domingo, 27 de novembro de 2005

If Lucy Fell - “You Make Me Nervous” (Rastilho Records)


“You Make Me Nervous” dos If Lucy Fell é um disco perigosamente delicioso. Perigoso porque, a cada instante o som da banda arruma o nosso corpo contra uma parede. Delicioso porque, contem musicas capazes de nos agarrar os sentidos, que nos fazem querer ouvir o disco até ao fim, apesar de sentirmos o corpo dilacerado pela violência do embate.
Escreve a dada altura a Rastilho, numa das folhas envidas para a imprensa:” Mas porque se torna aconselhável definir o universo dos If Lucy Fell, diríamos que a banda gravita em torno do minimalismo de uns Cult Of Luna, a técnica de uns Blood Brothers, o caos de uns Corvage ou o experimentalismo de uns These Arms Are Snakes. Ou ainda o groove contagiante de uns Liar em estado sónico”.
Tudo verdade. Muitos dos temas dos If Lucy Fell estão impregnados de um minimalismo que salta das guitarras a olhos vistos, com rifes repetidos durante grande parte das canções. Escute-se por exemplo o inicio de “Demented” para comprovar.
Facto curioso em todo o disco, é a técnica bastante apurada dos músicos da banda apesar de apenas terem nascido em Janeiro de 2004. Existe por aqui muito trabalho de garagem.
Uma constante ao longo de todo este registo é a voz gritada do vocalista japonês Makoto e a constante mudança de ritmo, a dar um ar mais caótico ao som praticado pelos If Lucy Fell.
Apesar de estarmos perante um disco de hardcore bruto, pelo menos em 10 temas, a banda arranja ainda espaço para à quarta faixa nos brindar com um tema bastante planante onde uma camada mais experimentalista cobre as guitarras.
Mas se como se disse, muitas das vezes as guitarras são minimalistas, em outras alturas, como no final da faixa “Toghether In Stupidity” elas tornam-se sónicas fazendo os nossos ouvidos sangrar.
O que convém registar é que apesar de todas estas possíveis comparações, os If Luccy Fell já traçaram um caminho muito próprio. E podem afirmar-se, neste nosso cantinho pela diferença. Eles e os The Vicious Five, são as bandas mais extremas de um movimento que começa a abrir outras portas para não cair na banalidade. São por isso bandas que merecem todo o nosso respeito. Primeiro porque nos apresentam discos de estreia de inegável qualidade. Depois porque se devem sempre aplaudir as bandas que fogem ao banal não por uma questão de se quererem afirmar mais intelectuais, mas por gosto assumido. E nisso os If Lucy Fell são tão frontais como a sua música. Fazem assim porque gostam, porque querem. Enfim, porque sim!
Agarram em nós, sacodem o nosso corpo, e gritam bem alto junto ao nosso ouvido: “Está na hora de iniciar a revolução!”. E nós ainda atordoados pelo som dos 11 temas de “You Make Me Nervous” saímos para a rua prontos para o que der e vier.

Nuno Ávila

PS: O disco só chega às lojas a 9 de Janeiro. Visitem http://www.rastilhorecords.com/ para o comprar.

Sem comentários: