LOCAL: Alcobaça
SALA: Cine Teatro de Alcobaça
HORA: 21h30
OUTROS ARTISTAS: Melo D

sábado, 19 de março de 2005

PROGRAMA DE 19/03/05

1 - The Gift - wallpaper
2 - Limbo - Faithless
3 - Coldfinger - B suit
4 - Hipnótica - Soul rise
5 - Le Divan - Analyse
6 - Blasted Mechanism - Blasted empire
7 - Cello - Au monde entier
8 - Umeed - What to do with you
9 - My Tie - The prize
10 - Plastica - Sexy belly
11 - Grace - High on you (got my)
12 - Star Lux - Skud
13 - Taming Robert - Dirge for a friend

PROGRAMA DE 18/03/05

1 - Blacksunrise - House of murder
2 - TwentyInchBurial - Touch me
3 - For The glory - Drown in blood
4 - My Cubic Emotion - The phantom come withim
5 - More Than a Thousand - Trip to gotham'city
6 - Cello - Filoctetes
7 - Blasted Mechanism - Blasted empire
8 - X-Wife - Eno
9 - Orgasmo - Lady's night
1o - dAnCE DAMage - Umbrella clean
11 - Lolly And Brains - Heart and soul
12 - U-Clic - Ici in disneyland
13 - Mofo - Suck and smile
14 - Micro Audio Waves - Fully conected

sexta-feira, 18 de março de 2005

BOITEZULEIKA NO ALBATROZ




Depois do bem sucedido ano de concertos, e outros eventos o Albatroz vai começar a sua programação 2005, contribuindo com um local que preencha o parco circuito de música ao vivo alternativo aos grandes eventos sazonais.

Os próximos convidados são uma das mais recentes aparições do grande Porto, vencedores do concurso de novas bandas promovido pela Antena 3 em 2004.

As canções serão sempre a prova que os enólogos apreciarão mais tarde depois do devido tratamento, o Cd estreia em 2005, é a primeira amostra retirada da adega....para saborear.

"As castas são das melhores, as raizes são portuguesas, as influências transatlãnticas, desde o ritmo quente da bossa-nova e algum africanismo até á velha escola do rock americano." Os BoiteZuleika fazem parte de uma colheita que só o Douro sabe dar….Sirvam-se por favor, e bom proveito!

24 MARÇO - BOITEZULEIKA - ALBATROZ BAR (esmoriz)
23 HORAS (CONSUMO MÍNIMO 5,00€)

AO VIVO NA MARINHA GRANDE


Hoje, actuam n'ovírus os "Monomonkey". Depois daexcelente indicação dada no último "Set 04", onde dividiram palco com os Montijenses "Marbles", a banda Marinhense volta aos concertos com alguns temas para estrear ao vivo. A entrada para o espectáculo custa 2 euros e o inicio do mesmo é às 22h30 (atenção que n'ovírus há pontualidade).

MATA RATOS GRAVAM CD AO VIVO




Dia 24 de Abril´05 os Mata-Ratos gravam o seu primeiro CD ao vivo no II Rastilho Fest!

Em 6 de Março´04, os Mata-Ratos tocaram no I Rastilho Fest em Martingança/Leiria para uma audiência estimada em 500 pessoas. A Rastilho Records anunciou nessa altura que estaria prevista a gravação do concerto da banda, para uma possível edição. Infelizmente, a banda e a Rastilho decidiram adiar este projecto, porque a gravação não tinha a qualidade desejada.

Contudo, é com muito prazer que anunciamos a gravação do primeiro album ao vivo da mais mítica banda Punk-Rock nacional. Dia 24 de Abril´05 (inserido no II Rastilho Fest, que conta ainda com os Blacksunrise e The Parkinsons), com edição Rastilho Records para o mês de Setembro´05. Ao contrário da edição de 2004, aRastilho Records irá melhorar substancialmente a qualidade de captação sonora, sendo a gravação deste ano efectuada em multi-pistas digital.

Pedimos a todos os fãs de Mata-Ratos que se digiram a Leiria para o II Rastilho Fest e que juntem a sua voz aos clássicos de sempre da banda. Os Mata-Ratos prometem um set especial para esta noite, fazendo toda a retrospectiva da sua longa carreira de clássicos do Rock português e ainda os temas mais recentes de "És Um Homem Ou és Um Rato?", último registo de originais editado em 2004. A festa está garantida, a tua presença é indispensável, a cerveja já está a jorrar!

METAL NO PORTO-RIO




6ª Feira, 17 Junho @ Porto-Rio (Barco Gandufe, Rua do Ouro - Rio Douro)


BUDHI
TWENTY INCH BURIAL


Entrada: 3€


Início: 23h

AEMINIUM METAL FEST

Dia 2 de Abril realiza-se em Sargento Mor o 1º festival de bandas de Metal em Coimbra, o Aeminium Metal Fest que conta só com bandas portuguesas.


As bandas são:


Necrose


Lux Ferre


Goldenpyre








A entrada são só 8 euros.


Mais informações em: http://amf.no.sapo.pt/